11/05/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Teatro: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Teatro: Canal |
Ensino Médio | Artes | Teatro: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Teatro: Contextualização |
Aula 01: Apresentando o problema
O professor deverá iniciar a aula apresentando à turma a temática a ser abordada: Desigualdade social, preconceito, racismo, cidadania, etc.
Para instigar os alunos sobre o tema sugerimos 2 vídeos:
http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=2932 Cida, uma mulher negra de quarenta anos, vai trabalhar para Maria, uma velha de oitenta anos, viúva e sem filhos, que é extremamente racista. A relação entre as duas mulheres começa tumultuada, com Maria tripudiando em cima de Cida por ela ser negra. Cida atura a tudo em silêncio, por precisar do dinheiro, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez. |
Atenção professor! Como o filme é longo (duração 22 min) para essa primeira etapa da aula utilize a primeira parte que vai até 11 min.
Após o vídeo inicie o debate com a turma. Sugerimos algumas questões para o debate: - preconceito racial - luta de classes - o jogo de xadrez (é um jogo que simula uma batalha e que privilegia a inteligência e a estratégia em detrimento da força física) - A troca: o suco de acerola pela aula sobre xadrez - A fala da personagem branca (patroa): Negro só serve para jogar futebol - Batalha entre negros e brancos - Duas mulheres de classe social diferente, etnias diferentes, culturas diferentes, com as mesmas dores e amarguras: a perda de um filho - O que significa a frase: "Quando o peão chega a última casa do tabuleiro ele pode se transformar em qualquer peça que já tenha saído do jogo. Percebi que apesar de eu ter nascido peão, não preciso ser peão a vida toda." |
Reflexo - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11038/reflexo.swf Este vídeo se inicia com uma pergunta. Cambito, o que é exclusão social? Ele responde dizendo que acha que isso é uma matéria vista na escola particular. O vídeo detalha a vontade do personagem de ter os mesmos diretos que a população de classe média.
|
Questões para discussão: - cenário: onde se passa o vídeo - enredo: do que se trata - personagem: características dos personagens - figurino dos personagens - qual é o sonho do personagem Cambito? - Quais direitos estão sendo violados? - O que representa a imagem do policial no final do filme ao entregar o livro ao cambito? - Esse filme tem relação com a realidade dos alunos? O que esse filme tem em relação com O Xadrez das cores? |
Agora o professor deverá questionar a turma se as histórias abordadas no vídeo estão longe da realidade do país, do estado, da cidade, do bairro, da comunidade onde vivem. Para enriquecer a discussão o professor deverá selecionar algumas reportagens que abordam essa temática, casos polêmicos para que a turma reflita e discuta.
Sugerimos o texto: Vale mais que um trocado publicado na revista Nova Escola, edição 221, abril de 2009. Disponível em:
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/vale-mais-trocado-432764.shtml?comments=yes
Cada aluno deverá fazer uma redação sobre o tema e relacioná-lo a sua realidade, isto é, se já foi alvo de algum preconceito, injustiça, discriminação, etc.
Aula 02:
Ao iniciar a aula o professor deverá solicitar aos alunos que apresentem para a turma as redações escritas na aula passada. Após as apresentações o professor deverá selecionar cinco textos que servirão de base para montagem de uma peça de teatro, vídeo, vídeoclip ou animação.
A turma será dividida em cinco grupos, cada grupo receberá um texto para fazer a adaptação. Para organizar a atividade sugerimos que cada equipe preencha a seguinte ficha e retorne para o professor:
Nome da Equipe: | |
Série: | Turma: |
( ) peça de teatro ( ) vídeo ( ) vídeoclip ( ) animação | |
Integrantes: |
|
Roteirista: | |
Diretor: | |
Cenógrafo: | |
Cinegrafista: | |
Figurinista: | |
Editor: | |
Sonoplasta: | |
Ilustrador: |
Agora defina com a turma as etapas do trabalho e as datas de apresentação. Defina também a duração de cada evento. (Sugestão: Teatro máx.15min, vídeoclip 2 a 4min, vídeo máx. 7 min, animação máx. 2 min)
Aulas |
Etapas |
1 | Pesquisa no laboratório de informática sobre as funções, roteiros, planos de câmera, ferramentas para edição, áudio, etc. |
1 | Adaptação do texto e criação do roteiro |
2 | Produção: personagem, figurino, cenário, etc. |
1 | Ensaio Geral |
1 | Finalização do material |
1 | Apresentação |
De posse dos textos e definida as funções é hora iniciar o trabalho.
Atenção professor! Oriente seus alunos sobre as possíveis adaptações do texto, a criação do roteiro, a definição dos personagens, cenários, interpretação, divisões de cena, plano de câmera, etc. Em Recursos Complementares sugerimos alguns sites que podem auxiliar na elaboração do trabalho, disponibilize para os alunos. Caso seja possível reserve o laboratório de informática para as equipes consultarem os sites.
Atenção professor! Incentive seus alunos para criação de blogs. A ferramenta estimula a escrita, reflexão, discussão sobre diversos temas, a articulação das idéias, o trabalho criativo, cooperativo e colaborativo. O aluno passa a ser mais ativo e reflexivo diante das informações. Para essa atividade os alunos poderão criar um Blog relatando o processo do trabalho, as descobertas, os bastidores do projeto, imagens, áudios, vídeos, etc. Sugerimos o blog: Blogger: http://www.blogger.com/home
Caso ele tenha dificuldades para utilizar a ferramenta indicamos o
tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf
Aula 03: Apresentação dos trabalhos
Atenção professor! Reserve um espaço na escola para apresentação dos trabalhos, organize um espaço para apresentação das peças e outro para os vídeos. Divulgue para a escola os horários das sessões.
Escolha entre os alunos um orador para fazer a leitura de cada redação antes da apresentação dos trabalhos.
Sugestão de Avaliação
Atenção Professor! Existem vários métodos para avaliar a turma que vão desde: prova objetiva; prova dissertativa; seminário; trabalho em grupo; debate; relatório individual; autoavaliação; e observação. Escolha o método que melhor adapta-se a turma e em especial ao aluno, pois cada indivíduo desenvolve-se de maneira diferente, e é importante que o professor esteja alerta para orientá-lo da melhor forma possível durante o processo de aprendizagem.
Consulte a reportagem sobre avaliação disponível no site
Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0138/aberto/mt_246908.shtml e
Nome | Tipo |
---|---|
Reflexo | Animação/simulação |
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/08/2013
Quatro estrelasMuito boa a aula, pena que o primeiro vídeo (o da Cida) , não se encontra disponível!
24/03/2010
Cinco estrelasSão de dicas como essas que nós professores precisamos. Obrigado e parabéns pela disponibilidade!!!
24/03/2010
Cinco estrelasAmei esta aula e acredito que esta discussão é importantíssima na sala de aula, até mesmo porque nos tempo atuais os casos de bulling vem crescendo nos diversos aspectos e estas discussões fazem com que os alunos criem um senso crítico e respeitem a diversidade, pois todos somos iguais perante Deus e não só perante a Lei humana. Parabéns....
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula por ser um assunto amplo e adequado para toda turma e não deixa nada a deseja quanto ao conteudo
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela criatividade! A aula é criativa e estimulante. Um tema muito sugestivo, que envolve cultura, relacionamento humano e, principalmente, cidadania.