Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Escrevendo de maneira correta

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender que é muito importante saber escrever as palavras corretamente e que quando há dúvidas, devemos consultar o dicionário. Para dar exemplos de como é importante consultar dicionários, serão apresentadas algumas frases que trabalham com os conceitos de parônimos e homônimos.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

- Língua escrita (elaboração de textos);

- Interpretação de textos;

- Ortografia;

- Desenvolvimento da oralidade;

- Organização do trabalho em grupo.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática;

- Aula cooperativa e colaborativa.     

Motivação   

Para dar início às aulas, sugerimos que o professor converse com os alunos sobre a importância que há em saber escrever as palavras de maneira correta e, que para isso é necessário estear sempre lendo e escrevendo diferentes tipos de texto (Fig.1).

Figura 1 – Imagem de uma criança escrevendo

Disponível em: http://www.fototic.com.br/fotos/606_479e29a15a8a8/t247c7eff6c7506MELISSA_2.jpg 

Acesso em: 13. Maio. 2010.    

Com o objetivo de dar exemplos de como é importante conhecer o significado correto das palavras para que não haja prejuízos na interpretação de frases e textos, sugerimos que o professor apresente as duas frases abaixo aos alunos:     

Frase 1) Meu peão sumiu, não sei onde o guardei!

Frase 2) O pião Zé ganhou mais um troféu no rodeio!   

Observação: Sugerimos que haja na sala de aula dicionários para que os alunos possam fazer consultas.   

Nesse momento, o professor deverá pedir que os alunos prestem bem atenção nas frases para que percebam se elas foram construídas corretamente, ou se há alguma falha... Para isso, poderão fazer consultas no dicionário das palavras contidas nas frases acima! Pode ser que os alunos não percebam, no primeiro momento, qual é a intenção da atividade, por isso, o professor, se necessário, poderá dizer que o erro está nas palavras “peão e pião”, no emprego destas frases em questão!

Feito isso, a próxima atividade poderá ser desenvolvida. Para isto, os alunos deverão ser divididos em duplas.    

Atividade 1

Estando os alunos organizados em duplas, o professor deverá entregar para cada uma delas uma tira de papel (Fig. 2) com a escrita de duas palavras homônimas, que foi retirada do site abaixo (Fig. 3), mas podendo se utilizar de outra fonte para a construção destas. É importante que as duplas recebam palavras distintas umas das outras (das duplas). Após isto, o professor deverá pedir para que elaborem frases, usando-as de forma indevida (trocadas), como no exemplo da “Motivação”, de forma que prejudique o entendimento das mesmas.     

Após a confecção das frases, as duplas deverão trocá-las entre si. Após isto, cada dupla deverá procurar no dicionário o significado das palavras usadas na frase que recebeu, para que, então, percebendo o emprego errôneo das palavras, façam a correção reescrevendo as frases de maneira correta. Assim, os alunos estarão elaborando frases e ainda consultando o dicionário, pois é muito importante, que desde as séries iniciais do Ensino Fundamental, os alunos tenham a oportunidade de aprender e fazer consultas no dicionário!   

Link do site: http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/147186 

Figura 2 – Imagem de um exemplo da tira de papel que o professor deverá entregar a cada dupla

Fonte: Retirada do site acima

Figura 3 – Imagem do site “Recanto das Letras/UOL”

Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/147186  

Acesso em: 05. Maio. 2010.

Depois que as duplas receberem as frases, fazer a consulta no dicionário e apontar os erros, sugerimos que os alunos se sentem em roda para que possam conversar sobre a atividade – as facilidades e/ou dificuldades que sentiram nesta, e para que apresentem a frase que receberam, quais os erros e como elas deveriam ser escritas.

Dessa maneira, o professor poderá perceber se os alunos entenderam o propósito da atividade, se fizeram corretamente à consulta no dicionário, entre outros aspectos. Para a execução da próxima atividade, que também trabalha com a escrita correta das palavras e o uso do dicionário, sugerimos que as duplas se juntem a uma outra, formando um grupo de quatro integrantes.   

Atividade 2

Para que possa haver um fechamento das aulas, sugerimos que o professor apresente aos alunos um texto, para que possam fazer a leitura e sua interpretação. Para que a interpretação seja a melhor possível, é importante que haja a compreensão do significado de todas as palavras.

Abaixo, encontra-se como sugestão a letra do Hino da Proclamação da República com algumas palavras destacadas (Fig. 4), para que os alunos pesquisem o significado dessas palavras no dicionário.    

Link com a letra do Hino e sua história: http://www.brasilescola.com/historiab/hinodaproclamacaodarepublica.htm  

Figura 4 – Imagem da letra do Hino da Proclamação da República com as palavras destacadas    

Fonte: retirada do site acima. 

