30/04/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Dicas para o professor: Alguns professores sentem-se angustiados e incomodados quando tem que trabalhar com o tema sexualidade. Em primeiro lugar lembre-se que seu conhecimento e principalmente sua sensibilidade irão ajudá-lo a encaminhar corretamente o tema.
Talvez o professor se depare com uma turma que faça piadinhas, risinhos abafados, mas isto nada mais é que vergonha e insegurança além da própria falta de conhecimentos dos alunos sobre este tema. Se o professor achar mais seguro ter o consentimento dos pais, poderá chamá-los para uma reunião onde explicitará o que será tratado, ou poderá pedir auxílio para a equipe pedagógica, para que esta pontue junto aos pais o que será trabalhado com os alunos. Para mais informações, sugerimos acessar o sítio da Nova Escola, que tem uma reportagem com informações preciosas para a preparação do professor para este tema: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/eles-querem-falar-sexo-431419.shtml
MÚSICA 8 ANOS...
O recurso sugerido é para o professor escutar e ter maior segurança para trabalhar a sexualidade com seus alunos.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/595/mundo.mp3
Leve a música “8 anos”, de Paula Toller, para a sala de aula e coloque-a para tocar. Peça às crianças para escutar e se concentrar na letra. Após passar a música para os alunos, peça que eles escrevam em um pedaço de papel as principais dúvidas que eles têm quanto ao corpo e às modificações que o corpo passa. Se preferir, mande como tarefa de casa e que no dia seguinte deverão trazer feita para a aula.
Providencie uma caixa de sapatos vazia, e passe pela sala, para que os alunos depositem nela os papéis com suas perguntas.
O professor deve ler então as perguntas em voz alta, se por acaso houver palavras de baixo calão, não se altere. Aproveite e pergunte aos alunos para que expliquem o que é aquela palavra. Será que uma parte do nosso corpo merece ser alvo de chacotas? Fale e escreva o nome correto ao invés do que foi escrito pelos alunos. Também enfatize quantas coisas boas o corpo humano é capaz de realizar, sendo assim, devemos cuidá-lo e respeitá-lo (tanto o nosso quando o corpo das outras pessoas).
Antes de responder as perguntas dos alunos, deixe aberto espaço para que eles tentem responder. Assim o professor vai saber que conteúdos ocultos ou talvez imprecisos os alunos trazem consigo. Lembre-se também que não precisamos ter todas as respostas, talvez surjam perguntas cujo conteúdo resvala na psicologia. Se a dúvida for aprofundada ou muito polêmica, deixe-a de lado e passe para a próxima. Em tempo... As respostas devem ser diretas, sem aprofundamentos desnecessários. Nesta idade devemos responder apenas à dúvida que surgiu.
O fechamento desta aula pode ser feito pela construção de um corpo humano gigante, com utilização de recortes de revistas.
Utilize papel bobina, revistas diversas, tesouras e cola para esta atividade. Divida a turma em duas equipes, a dos meninos e das garotas. Cada equipe deverá construir um corpo humano do seu respectivo sexo. Finalizada a tarefa, pergunte quais as partes que mais chamaram a atenção e porque, quais eles acharam mais bonita e quais partes do corpo são iguais em homens e mulheres.
2° aula – Em classes de alunos entre 9 e 10 anos encontramos crianças que estão entrando na puberdade. Já trabalhamos a caracterização dos gêneros e agora propomos trabalhar as modificações que ocorrem nos corpos de meninos e meninas durante a adolescência.
Apresente aos alunos os recursos do Portal do Professor:
Corpo humano feminino: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10163/mulher.swf
Construa os fantoches com seus alunos ou peça a ajuda dos professores de artes, fantoches de dedos podem ser uma saída prática para esta atividade. Determine que aspectos da higiene cada equipe de dois a três alunos deverão abordar na peça. Delimite o tempo máximo de cada apresentação e ajude os alunos durante a preparação, principalmente em relação com o roteiro de suas peças.
Para finalizar, peça aos alunos para confeccionarem um panfleto (pode ser um papel sulfite dobrado ao meio), onde deverão colocar conteúdo e imagens procuradas na internet sobre os cuidados e respeito necessários com seu corpo e com o corpo dos colegas. Uma sugestão é buscar vídeos e tiras de quadrinhos que exemplifiquem e ajudem os alunos a se inspirarem nesta atividade.
Banho é bom – Castelo Rá-Tim-Búm: http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=E--uXHME7Fk&feature=related
Nome | Tipo |
---|---|
Conhecendo o mundo | Áudio |
Corpo humano feminino | Animação/simulação |
Corpo humano masculino | Animação/simulação |
Quatro estrelas 20 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/04/2011
Quatro estrelasgostei da aula ,achei uma boa idéia esclarecer o fato
20/09/2010
Quatro estrelasO TEMA SEXUALIDADE É INTERESSANTE E DESPERTA MUITO A ATENÇÃO DOS ALUNOS, MESMO QUE AINDA EXISTAM MUITOS TABUS. E QUANDO O PROFESSOR ABORDA COM CONVICÇÃO E DOMÍNIO, OS ALUNOS ADQUIREM CONFIANÇA E ABREM O JOGO E PROCURAM SANAR SUAS DUVIDAS. Escrevo isso porque tambem trabalho sexualidade. Parabéns professora Andrea pelo ótimo trabalho.
