12/01/2011
Daniel Vieira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
-Aumentar o repertório literário dos alunos
-Reconhecer e utilizar algumas marcas do gênero de ficção cientifica
-Adquirir vocabulário necessário para produzir um texto de ficção cientifica
-Tomar contato, de forma lúdica, com a obra de Julio Verne
Não são necessários conhecimentos prévios
Início : Conversa Informal
O professor inicia a aula solicitando aos alunos que sentem confortavelmente e fechem os olhos.Explica que eles deverão se manter assim enquanto durar o trabalho. Diga que será uma atividade que irá durar apenas cerca de 3 minutos e que se sentirem inquietos, aguardem um pouquinho de olhos fechados, pois não tardará a terminar a atividade.
Solicita que pensem e escolham uma época /lugar que gostariam muito de conhecer. Este tempo/espaço pode pertencer ao passado ou ao futuro, não importa. Não importa também se é na terra ou no espaço.O importante é que seja um lugar que eles tenham muita curiosidade de visitar.
Se possível, ele coloca uma música para ajudar as crianças a visualizarem .
Primeira Atividade : Visualização Criativa-Viajando no Tempo
Depois de todos prontos, o professor inicia a visualização:
"Imagine que você abre a porta da sala de aula e encontra uma máquina do tempo...
Ande em volta dela, observando bem como ela é: suas formas, suas cores, seu banco e os seus comandos...
Entre na máquina e ajuste os controles... Aos poucos você percebe que está sendo erguido e transportado com segurança e velozmente para a época escolhida.
Enquanto a máquina se movimenta, a luz parece mover-se ao seu redor, até que você chega ao lugar desejado...
Ao aterrisar, você começa a explorar essa nova terra, observando o meio ambiente e todas as formas de vida: fauna e flora....No que se parecem e no que são bem diferentes das que você conhece? Qual a cor que você mais vê, quais barulhos escuta?
Se houver criaturas nesse mundo, tente comunicar-se com elas, pergunte sobre a sua vida familiar, o que comem e bebem, se dormem, se sonham, se lá tem música e livros. Se tiverem músicas, você poderá trazer uma canção do mundo delas. ..
A partir de agora, você tem alguns minutos contados no relógio para realizar as suas explorações do mundo em que está. Vou contar baixinho 2 minutos para você explorar esta terra. Preste atenção em tudo, cheiros, sons, temperatura, como é o chão que pisa... (Passados 1 a 2 minutos o professor retoma a fala) ...
Chegou a hora de deixar esse mundo e entrar de novo na máquina do tempo.
Pense que um dia poderá voltar.
Ajuste a máquina do tempo para o presente e volte em segurança para esta sala.
Quando abrir os olhos lembrará de tudo o que viu e sentiu.
Enquanto conto até 10, junte-se a mim quando eu chegar ao 6 e, quando abrir os olhos, estará alerta e terá total lembrança da viagem. 1...2...3...4...5...6...7...8...9...10 "
(Visualização adaptada do livro Giro Interior de Maureen Murdock )
Segunda atividade : troca de impressões entre os alunos, desenho e definição do conteúdo da aula
A partir dessa vivência os alunos devem desenhar silenciosamente o que imaginaram. Só depois disto é que se iniciará uma conversa com a turma.. Se alguns alunos disserem que trouxeram uma música deste lugar, deixá-os cantar. Se quiserem mostrar como falavam ou se mexiam os habitantes do lugar, o professor deve deixá-los à vontade.
Depois destas etapas , o professor pergunta à turma se sabe qual gênero literário estão trabalhando.
Quando chegarem à conclusão de que é FICÇÃO CIENTÍFICA, devem lembrar de títulos filmes e livros deste gênero.
Terceira Atividade : Conhecendo autores
O professor pergunta se alguém leu ou assistiu algum filme baseado na obra de Júlio Verne e informa que em seus livros ele previu coisas que só seriam inventadas bem mais tarde, como por exemplo, o submarino.
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/artes-e-literatura/julio-verne-um-escritor-apaixonado-pela-ciencia/as-adivinhacoes-de-julio-verne/?searchterm=None
Quarta Atividade : Dupla de Inventores
Divida a turma em duplas. Desafie os seus alunos a inventar algo, mesmo que não seja ainda possível de ser feito de verdade, (uma máquina de fabricar bons sonhos,uma roupa que se lava sozinha, um carro voador etc).
http://3.bp.blogspot.com/_WAZFHcGDjRQ/S8TwVETYZ7I/AAAAAAAAAqk/hOeORk7G_1I/s400/9.jpg
Eles podem construir com sucata ou desenhar. Depois de prontos os trabalhos serão apresentados à turma e poderá ser realizada uma exposição.
Quinta Atividade : Laboratório de Informática
Depois disso, assista com os seus alunos a um filme divertido dos Jetsons , mostrando como se imaginava no séc XX que a tecnologia se desenvolveria (robôs, carros que voam etc).
Sugestão de link de texto que fala sobre a série :
http://www.autobahn.com.br/desenhos/jetsons.html
Sugestão de Vídeo : AUTO ESCOLA DOS JETSONS http://www.youtube.com/watch?v=qDsydtw2ocM
http://www.youtube.com/watch?v=TQ91ZG3ltPU http://www.youtube.com/watch?v=mzcLU3EoNa8 http://www.youtube.com/watch?v=1CXwplySWuk
1-Aula de construção com sucata : Construção de uma máquina do tempo feita com material de sucata.
2-Assistir a um filme dos Flinstones e comparar com os Jetsons.
Filme de abertura dos Flinstones : http://www.youtube.com/watch?v=BCgAygsiRSk
Filme de abertura dos Jetsons : http://www.youtube.com/watch?v=evDlyWPLi8M&feature=related
3-Redação : Imagine que você sonhou com o robô abaixo. Conte o seu sonho...
http://2.bp.blogspot.com/_Qwm7i7rDlI8/R7Hfe5-HKpI/AAAAAAAADNI/mnBD3IRgbbs/s320/robo.jpg
4-Jogos on line
http://jogos360.uol.com.br/ursos_robos.html
http://ultradownloads.uol.com.br/jogo-online/Aventura/Ficcao-Cientifica/
5-Jogos para aprender mais e poder produzir mais histórias de ficção científica:
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_indefinidocorridaespacia
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_exploracaoespacialexplor
6-http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15585
-Para finalizar as aulas, peça a seus alunos que escrevam 5 palavras que possam ser encontradas com facilidade num livro de ficção científica.
-Depois solicite que escrevam 5 títulos que considerem interessantes para poderem ser títulos de livros de ficção científica.
-Deixe que eles escolham o título que acharem mais interessante , escrevam uma história , ilustrem e apresentem para a turma
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/04/2013
Cinco estrelasPretendo desenvolver a proposta com meus alunos. Obrigada.