Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo gêneros literários : ficção científica

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Daniel Vieira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Aumentar o repertório literário dos alunos  

-Reconhecer e utilizar algumas marcas do gênero de ficção cientifica

-Adquirir vocabulário necessário para produzir um texto de ficção cientifica  

-Tomar contato, de forma lúdica, com a obra de Julio Verne

Duração das atividades
Aproximadamente três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios 

Estratégias e recursos da aula

Início : Conversa Informal

O professor inicia a aula solicitando aos alunos que  sentem confortavelmente e fechem os olhos.Explica que eles deverão se manter assim enquanto durar o trabalho. Diga que será uma atividade que irá durar apenas cerca de 3 minutos e que se sentirem inquietos, aguardem um pouquinho de olhos fechados, pois não tardará a terminar a atividade. 

Solicita que pensem e escolham uma época /lugar que gostariam muito de conhecer. Este tempo/espaço pode  pertencer ao passado ou ao futuro, não importa. Não importa também se é na terra ou no espaço.O importante é  que seja um lugar que eles tenham muita curiosidade de visitar.

Se possível, ele coloca uma música para ajudar as crianças a visualizarem .

http://www.sky.fm/play/newage 

Primeira Atividade : Visualização Criativa-Viajando no Tempo 

Depois de todos prontos, o professor inicia a visualização:      

"Imagine que você abre a porta da sala de aula e encontra uma máquina do tempo...

Ande em volta dela, observando bem como ela é: suas formas, suas cores, seu banco e os seus comandos...        

Entre na máquina e ajuste os controles... Aos poucos você percebe que está sendo erguido e transportado com segurança e velozmente para a época escolhida.      

Enquanto a máquina se movimenta, a luz parece mover-se ao seu redor, até que você chega ao lugar desejado...        

Ao aterrisar, você começa a explorar essa nova terra, observando      o meio ambiente e todas as formas de vida: fauna e flora....No que se parecem e no que são bem diferentes das que você conhece? Qual a cor que você mais vê, quais barulhos escuta?        

Se houver criaturas nesse mundo, tente comunicar-se com elas, pergunte sobre a sua vida familiar, o que comem e bebem, se dormem, se sonham, se lá tem música e livros. Se tiverem músicas, você poderá trazer uma canção do mundo delas. ..       

A partir de agora, você tem alguns minutos contados no relógio para realizar as suas explorações do mundo em que está.  Vou contar baixinho 2 minutos para você explorar esta terra. Preste atenção em tudo, cheiros, sons, temperatura, como é o chão que pisa...   (Passados 1 a 2 minutos o professor retoma a fala)        ...

Chegou a hora de deixar esse mundo e entrar de novo na máquina do tempo.      

Pense que um dia poderá voltar.      

Ajuste a máquina do tempo para o presente e volte em segurança para esta sala.      

Quando abrir os olhos lembrará de tudo o que viu e sentiu.      

Enquanto conto até 10, junte-se a mim quando eu chegar ao 6 e, quando abrir os olhos, estará alerta e terá total lembrança da viagem.  1...2...3...4...5...6...7...8...9...10 "                                                     

(Visualização adaptada do livro Giro Interior de  Maureen Murdock ) 

Segunda atividade : troca de impressões entre os alunos, desenho e definição do conteúdo da aula

A partir dessa vivência os alunos devem desenhar silenciosamente o que imaginaram.  Só depois disto é que se iniciará uma conversa com a turma.. Se alguns alunos disserem que trouxeram uma música deste lugar, deixá-os cantar. Se quiserem mostrar como falavam ou se mexiam os habitantes do lugar, o professor deve deixá-los à vontade.      

 Depois destas etapas , o professor pergunta à turma se sabe qual gênero literário estão trabalhando.       

Quando chegarem à conclusão de que é FICÇÃO CIENTÍFICA, devem lembrar de títulos filmes e livros deste gênero.   

Terceira Atividade : Conhecendo autores  

 O professor pergunta se alguém leu ou assistiu algum filme baseado na obra de Júlio Verne e informa que em seus livros ele previu coisas que só seriam inventadas bem mais tarde, como por exemplo, o submarino.

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/artes-e-literatura/julio-verne-um-escritor-apaixonado-pela-ciencia/as-adivinhacoes-de-julio-verne/?searchterm=None   

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/artes-e-literatura/julio-verne-um-escritor-apaixonado-pela-ciencia/julio-verne-um-escritor-apaixonado-pela-ciencia-0/?searchterm=None 

Quarta Atividade : Dupla de Inventores 

 Divida a turma em duplas. Desafie os seus alunos a inventar algo, mesmo que não seja ainda possível de ser feito de verdade, (uma máquina de fabricar  bons sonhos,uma roupa que se lava sozinha, um carro voador etc).

http://3.bp.blogspot.com/_WAZFHcGDjRQ/S8TwVETYZ7I/AAAAAAAAAqk/hOeORk7G_1I/s400/9.jpg 

 Eles podem construir com sucata ou desenhar. Depois de prontos os trabalhos serão apresentados à turma e poderá ser realizada uma exposição.

Quinta Atividade : Laboratório de Informática   

Depois disso, assista com os seus alunos a um filme divertido dos Jetsons , mostrando como se imaginava no séc XX que a tecnologia se desenvolveria (robôs, carros que voam etc).  

Sugestão de link de texto que fala sobre a série :

 http://www.autobahn.com.br/desenhos/jetsons.html   

     

Sugestão de Vídeo : AUTO ESCOLA  DOS JETSONS      http://www.youtube.com/watch?v=qDsydtw2ocM 

 http://www.youtube.com/watch?v=TQ91ZG3ltPU http://www.youtube.com/watch?v=mzcLU3EoNa8  http://www.youtube.com/watch?v=1CXwplySWuk    

Recursos Complementares

1-Aula de construção com sucata : Construção de uma máquina do tempo feita com material de sucata.  

2-Assistir a um filme dos Flinstones e comparar com os Jetsons. 

Filme de abertura dos Flinstones : http://www.youtube.com/watch?v=BCgAygsiRSk 

Filme de abertura dos Jetsons : http://www.youtube.com/watch?v=evDlyWPLi8M&feature=related 

3-Redação : Imagine que você sonhou com o robô abaixo. Conte o seu sonho...

http://2.bp.blogspot.com/_Qwm7i7rDlI8/R7Hfe5-HKpI/AAAAAAAADNI/mnBD3IRgbbs/s320/robo.jpg 

4-Jogos on line

http://jogos360.uol.com.br/ursos_robos.html 

http://ultradownloads.uol.com.br/jogo-online/Aventura/Ficcao-Cientifica/ 

5-Jogos para aprender mais e poder produzir mais histórias de ficção científica:

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_indefinidocorridaespacia 

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_exploracaoespacialexplor 

6-http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15585  

Avaliação

-Para finalizar as aulas, peça a seus alunos que escrevam 5 palavras que possam ser encontradas com facilidade num livro de ficção científica.

-Depois solicite que escrevam  5 títulos que considerem interessantes para poderem ser títulos de livros de ficção científica.  

-Deixe que eles escolham o título que acharem mais interessante , escrevam uma história , ilustrem e apresentem para a turma 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Márcia Kalil, Escola Estadual Dionízio Machado , Sergipe - disse:
    mkalil743@gmail.com

    19/04/2013

    Cinco estrelas

    Pretendo desenvolver a proposta com meus alunos. Obrigada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.