Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Meninos e meninas: iguais mas diferentes!

 

30/04/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer as características dos gêneros feminino e masculino. Conhecer e respeitar as diferenças entre os sexos. Combater o preconceito e conceitos errados sobre os sexos feminino e masculino.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos das partes do corpo humano. Preferencialmente trabalhar com o 4° e 5° ano.
Estratégias e recursos da aula



http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1970/imagens/sexualidade_inf.png

Dicas para o professor: Alguns professores sentem-se angustiados e incomodados quando tem que trabalhar com o tema sexualidade. Em primeiro lugar lembre-se que seu conhecimento e principalmente sua sensibilidade irão ajudá-lo a encaminhar corretamente o tema.
Talvez o professor se depare com uma turma que faça piadinhas, risinhos abafados, mas isto nada mais é que vergonha e insegurança além da própria falta de conhecimentos dos alunos sobre este tema. Se o professor achar mais seguro ter o consentimento dos pais, poderá chamá-los para uma reunião onde explicitará o que será tratado, ou poderá pedir auxílio para a equipe pedagógica, para que esta pontue junto aos pais o que será trabalhado com os alunos. Para mais informações, sugerimos acessar o sítio da Nova Escola, que tem uma reportagem com informações preciosas para a preparação do professor para este tema: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/eles-querem-falar-sexo-431419.shtml  

 


EM SALA DE AULA


MÚSICA 8 ANOS...


O recurso sugerido é para o professor escutar e ter maior segurança para trabalhar a sexualidade com seus alunos.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/595/mundo.mp3
Leve a música “8 anos”, de Paula Toller, para a sala de aula e coloque-a para tocar. Peça às crianças para escutar e se concentrar na letra. Após passar a música para os alunos, peça que eles escrevam em um pedaço de papel as principais dúvidas que eles têm quanto ao corpo e às modificações que o corpo passa. Se preferir, mande como tarefa de casa e que no dia seguinte deverão trazer feita para a aula.
Providencie uma caixa de sapatos vazia, e passe pela sala, para que os alunos depositem nela os papéis com suas perguntas.
O professor deve ler então as perguntas em voz alta, se por acaso houver palavras de baixo calão, não se altere. Aproveite e pergunte aos alunos para que expliquem o que é aquela palavra. Será que uma parte do nosso corpo merece ser alvo de chacotas? Fale e escreva o nome correto ao invés do que foi escrito pelos alunos. Também enfatize quantas coisas boas o corpo humano é capaz de realizar, sendo assim, devemos cuidá-lo e respeitá-lo (tanto o nosso quando o corpo das outras pessoas).
Antes de responder as perguntas dos alunos, deixe aberto espaço para que eles tentem responder. Assim o professor vai saber que conteúdos ocultos ou talvez imprecisos os alunos trazem consigo. Lembre-se também que não precisamos ter todas as respostas, talvez surjam perguntas cujo conteúdo resvala na psicologia. Se a dúvida for aprofundada ou muito polêmica, deixe-a de lado e passe para a próxima. Em tempo... As respostas devem ser diretas, sem aprofundamentos desnecessários. Nesta idade devemos responder apenas à dúvida que surgiu.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1970/imagens/atividadecomplementar.gif
O fechamento desta aula pode ser feito pela construção de um corpo humano gigante, com utilização de recortes de revistas.
Utilize papel bobina, revistas diversas, tesouras e cola para esta atividade. Divida a turma em duas equipes, a dos meninos e das garotas. Cada equipe deverá construir um corpo humano do seu respectivo sexo. Finalizada a tarefa, pergunte quais as partes que mais chamaram a atenção e porque, quais eles acharam mais bonita e quais partes do corpo são iguais em homens e mulheres.
 

2° aula – Em classes de alunos entre 9 e 10 anos encontramos crianças que estão entrando na puberdade. Já trabalhamos a caracterização dos gêneros e agora propomos trabalhar as modificações que ocorrem nos corpos de meninos e meninas durante a adolescência.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1970/imagens/labinformatica.png
Apresente aos alunos os recursos do Portal do Professor:


Corpo humano feminino: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10163/mulher.swf

Corpo humano feminino

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1970/imagens/mulher.jpg

Corpo humano masculinoCorpo humano masculino:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10533/homem.swf
Quais são as características que os corpos de mulheres e homens tem que são diferentes? Explique o por quê destas mudanças ocorrerem.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1970/imagens/webquest.jpg
Desenvolva a webquest que trabalhará a higiene. http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=3726&id_pagina=1
Higiene pessoal - http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=6879&id_pagina=1
As webquest pedem pesquisas aos alunos. Uma alternativa de apresentação destas pesquisas é utilizá-la como base de conteúdo para um teatro de fantoches.

