Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Adolescência e Sexualidade

 

30/04/2009

Autor e Coautor(es)
Andrea da Silva Castagini
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer a constituição dos sistemas reprodutivos femininos e masculinos. Refletir sobre os cuidados necessários para com seu próprio corpo.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Em muitas sociedades e culturas há eventos que marcam a passagem da infância para a adolescência. São como ritos de passagem. Peça aos alunos que pesquisem os diferentes ritos de passagem para a puberdade. Na nossa sociedade existe algum ritual de passagem?


Leve os alunos para ouvir o recurso de áudio “O primeiro Beijo” disponível no Portal do Professor, no endereço abaixo:

Temas recorrentes na literatura: o primeiro beijo: parte 1 [Categorias Literárias]

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9964/174_temas_recorrentes_na_literatura.mp3

E o áudio de uma passagem do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, onde a personagem Bentinho relata a passagem do seu primeiro beijo.

Temas recorrentes na literatura: o primeiro beijo: parte 2 [Categorias Literárias
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9968/175_temas_recorrentes_na_literatura_2.mp3


Textos de apoio
Sugerimos o texto O primeiro beijo e etc, como leitura de apoio ao professor. É inclusive, interessante ler em classe e provocar questões para debate com os alunos.
 

O primeiro beijo e etc.


Jennifer Koppe


Texto completo disponível em: http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/viverbem/conteudo.phtml?tl=1&id=764728&tit=O-primeiro-beijo-e-etc 

 
Dar o primeiro beijo é um marco na vida de todo ser humano. Assim que a menina ou o garoto entram na adolescência e alguns colegas se tornam mais do que simples amigos(as), beijar é o momento mais esperado, um rito de passagem que prova para eles mesmos e para os outros que não são mais crianças.
O primeiro beijo também é considerado a primeira experiência sexual dos filhos e, por isso mesmo, motivo de preocupação e de dúvida para os pais. “Será que não foi cedo demais?” “Devemos falar sobre o assunto?” “Como agir a partir de agora?” são algumas questões que passam pela cabeça dos adultos.
De acordo com a psicóloga Eloá Andreassa, não existe idade certa para dar o primeiro beijo. “Geralmente, o interesse pelo sexo oposto começa a despertar durante a puberdade, a partir dos 12, 13 anos de idade, mas hoje em dia as crianças estão sendo estimuladas pela mídia e até mesmo por alguns pais a agir como adultos cada vez mais cedo”, afirma.
Mesmo que o beijo ocorra dentro da faixa-etária “esperada”, um pouco antes ou alguns anos depois, não importa. Qualquer que seja a situação, Eloá explica que os pais devem receber a notícia com naturalidade. “Não faça alarde e nem comemore. Tente descobrir como aconteceu e como o seu filho está se sentindo”, explica. Uma reação exagerada dos pais, além de deixar o adolescente envergonhado, também pode comprometer a relação de confiança entre eles.
“É importante os pais estarem disponíveis para ajudar os filhos a perceber o que sentem, o que pensam e como podem fazer escolhas. Nesse momento, os pais precisam se tornar confidentes de seus filhos, pois eles buscam alguém que os ouça e que os ensine. Durante a conversa, sempre que houver uma brecha, oriente o seu filho e fale de sua própria experiência”, recomenda a psicóloga Tisa Paloma Longo.
 

Pergunte aos alunos sobre a importância do primeiro beijo. Por que o primeiro beijo marca? Por que é considerado um evento especial? O tema do primeiro beijo é recorrente na literatura e na indústria de entretenimento. Sugira a pesquisa de músicas, vídeos e textos onde figura o primeiro beijo como tema.
Questione com os alunos quando deve acontecer o primeiro beijo, o primeiro amor, o primeiro namoro... Estimule a participação dos alunos, lembrando que neste tema é preferível ouvir mais do que falar. Quando a turma estiver bastante interessada no tema, avise que na próxima aula, cada um deverá trazer por escrito uma pergunta referente às mudanças que ocorrem no corpo e na mente dos adolescentes. Não é necessário que eles se identifiquem, mas que pensem nas dúvidas que mais lhe afligem.
 

