Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Se as plantas não têm nariz por onde elas respiram?! / Funções dos Estômatos

 

06/05/2009

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer as estruturas responsáveis pelas trocas gasosas e transpiração nos vegetais superiores.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções sobre fotossíntese, respiração. Conhecimentos sobre transporte através da membrana (difusão e osmose) e sobre os termos hipertônico e hipotônico.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Inicie esta aula realizando uma experiência simples que demonstra a existência de ar dentro da folha e a sua saída da mesma.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1955/imagens/experiencia.jpg

TIRANDO AR DA FOLHA

Este experimento permite observar a saída de ar das folhas pela superfície inferior da mesma (no caso das dicotiledôneas).
Coloque água fria em um prato fundo e água quente em outro.
Peça que os alunos colham folhas de uma mesma planta e coloquem-nas submersas em cada um dos pratos. Eles deverão fazer isso uma vez com a superfície inferior das folhas voltadas para cima e uma segunda vez (com outras folhas) com a superfície inferior voltada para baixo.
Em seguida deverão anotar em seus cadernos o que foi observado. (veja fotos)

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1955/imagens/bolhas.jpg


Dica! – Este experimento é simples e rápido. Forme pequenos grupos e providencie material para todos eles (Os pratos podem ser descartáveis ou de plástico para evitar acidentes. A água fria e quente podem ser trazidas em garrafas térmicas ou da cozinha da escola). Todos poderão realizá-lo simultaneamente.


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1955/imagens/problematizacao.gif

Após a atividade prática lance as seguintes questões:

• Em qual dos pratos (água quente ou fria) formaram-se bolhas?
• Em qual das superfícies das folhas formaram-se bolhas?
• Onde estava esse ar?
• O que fez com que o ar saísse da folha?

Após a observação do experimento os alunos chegaram facilmente à conclusão de que o ar estava presente dentro das folhas e saiu apenas pela superfície inferior no prato com água quente.

IMPORTANTE – Para compreender a razão da saída do ar, poderá ser realizada uma interdisciplinaridade com o professor da disciplina de Física, abordando o tema “dilatação dos gases”.

No Portal do Professor está disponível o recurso “Dilatação” que trata do tem dilatação dos corpos, com um exemplo comum do dia a dia.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11879/dilatacao.swf

Dilatação


Para compreender por onde o ar sai da folha, realize a experiência na aula seguinte.


Aula 2

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1955/imagens/experiencia.jpg

VISUALIZANDO ESTÔMATOS

Para a realização desta atividade é necessário que a escola disponha de um microscópio óptico. A sua realização, entretanto, é extremamente simples, dispensando o uso de corantes ou preparos especiais das lâminas.

Dica! – No laboratório de Ciências (ou mesmo na sala de aula) providencie material e permita que duplas de alunos preparem suas lâminas. A participação deles torna a aula mais interessante e o observado é melhor apreendido.

Para preparar a lâmina consiga folhas da planta Beijinho (Impatiens walleriana) e distribua uma folha para cada dupla. Distribua também uma lâmina e lamínula.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1955/imagens/flor_estomatos.jpg

Oriente para que, utilizando uma folha de lenço de papel os alunos limpem cuidadosamente as lâminas e lamínulas.

• Considerando a experiência anterior, questione em qual das superfícies da folha (superior ou inferior) deveremos encontrar estruturas responsáveis pelas trocas gasosas realizadas pela planta. Essa será a superfície observada ao microscópio.

Em seguida deverão rasgar um pedaço da folha da planta, de maneira que se possa obter uma fina lâmina na superfície inferior da folha. Com o auxílio de uma pinça retirar um pedaço dessa película e depositar sobre a lâmina. Acrescentar uma gota de água e cobrir com a lamínula.
Observar no microscópio.

Dica! – As escolas que dispõem de microscópio normalmente possuem apenas um. Por isso é interessante que ao utilizá-lo em uma aula prática o professor providencie uma atividade extra para o momento da visualização. Assim, todos os alunos, em duplas, podem preparar a lâmina que será visualizada, mas durante a observação, enquanto cada dupla estiver no microscópio os outros alunos estarão realizando a atividade extra – que podem ser relativa ao tema como, por exemplo, copiar um desenho de um livro de biologia – daquilo que será observado no microscópio.

Solicite que os alunos façam um desenho do que foi observado no microscópio.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1955/imagens/estomatos.jpg

Dica! – Caso sua escola não possua microscópio apresente a imagem acima em uma transparência. Solicite, da mesma forma, que os alunos façam um desenho dos estômatos e as células adjacentes.

