28/05/2010
PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE
Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Com estas aulas os alunos poderão aprender que é muito importante saber escrever as palavras corretamente e que quando há dúvidas, devemos consultar o dicionário. Para dar exemplos de como é importante consultar dicionários, serão apresentadas algumas frases que trabalham com os conceitos de parônimos e homônimos.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
- Língua escrita (elaboração de textos);
- Interpretação de textos;
- Ortografia;
- Desenvolvimento da oralidade;
- Organização do trabalho em grupo.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática;
- Aula cooperativa e colaborativa.
Motivação
Para dar início às aulas, sugerimos que o professor converse com os alunos sobre a importância que há em saber escrever as palavras de maneira correta e, que para isso é necessário estear sempre lendo e escrevendo diferentes tipos de texto (Fig.1).
Figura 1 – Imagem de uma criança escrevendo
Disponível em: http://www.fototic.com.br/fotos/606_479e29a15a8a8/t247c7eff6c7506MELISSA_2.jpg
Acesso em: 13. Maio. 2010.
Com o objetivo de dar exemplos de como é importante conhecer o significado correto das palavras para que não haja prejuízos na interpretação de frases e textos, sugerimos que o professor apresente as duas frases abaixo aos alunos:
Frase 1) Meu peão sumiu, não sei onde o guardei!
Frase 2) O pião Zé ganhou mais um troféu no rodeio!
Observação: Sugerimos que haja na sala de aula dicionários para que os alunos possam fazer consultas.
Nesse momento, o professor deverá pedir que os alunos prestem bem atenção nas frases para que percebam se elas foram construídas corretamente, ou se há alguma falha... Para isso, poderão fazer consultas no dicionário das palavras contidas nas frases acima! Pode ser que os alunos não percebam, no primeiro momento, qual é a intenção da atividade, por isso, o professor, se necessário, poderá dizer que o erro está nas palavras “peão e pião”, no emprego destas frases em questão!
Feito isso, a próxima atividade poderá ser desenvolvida. Para isto, os alunos deverão ser divididos em duplas.
Atividade 1
Estando os alunos organizados em duplas, o professor deverá entregar para cada uma delas uma tira de papel (Fig. 2) com a escrita de duas palavras homônimas, que foi retirada do site abaixo (Fig. 3), mas podendo se utilizar de outra fonte para a construção destas. É importante que as duplas recebam palavras distintas umas das outras (das duplas). Após isto, o professor deverá pedir para que elaborem frases, usando-as de forma indevida (trocadas), como no exemplo da “Motivação”, de forma que prejudique o entendimento das mesmas.
Após a confecção das frases, as duplas deverão trocá-las entre si. Após isto, cada dupla deverá procurar no dicionário o significado das palavras usadas na frase que recebeu, para que, então, percebendo o emprego errôneo das palavras, façam a correção reescrevendo as frases de maneira correta. Assim, os alunos estarão elaborando frases e ainda consultando o dicionário, pois é muito importante, que desde as séries iniciais do Ensino Fundamental, os alunos tenham a oportunidade de aprender e fazer consultas no dicionário!
Link do site: http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/147186
Figura 2 – Imagem de um exemplo da tira de papel que o professor deverá entregar a cada dupla
Fonte: Retirada do site acima
Figura 3 – Imagem do site “Recanto das Letras/UOL”
Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/147186
Acesso em: 05. Maio. 2010.
Depois que as duplas receberem as frases, fazer a consulta no dicionário e apontar os erros, sugerimos que os alunos se sentem em roda para que possam conversar sobre a atividade – as facilidades e/ou dificuldades que sentiram nesta, e para que apresentem a frase que receberam, quais os erros e como elas deveriam ser escritas.
Dessa maneira, o professor poderá perceber se os alunos entenderam o propósito da atividade, se fizeram corretamente à consulta no dicionário, entre outros aspectos. Para a execução da próxima atividade, que também trabalha com a escrita correta das palavras e o uso do dicionário, sugerimos que as duplas se juntem a uma outra, formando um grupo de quatro integrantes.
Atividade 2
Para que possa haver um fechamento das aulas, sugerimos que o professor apresente aos alunos um texto, para que possam fazer a leitura e sua interpretação. Para que a interpretação seja a melhor possível, é importante que haja a compreensão do significado de todas as palavras.
Abaixo, encontra-se como sugestão a letra do Hino da Proclamação da República com algumas palavras destacadas (Fig. 4), para que os alunos pesquisem o significado dessas palavras no dicionário.
Link com a letra do Hino e sua história: http://www.brasilescola.com/historiab/hinodaproclamacaodarepublica.htm
Figura 4 – Imagem da letra do Hino da Proclamação da República com as palavras destacadas
Fonte: retirada do site acima.