05/07/2010
Quatro estrelasEsta aula foi se desenvolvendo de acordo com o nível e a idade dos alunos. Se o professor trabalha o assunto com segurança, simplicidade, clareza e sinceridade os alunos se interessam pelo mesmo vão perdendo a timidez e aprendem com muita naturalidade. Parabéns pela exposição do conteúdo.
05/06/2010
Cinco estrelasa sugestão de aula está excelente rica em possibilidades de discussões, em recursos e cuidadosa com alunos e pais. Seria bom sugestões de refencial bibliografico para subsidiar os prof. que não possuem formação nessa àrea.
24/03/2010
Cinco estrelasUma aula diferenciada e com uma qualidade excelente
24/03/2010
Cinco estrelasgostei muito da aula ,pois ela é muito dinâmica e mexe muito com os alunos,sendo assim a participação de todos é fundamental,pois responde às perguntas que muitos têm em relação a sexualidade.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula , parabéns...
24/03/2010
Quatro estrelasOtimo
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula, gostei da maneira como ela conduziu a aula, parabéns Andréia precisamos de professores dinâmicos e criativos na educação.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela iniciativa. Falar de sexualidade para nossos alunos não é fácil, pois alguns adultos não se permite conhecer o próprio corpo, muito menos falar de assunto tão interessante para nossos alunos e as crianças acabam aprendendo de forma errada.
24/03/2010
Sem estrelasESTA AULA É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA, POIS ALGUNS PROFESSORES AINDA SENTEM-SE ANGUSTIADOS QUANDO O ASSUNTO É SEXUALIDADE. E ELA NOS MOSTRA FORMAS SIMPLES E AO MESMO TEMPO ATRATIVAS DE TRABALHAR O TEMA.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei demais da integração entre as diversas mídias
24/03/2010
Cinco estrelasAchei as orientações de como executar uma boa aula sobre educação sexual de como cuidar bem do corpo, como lidar com as diferenças entre meninos e meninas, as curiosidades em relação ao corpo muito bem orientado. Oprofessor poderá trabalhar com seus alunos seguro do que vai aplicar em sala de aula, fazendo com que os alunos possam ter o conhecimento necessário para acabar com os preconceitos que habita as cabeçinhas de nossas crianças e adolescentes. Excelente!!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns aos autores desta atividade! ela foi muito bem criada, com esta os alunos aprenderão muito mais e poderão sanar duvidas que muitas vezes os pais não esclarecem, e os professores ficarão bem mais a vontade para abordar um assunto que para muitos causa inibição e constrangimento.
24/03/2010
Cinco estrelasExelente sequência didática. Sugiro como complemento refletir com os alunos o que é "coisa de menino ou coisa de menina", no sentido de desmistificar concepções machistas e sexistas incorporadascuturalmente. Sugiro ainda o Filme "BillY Eliot" para ajudar na reflexão.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da sua aula, bastante dinâmica e interessante. Trabalhar com a questão da sexualidade requer do professor muito domínio e sensibilidade, pois se trata de um assunto carregado de preconceitos e tabus que devem ser trabalhados pela escola em parceria com a família. Parabéns pelo trabalho!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns,de extrema valia para quem quer trabalhar!Agradecemos a oportunidade pelas sugestões e recursos!
24/03/2010
Quatro estrelasAmei sua aula pois me abriu caminho para ministrar esse conteúdo com mais facilidade. Valeu!
24/03/2010
Cinco estrelasA aula abordou aspectos relevantes sobre as diferenças e modificações sexuais ocorridas entre meninas e meninos, apresentando-as de forma criativa e instrutiva com a utilização de meios que estimulam o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma o conteúdo foi elaborado com dinâmica e inovação, atingindo portanto, os objetivos esperados.
24/03/2010
Sem estrelasESTA AULA É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA, POIS ALGUNS PROFESSORES AINDA SENTEM-SE ANGUSTIADOS QUANDO O ASSUNTO É SEXUALIDADE. E ELA NOS MOSTRA FORMAS SIMPLES E AO MESMO TEMPO ATRATIVAS DE TRABALHAR O TEMA.
24/03/2010
Cinco estrelasPARABÉNS, ANDREA PELA INICIATIVA.GOSTEI MUITO DE SUA AULA,POIS ME AJUDOU BASTANTE COM O MEU PROJETO SOBRE SEXUALIDADE.
24/03/2010
Cinco estrelasOtima esta aula , parabéns andrea