Explique para os alunos quais os tipos de células observadas na lâmina. Lembre-os que a passagem do ar (como o que foi visto na formação das bolhas na experiência anterior) e também do vapor de água ocorre principalmente pelas estruturas circulares formadas por duas células com formato de feijões, chamada ESTÔMATO. A parte central do estômato é na verdade uma abertura que tem a capacidade de se fechar, de acordo com as condições ambientais e da planta.

Finalize esta aula, lançando o seguinte questionamento:

• Como funciona o ESTÔMATO? Como exatamente é regulada a sua abertura e o seu fechamento?
• Qual a função do ESTÔMATO?


Aula 3

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1955/imagens/nolaboratorio.gif

Oriente para que os alunos acessem o recurso “Fisiologia Vegetal”, disponível no Portal do Professor.
Este recurso apresenta várias informações a respeito do funcionamento das plantas.
Solicite que os alunos explorem as cinco telas no capítulo TRANSPIRAÇÃO.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/2411/1/Fisiologia%20Vegetal.swf

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1955/imagens/fisiologia_vegetal.jpg

Peça que os alunos naveguem pelo recurso lendo as informações apresentadas, respondendo as perguntas propostas e visualizando as animações.

Em seguida deverão responder as seguintes questões em seus cadernos:

• Um dos fenômenos que ocorre nos estômatos é a transpiração. Qual a sua importância para a planta?
• Quais os dois principais fatores que condicionam a abertura e fechamento dos estômatos?
• Que modificações ocorrem nos estômatos para que eles se abram ou fechem?
• Em resumo, quais as condições para abertura e fechamento dos estômatos?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1955/imagens/atividadecomplementar.gif
 

Ainda no laboratório de informática, solicite que os alunos visualizem a animação disponível no endereço abaixo apresenta as funções dos estômatos.
http://www.ib.unicamp.br/lte/bdc_uploads/materiais/video/material507_codigoBinario_pt.swf 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1955/imagens/estomatos_animacao.jpg
 

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1955/imagens/AUTOAVALIACAO.gif

Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?

INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que as plantas também realizam trocas gasosas através das folhas.

APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que a principal forma das plantas realizarem trocas gasosas é através dos estômatos presentes nas folhas, através dos quais também ocorre o fenômeno da evapotranspiração.

PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Reconheço as funções dos estômatos e compreendo a importância da transpiração das plantas para manutenção do transporte de seiva nos vasos lenhosos.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Dilatação Animação/simulação
Recursos Complementares
Texto com informações sobre os estômatos. http://zootecnia.catolica-to.edu.br/documentos/23526753/2009_estomatos.pdf (copie e cole o endereço em seu navegador) Neste sítio é possível ver animações dobre difusão e osmose. Clique no caderno de citologia, membrana, difusão e osmose. O domínio dessas informações permite compreender melhor o funcionamento dos estômatos. www.planetabio.com (copie e cole o endereço em seu navegador) Neste endereço o professor pode obter um texto com informações sobre o funcionamento e uso do microscópio óptico: www.dsif.fee.unicamp.br/~furio/IE607A/MO.pdf (copie e cole o endereço em seu navegador)
Avaliação
Os alunos também poderão ser avaliados por meio de rubricas. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Ao final da aula é apresentado exemplo de uma rubrica para ser aqui utilizada.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 1/5 - 20%
  • Uma estrela 1/5 - 20%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • DANIELA GONÇALVES FERRAREZI , Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix , Minas Gerais - disse:
    dgferrarezi@gmail.com

    09/10/2010

    Cinco estrelas

    Professor Alfredo, muito boa sua aula! Está de parabéns.


  • Eliana, Ceg , Distrito Federal - disse:
    elilucena2010@gmail.com.br

    22/05/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito desta experiência, farei em minhas aulas , foi 10. Caso tenha outras experiências envie, podemos trocas experiências.


  • Érico dos Santos, ESC EST DR MURILO BRAGA , Amapá - disse:
    erico.ss@hotmail.com

    17/05/2010

    Quatro estrelas

    Enriquecedoras as experiências sugeridas para esse tipo de aula, que também poderão ser adaptadas para o Ensino Fundamental I


  • Miriã da silva araújo, Leonardo da vinci DF , Goiás - disse:
    miri.miria@hotmail.com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    eu achei a aula interessante mas os alunos não gostaram muito por isso aconselho esse site a disponibilizar auças mais interessantes. agradeço antecipadamente.


  • Marciano Gomes dos Santos, CASEMIRO BEZERRA DE ARAUJO EEFM , Ceará - disse:
    marcianogomesdossantos@gmail.com

    24/03/2010

    Uma estrela

    gostei bastante de suas experiências, com certeza enriquece bastante os alunos de conhecimentos. Professor Alfredo que sempre que vc tiver experiências boas assim mande por email. vale


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.