Com o objetivo de fazer um fechamento das aulas, sugerimos que os alunos permaneçam em grupos de quatro integrantes para a execução da próxima atividade.
Atividade 3
Estando os alunos organizados em grupos de 4 participantes (junção de duas duplas), eles deverão efetuar pesquisas na Internet, buscando textos e imagens de placas (propaganda e anúncios) escritas erradamente, para que possam mostrar aos alunos da escola, por meio de um Mural que deverá ser exposto nos corredores desta (Fig. 5).
Sugerimos que cada grupo faça um cartaz contendo a imagem de no mínimo um exemplo de propaganda, anúncio, recado ou placa com a escrita de palavras erradas e que, logo abaixo ou ao lado de tal imagem, coloquem a escrita correta.
Figura 5 – Exemplo de uma atividade para a composição do Mural
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_RQtdvi2X76Y/Smcc4y6zVAI/AAAAAAAAGxM/HeAZCTKzPnI/s400/Placa+errada.gif
É importante que o professor esteja atento nesse momento das atividades, pois poderá ocorrer de que alguns alunos tenham dificuldade em encontrar qual é a palavra grafada errada em suas pesquisas, ajudando-os para que façam consultas no dicionário de forma a perceberem as palavras que foram escritas de modo incorreto e façam as correções necessárias. Ao visitar os sites sugeridos abaixo, os alunos deverão consultar o dicionário para que possam conhecer a grafia correta das palavras.
http://media.photobucket.com/image/imagens%20placas%20%20escritas%20errado/zolinale/placa.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_RQtdvi2X76Y/Smcc4y6zVAI/AAAAAAAAGxM/HeAZCTKzPnI/s400/Placa+errada.gif
http://2.bp.blogspot.com/_otGGG0rRTFU/SgbwiIJBDpI/AAAAAAAAABo/spQSqq7XL-o/s400/26112003placa.jpg
http://www.desenblogue.com/perolas/impressa/ampliada/chupeta.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_QV4l32bWuxE/R74_FGYbV3I/AAAAAAAAACI/DmCg0Mx1gfo/s320/placas%2Berradas.jpg
http://1.bp.blogspot.com/_wnptmfYcONw/Syqb5yY9XyI/AAAAAAAAAzw/Q6jiC51B_W8/s320/palavras_erradas.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_5IJWC8tXrzk/ShRLzoFpReI/AAAAAAAAAbI/mgjn2KqOr3M/s320/ewwew.bmp
Após a execução dessa atividade, sugerimos que os alunos conheçam as produções de seus colegas, para que possam trocar as experiências e também para que possam fazer, juntos, a confecção do Mural.
Depois que a atividade for terminada, sugerimos que o professor converse com os alunos sobre as atividades feitas durante as aulas, para que este possa saber se os alunos entenderam o propósito das atividades, o que acharam das mesmas e também para que ele (professor) possa fazer a avaliação dos alunos e das aulas.
Dica:
Em outra oportunidade, o professor poderá trabalhar com os alunos aulas publicadas no site do Portal do Professor que trabalham com a temática trabalhada nessas aulas - ortografia.
- Link da aula: “X ou CH” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1385
- Link da aula: “G ou J”: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1756
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância de saber escrever de maneira correta, bem como a importância de usar o dicionário sempre que necessário.
O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:
- Língua escrita (elaboração de textos);
- Interpretação de textos;
- Ortografia;
- Desenvolvimento da oralidade;
- Organização do trabalho em grupo.
Quatro estrelas 1 classificações
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12/07/2010
Quatro estrelasGOSTEI DA PROPOSTA DA AULA. ALÉM DE COMPLEMENTAR O QUE JÁ VENHO TRABALHANDO COM MEUS ALUNOS, VAI ME AUXILIAR, TAMBÉM, PARA FAZER UMA ADAPTAÇÃO NO TRABALHO QUE PRETENDO FAZER COM O 1º ANO DO ENS. MÉDIO POR BLOCOS AGORA NO SEGUNDO SEMESTRE. ALGO QUE USEI E DEU CERTO PARA TRABALHAR COM ELES, TAMBÉM, FOI UTLIZAR ALGUNS TRECHOS DE CONVERSAS DE SITES DE RELACIONAMENTOS COMO ORKUT, MSN ENTRE OUTROS, DANDO ÊNFASE À LINGUAGEM ESCRITA EXAGERADA QUE UTILIZAM. ELES TIVERAM QUE REESTRUTURÁ-LOS COM COERÊNCIA.