21/06/2010
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
O aluno aprenderá a trabalhar limites e concentração.
Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado
Reúna a turma na sala e coloque a seguinte situação:
Tudo o que o professor disser, o aluno escolhido por ele, deverá completar. Como uma história com vários narradores, mas além disso será uma história com vários autores. Assim que este aluno achar de bom agrado passar a bola, escolhe outro aluno para continuar a história.
Chamar atenção antes da brincadeira começar da importância da participação de todos, portanto, interessante que os trechos a serem narrados sejam curtos.
Neste momento, já com a aula mais discontraída, passe o video seguinte:
Vídeo inical (http://www.youtube.com/watch?v=7AlFeaCHQi0)
Mesa redonda
Neste momento, colocar as dificuldades de comunicação que existem no dia a dia. Chamar a atenção das falhas que acontecem como no video, se fala uma coisa e se entende outra. Colocar as experiências e os aprendizados dos alunos.
Aproveitando a dinâmica da aula e o provável estado de descontração, passar o seguinte video:
Segundo vídeo ( http://www.youtube.com/watch?v=XFp_CIlOhTo)
Aproveite agora o momento e construa um paralelo entre as dificuldades de comunicação e o preconceito. Começar e terminar um assunto é tão importante quanto ouvir e terminar um preconceito. Levar os alunos à uma reflexão de vida, de atitude, de conduta.
Não há necessidade de em cada atividade chamar atenção de como proceder com o aluno incluído, mas é de extrema importância que o preconceito que existe inclusive com o aluno incluído seja colocado de forma firme e bem amena, para que não cause constrangimento.
http://www.youtube.com/watch?v=pySOFILAgc
http://vocevencedor.com.br/artigos/inteligencia-multifocal/tecnicas-psicologicas
A avaliação será feita constantemente, medida pelo interesse da turma no assunto, bem como nas respostas daas discussões sobre o tema.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!