 

Construa os fantoches com seus alunos ou peça a ajuda dos professores de artes, fantoches de dedos podem ser uma saída prática para esta atividade. Determine que aspectos da higiene cada equipe de dois a três alunos deverão abordar na peça. Delimite o tempo máximo de cada apresentação e ajude os alunos durante a preparação, principalmente em relação com o roteiro de suas peças.
Para finalizar, peça aos alunos para confeccionarem um panfleto (pode ser um papel sulfite dobrado ao meio), onde deverão colocar conteúdo e imagens procuradas na internet sobre os cuidados e respeito necessários com seu corpo e com o corpo dos colegas. Uma sugestão é buscar vídeos e tiras de quadrinhos que exemplifiquem e ajudem os alunos a se inspirarem nesta atividade.
Banho é bom – Castelo Rá-Tim-Búm: http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=E--uXHME7Fk&feature=related   
 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Conhecendo o mundo Áudio
Corpo humano feminino Animação/simulação
Corpo humano masculino Animação/simulação
Avaliação
Avalie os alunos durante as atividades e pela produção da peça com fantoches e do panfleto. Critérios a serem avaliados: - Conteúdo adequado; - Oralidade; - Participação ativa com perguntas e opiniões;
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 20 classificações

  • Cinco estrelas 15/20 - 75%
  • Quatro estrelas 5/20 - 25%
  • Três estrelas 0/20 - 0%
  • Duas estrelas 0/20 - 0%
  • Uma estrela 0/20 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • meirilane, meirilane , Ceará - disse:
    meyryllanegomes@hotmail.com

    06/04/2011

    Quatro estrelas

    gostei da aula ,achei uma boa idéia esclarecer o fato


  • DANIELA CAROLINA KREBS, ESCOLA MUNICIPAL BOA ESPERANCA , Mato Grosso - disse:
    dani19842008@hotmail.com

    20/09/2010

    Quatro estrelas

    O TEMA SEXUALIDADE É INTERESSANTE E DESPERTA MUITO A ATENÇÃO DOS ALUNOS, MESMO QUE AINDA EXISTAM MUITOS TABUS. E QUANDO O PROFESSOR ABORDA COM CONVICÇÃO E DOMÍNIO, OS ALUNOS ADQUIREM CONFIANÇA E ABREM O JOGO E PROCURAM SANAR SUAS DUVIDAS. Escrevo isso porque tambem trabalho sexualidade. Parabéns professora Andrea pelo ótimo trabalho.


  • luzia sousa, Escola normal Oficial de Picos , Piauí - disse:
    luzia.msousa@hotmail.com

    05/07/2010

    Quatro estrelas

    Esta aula foi se desenvolvendo de acordo com o nível e a idade dos alunos. Se o professor trabalha o assunto com segurança, simplicidade, clareza e sinceridade os alunos se interessam pelo mesmo vão perdendo a timidez e aprendem com muita naturalidade. Parabéns pela exposição do conteúdo.


  • Míriam Mª de Moraes Balduino, SEDUC , Tocantins - disse:
    miriammb@seduc.to.gov.br

    05/06/2010

    Cinco estrelas

    a sugestão de aula está excelente rica em possibilidades de discussões, em recursos e cuidadosa com alunos e pais. Seria bom sugestões de refencial bibliografico para subsidiar os prof. que não possuem formação nessa àrea.


  • Elisabete Teresinha U Surmacz, Escola estadual "Dr. Chafic Cury" Ens. Fund. , Paraná - disse:
    beteusurmacz@seed.pr.gov.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Uma aula diferenciada e com uma qualidade excelente


  • Ariana Rodrigues de Oliveira Miranda, FUCAMP , Minas Gerais - disse:
    arianarodriguesdeoliveiramiranda@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito da aula ,pois ela é muito dinâmica e mexe muito com os alunos,sendo assim a participação de todos é fundamental,pois responde às perguntas que muitos têm em relação a sexualidade.


  • Patricia Karla Bezerra Ramos, E.E.E.F.Felinto Elisio , Paraíba - disse:
    bpatriciakarla@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula , parabéns...


  • vilmorim cruz nogueira, ESC DOM BOSCO , Amazonas - disse:
    vilmorimcruz@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Otimo


  • João Batista nicolini, Escola E.E.F. Monte Alegre , Rondônia - disse:
    nicolini10@terra.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula, gostei da maneira como ela conduziu a aula, parabéns Andréia precisamos de professores dinâmicos e criativos na educação.


  • Josefa Neide Nascimento de Oliveira, Escola Municipal Padre Pedro , Sergipe - disse:
    neide.filhas@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela iniciativa. Falar de sexualidade para nossos alunos não é fácil, pois alguns adultos não se permite conhecer o próprio corpo, muito menos falar de assunto tão interessante para nossos alunos e as crianças acabam aprendendo de forma errada.


