20/06/2010
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Aprender mediante o conhecimento do corpo a se conhecer e conhecer o outro.
Não é necessário trabalhar qualquer conhecimento prévio.
Reunir a turma no laboratório de informática e colocar o seguinte link:
Siga o mestre (http://www.mrjogos.com.br/games-gratis-online/infantil/siga-o-mestre/)
Este exercício fará com que as crianças se preparem para a aula. o caráter desta brincadeira é para aumentar a concentração e a atenção.
Logo após de todos executarem a tarefa, reunir a turma no pátio em forma de círculo e dar continuidade a brincadeira:
Usar o comando vocal para a brincadeira, ou seja, somente a fala. Escolhe-se uma pessoa para começar, por exemplo o professor, que vai dizer uma frase longa o suficiente para prender a atenção da turma, pois o escolhido terá que repetir a frase exatamente, mesmo os erros propositais que por ventura venham acontecer durante a explanação da frase. O segundo aluno repetirá o que o primeiro disse, no caso o professor, e acrescentará mais alguma informação ou erro na fala. O aluno que no meio da brincadeira errar, fica de lado esperando o fim da mesma. O último que sobrar é o vencedor.
É comum que haja um desinteresse na turma, caso a atividade se prolongue por demais, portanto, fazer com que haja a troca da atividade de uma maneira bem ativa para que isto não ocorra.
Agora será usado apenas o comando visual. Não se poderá falar, apenas gesticular. Pode ser caminhar, pode ser correr, pode ser mímica, qualquer expressão corporal, o importante é que, se a pessoa que começar a brincadeira colocar a sequência: andar-correr-parar-2 pulinhos e sorrir, a próxima faça a mesma sequência e aumente um movimento.
Agora sim, unindo as brincadeiras anteriores e falando uma certa palavra e um movimento específico. O professor começa a brincadeira fazendo qualquer gesto e sempre com a preocupação de dizê-lo. Por exemplo, ao flexionar o braço, o professor deverá não apenas flexionar o braço, mas dizer que está flexionando o braço e qual o braço. por exemplo: flexionar o braço direito. O próximo aluno, repete a primeira ordem e dá uma segunda. Por exemplo: flexionar o braço direito e dar um rodadinha para a esquerda. Assim por diante.
Aula: Educação FísicaGeográfica (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8268)
Será feita a todo momento em que a atividade estará sendo realizada de forma perceptível pelo interesse dos alunos.
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