19/05/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Situações urgentes no Brasil em relação aos direitos da criança |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Discutir sobre a relação de autoridade entre adultos e crianças
Identificar os direitos e deveres da criança
Refletir sobre seu comportamento na sociedade
O professor deverá trabalhar também os conteúdos propostos nas aulas: “A criança: entre a brincadeira e o trabalho infantil” e "Castigo Educa?".
Prática social inicial do conteúdo:
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre o ECA: quem conhece, o que significa e para que serve.
Durante a discussão, questione se eles conhecem seus direitos e deveres. Convide a turma a discutir sobre o tema.
Instrumentalização:
Aula 01:
Reúna a turma para fazer a leitura do gibi: A turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm Acesso em 10.05.2010
Atenção Professor! Caso seja possível, imprima um gibi para cada aluno, pois além deles utilizaram em outras aulas, é importante que tenham uma cópia sempre a mão para consultarem quando necessário. Para realizar essa atividade espalhe colchões pela sala de aula, para tornar o ambiente mais confortável, de modo que os alunos possam sentar ou deitar no chão para realizar as leituras.
Caso os alunos tenham acesso ao laboratório de informática, indicamos o recurso: http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/swf/revistaAnimada/ecalivro1/quadrinho.swf Acesso em 10.05.2010
Depois de concluírem a leitura, solicite que os alunos indiquem os pontos que mais chamaram sua atenção, se eles têm alguma dúvida, se há algum artigo que não está sendo respeitado, etc. Durante a discussão é importante que eles dêem exemplos de situações que ocorrem em casa, na família, na escola, etc.
Agora apresente o áudio: As aventuras de Julinha – Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21479 Acesso em 10.05.2010
Agora divida a turma em dois grupos: um grupo representará os pais e outro grupo representará os filhos. Eles vão ter que analisar a história narrada no áudio, se concordam ou não, o que tem que ser mudado, qual a solução para esse caso, quem tem razão: Julinha ou sua mãe?
Ao término da aula os alunos deverão anotar no caderno o que aprenderam com a aula, os pontos que mais chamou sua atenção, suas dúvidas, suas dificuldades, etc.
Aula 02:
O professor deverá apresentar o vídeo: Turma da Mônica em: Boas Maneiras – Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8&feature=player_embedded Acesso em 10.05.2010
O professor deverá questionar os alunos sobre o que eles entendem por boas maneiras, aproveite também para relembrar os direitos e deveres da criança abordados na aula anterior.
Convide a turma a elaborar uma lista sobre seus direitos e deveres na escola. Primeiro o professor poderá utilizar o quadro, enquanto os alunos vão discutindo e indicando as respostas o professor deverá anotar no quadro. Para que um direito ou um dever seja “validado” é importante que toda a turma esteja de acordo.
Após a conclusão da lista, a turma deverá ser dividida em dois grupos, cada grupo deverá elaborar um cartaz ilustrando os direitos e deveres.
O professor deverá colar esse cartaz na sala de aula em um ponto que seja visível a todos os alunos. Sempre que necessário deverá retornar a lista e discutir com a turma as mudanças.
Catarse:
Os alunos deverão criar uma história em quadrinhos ilustrando como era sua vida escolar antes de conhecer o ECA e elaborar as “regras” na escola e as mudanças que vieram depois, com a elaboração da lista. Indicamos o recurso Hagaquê para criar as histórias em quadrinho online: : http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ Acesso em 10.05.2010
Prática Social Final do Conteúdo:
Os alunos deverão apresentar suas histórias para turma e comentar as mudanças, se há necessidade de atualizar a lista, o que aprendeu com o conteúdo, se sua relação com os pais melhorou, suas dúvidas e dificuldades, etc.
Nome | Tipo |
---|---|
As Aventuras da Julinha 1 | Áudio |
ECA: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L8069.htm Acesso em 10.05.2010
História em quadrinhos: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ Acesso em 10.05.2010
Turma da Mônica em: Regras e exceções: http://www.youtube.com/watch?v=RRJAO24G-rs&feature=PlayList&p=240C1AA3FD8DB0C1&playnext_from=PL&playnext=1&index=5 Acesso em 10.05.2010
O professor deverá construir em conjunto com a turma os métodos de avaliação e os critérios a serem analisados. Dessa forma o aluno participa ativamente do seu processo de ensino e aprendizagem. Sugerimos alguns critérios de avaliação:
Quatro estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/10/2011
Cinco estrelasÉ muito bom contar com nossos direitos e muito melhor com os das crianças e adolescentes. com todos essea direitos. Quantas barbaridades estão acontecendo no mundo.
05/10/2011
Quatro estrelasÓtimo para trabalhar na semana do dia das crianças.
04/08/2011
Quatro estrelasAchei ótita as atividades e os temas abordados.Pois é de grande valia,está presente a todo momento de nosso cotidiano
07/05/2011
Cinco estrelasMUITO BOA A DINAMICA TA MUITO LEGAL
30/04/2011
Cinco estrelasExcelente! Me ajudou muito.
07/11/2010
Quatro estrelasAmei o assunto abordado. Estava precisando desse encadeamento para minha aula. Trabalho com alunos em que a faixa etária varia de 10 a 15 anos numa comunidade carente e um tema desse tem que ser muito bem trabalhado. Obrigada.
21/10/2010
Três estrelasamei a 1° aula, é muito legal, vou usa-la com prazer, adorei as fontes que vc disponibilizou...
15/10/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante sua proposta de trabalho, esta ultima semana trabalhei com meus alunos um texto "ser criança", e juntamente com este texto trabalhei a musica "É bom ser criança" de Toquinho, e esta sua proposta daria uma continuidade neste trabalho. Parabens pela proposta.