CAIXA DE PERGUNTAS
 

A caixa de perguntas será uma caixa qualquer onde os alunos depositarão as dúvidas por escrito. É uma maneira interessante de saber dos questionamentos que eles tem, mas que muitas vezes tem vergonha de expressar. O professor abre um dos papéis e lê em voz alta a pergunta, antes de ele próprio responder, peça que os alunos dêem suas opiniões. Pontue estas opiniões de modo a desfazer conceitos errados e preconceitos. Caso surja uma pergunta que o professor não se sinta a vontade para trabalhar, deixe-a de lado, e passe adiante.
O corpo dos adolescentes estão passando por diversas modificações, que acabam afetando as emoções dos alunos. Proponha uma pesquisa sobre as mudanças que ocorrem no corpo. Sobre esta pesquisa os alunos deverão confeccionar um mapa conceitual.
Mostre aos alunos ilustrações das transformações que os corpos femininos e masculinos sofrem na puberdade. Explique o funcionamento dos órgãos reprodutores, dos hormônios que começam a atuar e deixe espaço para que os alunos perguntem.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1962/imagens/labinformatica.png

O Portal do Professor dispõe de recursos que ilustram este tema, como os sugeridos abaixo:
Aparelho reprodutor feminino. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11010/sistema_reprodutor3d.swf  
Sistema reprodutor feminino

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1962/imagens/sist_femin.jpg
E aparelho reprodutor masculino. http://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/recursos/11011/sistema_urogenital3d.swf  
Sistema urogenital masculino

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1962/imagens/sistema_masc.jpg
Essas são as mudanças físicas que os adolescentes passam até chegar à idade adulta. E as modificações emocionais, quais são elas? Debata com os alunos sobre este tema. Que aspectos das mudanças físicas incomodam os adolescentes? E como estas modificações se refletem na vida social de meninos e meninas?


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1962/imagens/contextualizando.gif
Debata com os alunos de que forma o corpo é explorado na publicidade e moda. A mídia influencia no comportamento dos adolescentes? Os adolescentes se sentem pressionados a começar a “ficar”, beijar e até ter carícias mais íntimas? Quem faz esta pressão? Quais são os maiores medos dos adolescentes?
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1962/imagens/atividadecomplementar.gif
Elenque com os alunos os principais temas relativos à sexualidade. São as principais dúvidas que eles levantaram durante as aulas. Distribua estes temas para equipes de 4 a 5 integrantes. Eles deverão refletir sobre o tema e propor um roteiro de apresentação. Esta apresentação poderá ser teatral, com fantoches ou um programa de rádio, no formato radionovela.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Temas recorrentes na literatura: o primeiro beijo: parte 1 [Categorias Literárias] Áudio
Temas recorrentes na literatura: o primeiro beijo: parte 2 [Categorias Literárias] Áudio
Sistema reprodutor feminino Animação/simulação
Sistema urogenital masculino Animação/simulação
Recursos Complementares
Sítios Interessantes: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/eles-querem-falar-sexo-431419.shtml http://www.moderna.com.br/didaticos/ef2/arariba/fazendo/atividades_2008/images/ati_cie8_uni3.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/155educacao_saude.pdf http://sexualidade.netsaber.com.br/index.php?c=178 http://antigo.revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/ensino-medio/PlanoAula_294771.shtml http://www.portaldasexualidade.com.br/ http://www.museudosexo.com.br/3_home.asp
Avaliação
A avaliação se dará a partir da produção e participação dos alunos. Uma ferramenta útil para a avaliação de participação e produção de trabalhos é a rubrica. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 13 classificações

  • Cinco estrelas 13/13 - 100%
  • Quatro estrelas 0/13 - 0%
  • Três estrelas 0/13 - 0%
  • Duas estrelas 0/13 - 0%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Cláudia Monteiro, Colégio Nossa Senhora do Amparo , Rio de Janeiro - disse:
    acvamonteiro2@hotmail.com

    20/06/2013

    Cinco estrelas

    Excelentes ideias. Era tudo que eu precisava para dar continuidade ao trabalho iniciado com minhas turmas.


