Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Utilizando palavras cruzadas no ensino de funções inorgânicas

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Emiliano Chemello
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Federal de São Paulo

Mary Grace Martins (validadora)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá, com esta aula, a relação nome x fórmula, exercitando a linguagem química dando o nome dos compostos inorgânicos a partir da fórmula da substância e vice-versa.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nomenclatura de ácidos, bases, sais e óxidos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Prezado(a) professor(a)! Palavras cruzadas podem fazer parte de uma estratégia eficiente para despertar o interesse dos alunos para o assunto da nomenclatura de compostos inorgâncos. A motivação para terminar a palavra cruzada catalisa a interação do aluno com os termos e conceitos relacionados ao conteúdo de nomenclatura e suas regras, o que faz, por consequência, o aluno aprender brincando, sem perceber que está estudando ao resolver tal desafio. Nesta aula será proposta uma atividade com uma palavra cruzada sobre funções inorgânicas.

Desenvolvimento da aula

Associada a tarefa de preencher a palavra cruzada, faça o seguinte

- projete, com o auxílio do datashow, a grade de palavra cruzada, Versão on-line (http://www.quimica.net/emiliano/crosswords/funcoes-inorganicas/index.html).  Caso a escola não tenha datashow, faça a impressão da mesma grade,  Versão pdf (http://www.quimica.net/emiliano/crosswords/funcoes-inorganicas/funcoes-inorganicas-pc.pdf);   

- organize os alunos em grupos de três integrantes, sendo que o critério de escolha deve atentar para que não só alunos 'bons' e só 'alunos com dificuldade' fiquem juntos: procure mesclar.

- providencie uma forma de sorteio (dados, roleta, etc), o que pode ser adaptado de jogos disponíveis.

- faça cartões de papel, cada um com uma informação, como: "ganha 5 pontos", "perde 3 pontos", "o próximo trio perde 5 pontos", "o trio anterior ganha os pontos", etc. Estas cartas serão utilizadas durante a atividade. Para ter este material utilizável por mais tempo, é possível fazer os cartões com papel cartolina e depois plastificá-los.

- providencie um despertador ou cronômetro, a fim de que as respostas sejam dadas num certo tempo pré-definido (10 segundos, por exemplo). Um sino ou sineta também podem ser utilizados.

As tarefas acima indicadas para organização da atividade devem ser delegadas aos alunos. Principalmente na parte dos cartões de papel, na qual a criatividade dos alunos pode ter a oportunidade de aparecer explicitamente. A fim de promover esta criatividade e participação dos alunos, escreva no quadro as principais idéias para os cartões, coloque-as no quadro e solicite aos alunos que escolham as vinte melhores.

Definidas estas condições, inicie a atividade. O trio com maior pontuação pode ser agraciado com um prêmio ou, então, com nota na próxima avaliação formal. O importante é que os alunos participem. Para motivar, organize uma espécie de gincana da química, como se fosse um Show do Milhão da Química.  

Fonte: www.sbt.com.br

Você professor(a) faz o papel de apresentador e conduz as perguntas, analisa as respostas dadas, etc. É possível, na versão on-line, que o aluno preencha e confira na hora se sua proposição de resposta está correta. É possível também, dependendo do número de turmas em vossa escola, organizar uma gincana entre turmas, selecionando uma equipe para representar a turma em uma disputa com outra equipe de outra turma.

Por fim, é possível fazer os alunos criarem suas próprias palavras cruzada, conforme é sugerido e detalhado na seção "Avaliação" desta aula.

Recursos Complementares

Construção de palavras cruzadas

Você pode construir suas próprias palavras cruzadas utilizando os Tutoriais (http://www.superdownloads.com.br/download/129/eclipsecrossword/videos.html#) do programa  EclipseCrossWord (http://www.superdownloads.com.br/download/129/eclipsecrossword/)

 

Alguns artigos e websites sobre palavras cruzadas no ensino de química

- Palavras cruzadas como recurso didático no ensino de Teoria Atômica

http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/qne/_relatosdesaladeaulapalav.artigocompleto.pdf - acesso em 14/05/2010 

- A utilização de palavras cruzadas no ensino de nomenclatura de compostos orgânicos no ensino médio

http://www.profjoaoneto.com/artigos/artigo_hot_potatoes_Seminario_UFU.pdf - acesso em 14/05/2010  

- Palavras cruzadas de química - Prof. Emiliano Chemello

http://www.quimica.net/emiliano/pc.html - acesso em 14/05/2010 

Avaliação

Como sugestão de avaliação, oriente os alunos na construção de suas próprias palavras cruzadas. Divida as palavras cruzadas por subtópicos, como:

- nomenclatura de ácidos e bases

- nomenclatura de sais

- nomenclatura de óxidos

Os alunos podem criar suas palavras cruzadas a mão ou utilizando os  Tutoriais (http://www.superdownloads.com.br/download/129/eclipsecrossword/videos.html#) do programa  EclipseCrossWord (http://www.superdownloads.com.br/download/129/eclipsecrossword/). Após a criação, organize a troca de palavras cruzadas entre os grupos. Os critérios para avaliar a palavra cruzada criada são: criatividade e correção nos termos. Com o objetivo de uma ampla avaliação, pode-se dar nota à palavra cruzada criada em equipe e a resolução individual da palavra cruzada feita por outra equipe de alunos. Desta forma, tanto no individual como no coletivo o aluno será avaliado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • kelly Santos Lima, Colégio Estadual Jorge Amado , Sergipe - disse:
    kellinha1000@hotmail.com

    24/10/2012

    Cinco estrelas

    Adorei as sugestões e irei aplicar nas minhas turmas, a minha grande dificuldade é com a internet como criar as palavras cruzadas sobre os diversos assuntos, pois queria criar sobre substâncias e misturas. Vou ficar acompanhando sempre vcs aqui. Até mais.


  • JOAO BATISTA ALVES MONTEIRO, LUZIA ARAUJO FREITAS CEJA , Ceará - disse:
    tana.jura72@hotmail.com

    06/05/2011

    Três estrelas

    A CONSTRUÇÃO DESSAS PALAVRAS PODERIAM UTILIZAR LETRAS JÁ FEITAS DE PAPEL DUPLEX SÓ PARA OS ALUNOS PREENCHEREM A CRUZADA


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.