Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos viajar?/ Ensino Especial

 

20/06/2010

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEF 06 DE BRASILIA

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender mediante o conhecimento do corpo a se conhecer e conhecer o outro. 

Duração das atividades
1 aula (de 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário trabalhar qualquer conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Reunir a turma no laboratório de informática e colocar o seguinte link:

Siga o mestre (http://www.mrjogos.com.br/games-gratis-online/infantil/siga-o-mestre/

Este exercício fará com que as crianças se preparem para a aula. o caráter desta brincadeira é para aumentar a concentração e a atenção.

Logo após de todos executarem a tarefa, reunir a turma no pátio em forma de círculo e dar continuidade a brincadeira:

Usar o comando vocal para a brincadeira, ou seja, somente a fala. Escolhe-se uma pessoa para começar, por exemplo o professor, que vai dizer uma frase longa o suficiente para prender a atenção da turma, pois o escolhido terá que repetir a frase exatamente, mesmo os erros propositais que por ventura venham acontecer durante a explanação da frase. O segundo aluno repetirá o que o primeiro disse, no caso o professor, e acrescentará mais alguma informação ou erro na fala. O aluno que no meio da brincadeira errar, fica de lado esperando o fim da mesma. O último que sobrar é o vencedor.

É comum que haja um desinteresse na turma, caso a atividade se prolongue por demais, portanto, fazer com que haja a troca da atividade de uma maneira bem ativa para que isto não ocorra.

Agora será usado apenas o comando visual. Não se poderá falar, apenas gesticular. Pode ser caminhar, pode ser correr, pode ser mímica, qualquer expressão corporal, o importante é que, se a pessoa que começar a brincadeira colocar a sequência: andar-correr-parar-2 pulinhos e sorrir, a próxima faça a mesma sequência e aumente um movimento.

Agora sim, unindo as brincadeiras anteriores e falando uma certa palavra e um movimento específico. O professor começa a brincadeira fazendo qualquer gesto e sempre com a preocupação de dizê-lo. Por exemplo, ao flexionar o braço, o professor deverá não apenas flexionar o braço, mas dizer que está flexionando o braço e qual o braço. por exemplo: flexionar o braço direito. O próximo aluno, repete a primeira ordem e dá uma segunda. Por exemplo: flexionar o braço direito e dar um rodadinha para a esquerda. Assim por diante.

Recursos Complementares

Aula: Educação FísicaGeográfica (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8268)

Avaliação

Será feita a todo momento em que a atividade estará sendo realizada de forma perceptível pelo interesse dos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.