  • guilherme, residencia scopel , Rio Grande do Sul - disse:
    guili-guili@hotmail.com

    14/05/2012

    Cinco estrelas

    eu goste bastante, falou bem o principal !


  • EDNILSON SIMEI , E E E F SANTOS DUMONT , Pará - disse:
    ednilsonsimei@yahoo.com.br

    27/07/2011

    Cinco estrelas

    EXCELENTE


  • Geórgia Stephanie Kieltika, APRISCO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCACAO INFANTIL , Paraná - disse:
    jorge_kieltika@terra.com.br

    21/07/2011

    Cinco estrelas

    ESTOU FELIZ EM CONHECER ESSE ESPAÇO. ESTOU INICIANDO UMA CAMINHADA EM BOA COMPANIA.


  • Silvia Hansen, EMEF Farroupilha , Rio Grande do Sul - disse:
    silvia.hansen2010@gmail.com

    18/05/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa, irá colaborar com meu trabalho


  • Eléia de Lima, RUI BARBOSA C E E FUND MEDIO PROF , Paraná - disse:
    eleia@seed.pr.gov.br

    27/10/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito desta aula e a usarei pois estou entrando neste assunto agora com meus alunos e achei os links muito interessantes.


  • zildete sena maia(aluna do curso de midia), seec/RN , Rio Grande do Norte - disse:
    zildetekeroagua@gmail.com

    07/06/2010

    Cinco estrelas

    O tema foi o que me chamou a atenção, imagine o aluno que é muito curioso e quer saber de tudo sodre sevualidade,gostei muito da aula bastante criativa .Obrigada pela ideia.parabens


  • Neiva Nascimento, JOAO VEIGA MARTINS EMEF , São Paulo - disse:
    neivanascimento16@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula muito especial e interessante


  • helena maria paz, Escola Pedro Aleixo / Escola Poty , Rondônia - disse:
    helenapz3@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Atraves de uma amiga conheci o portal e achei importante, pois muitas vezes procuramos material para trabalhar o tema orientaçao sexual com os alunos e acabamos convidando outros profissionais por nos acharmos incapazes por falta de material.Para mim é importante o portal por ser professora e curssista de ciencias naturais e biologicas da UNIR-RO.


  • MARCIA ALVES DE FREITAS MACEDO, ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA IRENE , Bahia - disse:
    marciamacedoped@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula estava perfeita, lembrei-me do meu primeiro beijo.


  • Roberta Nascimento do Espirito Santo, CEDERJ , Rio de Janeiro - disse:
    betaespiritosanto@yahoo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei a aula muito interessante, pois você soube abordar de maneira irreverente vários tópicos relacionados ao conteúdo direcionado à orientação sexual na adolescência. A aula foi didaticamente muito bem apresentada, pois alcançou de maneira clara e específica os objetivos que foram planejados.


  • Gabriela Casa, FAUSTINA PINHEIRO SILVA PROFA , São Paulo - disse:
    gabrielacasa@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Trabalhei, enquanto estava em sala de aula, a abordagem sexual (orientação, auto-estima, contracepção, etc.). Adorei o esquema dessa atividade, sua contextualidade e abordagem mais do que atual. Agora na Coordenação Pedagógica, auxilio os professores a continuarem essa tipo de trabalho, sempre necessário com nossos educandos.


  • Luana Tavares da Silva, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL HERCULANO ALBUQUERQUE , Alagoas - disse:
    lua.pjmp@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Andrea, parabéns pelo plano de aula. É uma pena que as escolas não tenham em seus curriculuns a matéria de orientãção sexual. falar sobre esse assunto é um tabu, visto que o próprio professor não sente-se a vontade e ao mesmo tempo não encontra nas escolas recursos e espaços para discutir. Encontrar seu plano de aula foi surpreendente e acredito que pode ser melhor explorado por educadores de todas as séries. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.