Com o objetivo de fazer um fechamento das aulas, sugerimos que os alunos permaneçam em grupos de quatro integrantes para a execução da próxima atividade.     

Atividade 3

Estando os alunos organizados em grupos de 4 participantes (junção de duas duplas), eles deverão efetuar pesquisas na Internet, buscando textos e imagens de placas (propaganda e anúncios) escritas erradamente, para que possam mostrar aos alunos da escola, por meio de um Mural que deverá ser exposto nos corredores desta (Fig. 5).  

Sugerimos que cada grupo faça um cartaz contendo a imagem de no mínimo um exemplo de propaganda, anúncio, recado ou placa com a escrita de palavras erradas e que, logo abaixo ou ao lado de tal imagem, coloquem a escrita correta.

Figura 5 – Exemplo de uma atividade para a composição do Mural

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_RQtdvi2X76Y/Smcc4y6zVAI/AAAAAAAAGxM/HeAZCTKzPnI/s400/Placa+errada.gif 

É importante que o professor esteja atento nesse momento das atividades, pois poderá ocorrer de que alguns alunos tenham dificuldade em encontrar qual é a palavra grafada errada em suas pesquisas, ajudando-os para que façam consultas no dicionário de forma a perceberem as palavras que foram escritas de modo incorreto e façam as correções necessárias. Ao visitar os sites sugeridos abaixo, os alunos deverão consultar o dicionário para que possam conhecer a grafia correta das palavras.    

http://media.photobucket.com/image/imagens%20placas%20%20escritas%20errado/zolinale/placa.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_RQtdvi2X76Y/Smcc4y6zVAI/AAAAAAAAGxM/HeAZCTKzPnI/s400/Placa+errada.gif

http://2.bp.blogspot.com/_otGGG0rRTFU/SgbwiIJBDpI/AAAAAAAAABo/spQSqq7XL-o/s400/26112003placa.jpg 

http://www.desenblogue.com/perolas/impressa/ampliada/chupeta.jpg 

http://4.bp.blogspot.com/_QV4l32bWuxE/R74_FGYbV3I/AAAAAAAAACI/DmCg0Mx1gfo/s320/placas%2Berradas.jpg

http://1.bp.blogspot.com/_wnptmfYcONw/Syqb5yY9XyI/AAAAAAAAAzw/Q6jiC51B_W8/s320/palavras_erradas.jpg 

http://2.bp.blogspot.com/_5IJWC8tXrzk/ShRLzoFpReI/AAAAAAAAAbI/mgjn2KqOr3M/s320/ewwew.bmp

Após a execução dessa atividade, sugerimos que os alunos conheçam as produções de seus colegas, para que possam trocar as experiências e também para que possam fazer, juntos, a confecção do Mural.

Depois que a atividade for terminada, sugerimos que o professor converse com os alunos sobre as atividades feitas durante as aulas, para que este possa saber se os alunos entenderam o propósito das atividades, o que acharam das mesmas e também para que ele (professor) possa fazer a avaliação dos alunos e das aulas.

Recursos Complementares

Dica:

Em outra oportunidade, o professor poderá trabalhar com os alunos aulas publicadas no site do Portal do Professor que trabalham com a temática trabalhada nessas aulas - ortografia.   

- Link da aula: “X ou CH”   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1385    

- Link da aula: “G ou J”:   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1756 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância de saber escrever de maneira correta, bem como a importância de usar o dicionário sempre que necessário.   

O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:

- Língua escrita (elaboração de textos);

- Interpretação de textos;

- Ortografia;

- Desenvolvimento da oralidade;

- Organização do trabalho em grupo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • SIMONE, COLÉGIO ESTADUAL JERÔNIMO FARIAS MARTINS , Paraná - disse:
    scbonato17@hotmail.com

    12/07/2010

    Quatro estrelas

    GOSTEI DA PROPOSTA DA AULA. ALÉM DE COMPLEMENTAR O QUE JÁ VENHO TRABALHANDO COM MEUS ALUNOS, VAI ME AUXILIAR, TAMBÉM, PARA FAZER UMA ADAPTAÇÃO NO TRABALHO QUE PRETENDO FAZER COM O 1º ANO DO ENS. MÉDIO POR BLOCOS AGORA NO SEGUNDO SEMESTRE. ALGO QUE USEI E DEU CERTO PARA TRABALHAR COM ELES, TAMBÉM, FOI UTLIZAR ALGUNS TRECHOS DE CONVERSAS DE SITES DE RELACIONAMENTOS COMO ORKUT, MSN ENTRE OUTROS, DANDO ÊNFASE À LINGUAGEM ESCRITA EXAGERADA QUE UTILIZAM. ELES TIVERAM QUE REESTRUTURÁ-LOS COM COERÊNCIA.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.