  • REGIANE DE LIMA SALES, ESTEFANIA MATOS EEFM , Ceará - disse:
    SECASALES@GMAIL.COM

    24/03/2010

    Sem estrelas

    ESTA AULA É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA, POIS ALGUNS PROFESSORES AINDA SENTEM-SE ANGUSTIADOS QUANDO O ASSUNTO É SEXUALIDADE. E ELA NOS MOSTRA FORMAS SIMPLES E AO MESMO TEMPO ATRATIVAS DE TRABALHAR O TEMA.


  • Sandra Serralva Rodrigues de Macêdo, NTE - RECIFE - (Santo Amaro) , Pernambuco - disse:
    srmsandra17@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei demais da integração entre as diversas mídias


  • Rosane, Tele-centro comunitário , Mato Grosso - disse:
    rosanemurilo@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei as orientações de como executar uma boa aula sobre educação sexual de como cuidar bem do corpo, como lidar com as diferenças entre meninos e meninas, as curiosidades em relação ao corpo muito bem orientado. Oprofessor poderá trabalhar com seus alunos seguro do que vai aplicar em sala de aula, fazendo com que os alunos possam ter o conhecimento necessário para acabar com os preconceitos que habita as cabeçinhas de nossas crianças e adolescentes. Excelente!!!!!!


  • Priscilla, FUCAMP , Minas Gerais - disse:
    priscilla_mineirinha@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns aos autores desta atividade! ela foi muito bem criada, com esta os alunos aprenderão muito mais e poderão sanar duvidas que muitas vezes os pais não esclarecem, e os professores ficarão bem mais a vontade para abordar um assunto que para muitos causa inibição e constrangimento.


  • Margarete Passosdos Santosde Oliveira, ILDETE MENDONCA BARBOSA PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    margarete_passos01@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Exelente sequência didática. Sugiro como complemento refletir com os alunos o que é "coisa de menino ou coisa de menina", no sentido de desmistificar concepções machistas e sexistas incorporadascuturalmente. Sugiro ainda o Filme "BillY Eliot" para ajudar na reflexão.


  • Maria de Lourdes da Silva Santana, COL. EST PROFESSORA MARIA CONCEIÇAO DE SANTANA , Sergipe - disse:
    lourdesaju@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sua aula, bastante dinâmica e interessante. Trabalhar com a questão da sexualidade requer do professor muito domínio e sensibilidade, pois se trata de um assunto carregado de preconceitos e tabus que devem ser trabalhados pela escola em parceria com a família. Parabéns pelo trabalho!


  • Carla Emma, EMEF Raposo Tavares e EMEIF Profª Elvira L.S.Nemer , São Paulo - disse:
    carla.emma@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns,de extrema valia para quem quer trabalhar!Agradecemos a oportunidade pelas sugestões e recursos!


  • Ana Maria, Escola Municipal , Paraíba - disse:
    annamariaferreira@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Amei sua aula pois me abriu caminho para ministrar esse conteúdo com mais facilidade. Valeu!


  • Laís Gomes Costa, CEDERJ , Rio de Janeiro - disse:
    laiscostad@yahoo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula abordou aspectos relevantes sobre as diferenças e modificações sexuais ocorridas entre meninas e meninos, apresentando-as de forma criativa e instrutiva com a utilização de meios que estimulam o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma o conteúdo foi elaborado com dinâmica e inovação, atingindo portanto, os objetivos esperados.


  • REGIANE DE LIMA SALES, ESTEFANIA MATOS EEFM , Ceará - disse:
    SECASALES@GMAIL.COM

    24/03/2010

    Sem estrelas

    ESTA AULA É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA, POIS ALGUNS PROFESSORES AINDA SENTEM-SE ANGUSTIADOS QUANDO O ASSUNTO É SEXUALIDADE. E ELA NOS MOSTRA FORMAS SIMPLES E AO MESMO TEMPO ATRATIVAS DE TRABALHAR O TEMA.


  • Maria das Graças Macedo, ESC MUL VER INACIO MIRANDA DOS SANTOS , Rio Grande do Norte - disse:
    mg.macedo@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    PARABÉNS, ANDREA PELA INICIATIVA.GOSTEI MUITO DE SUA AULA,POIS ME AJUDOU BASTANTE COM O MEU PROJETO SOBRE SEXUALIDADE.


  • Alice Mary Dias Bispo, COL EST RAYMUNDO DE ALMEIDA GOUVEIA , Bahia - disse:
    almabistf@gmail.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Otima esta aula , parabéns andrea


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.