Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Kandinsky e a Música

 

23/04/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Analisar as associações que Kandinsky fazia entre suas composições visuais e seus estudos com música; fazer experimentações aliando música e artes visuais.
Duração das atividades
2 aulas de 50 min. cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Formas geométricas e teoria das cores.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01: Apresentando o artista e suas teorias

O professor deverá iniciar a aula apresentando à turma algumas imagens de Wassily Kandinsky, falando um pouco sobre a biografia do artista, mas principalmente sobre o início do abstracionismo em sua obra (meados de 1910). Seguem abaixo algumas obras que podem ser pertinentes à discussão:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1973/imagens/composicao_IV.jpg
Composição IV, 1910
Início do abstracionismo, mas ainda com alguns elementos reconhecíveis.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1973/imagens/transverse_lines.jpg
Linha Transversal, 1923
Estudos com linhas e planos, já apresentando alguma ligação com seus estudos em música.


Kandinsky considerava que em muitos aspectos a arte é semelhante à religião, inclusive ele escreveu um livro intitulado “Do Espiritual na Arte”, onde trata da arte como algo além da teoria e da prática, mas como uma experiência espiritual, tanto para o artista que realiza a obra, como para o espectador que aprecia esta obra.

Atenção Professor! Em Recursos Complementares indicamos alguns sites sobre a biografia de Kandinsky e sobre o músico Arnold Schönberg que influenciou o artista. O professor também pode fazer o cadastro gratuito no site http://www.lastfm.com.br/ para ouvir as músicas online. Caso seja possível, apresente para a turma as composições que influenciaram o artista.

Considerando que a música é a mais abstrata das artes, Kandinsky buscava interpretar nela elementos que pudessem ser transpostos para a pintura, então ele elabora escalas tonais, com base na música, para as formas e cores, onde o azul seria a cor mais grave e o amarelo a mais aguda, bem como o círculo seria a forma mais grave e o triângulo a forma mais aguda. Professor procure tratar desse conteúdo usando as imagens como apoio para a discussão, de forma que a turma possa fazer as analogias entre os sons e as imagens.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1973/imagens/sugestoes.gif

Atenção professor! Caso os alunos sintam dificuldades em relacionar as cores e as formas, relembre a teoria das cores (cores primárias, complementares, quentes e frias). Para isso sugerimos que os alunos explorem no laboratório de informática o recurso Cores http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10295/art_coresrived.swf


 

Aula 02: Contextualizando o conteúdo

A partir do conteúdo da aula anterior, o professor irá propor uma atividade individual que consistirá em trabalhar a visualidade de músicas que agradem ao aluno, estimulando o aluno a traduzir em elementos gráficos os aspectos que mais lhe interessam na música. Para isso usar tinta guache e papel A3.

Atenção Professor! Para essa atividade utilize música clássica para instigar os alunos a perceber as formas, as variações tonais, as escalas, etc.

Após o término da atividade, cada aluno deverá apresentar o seu trabalho à turma e falar das percepções em relação a obra, as sensações, as dificuldades, as formas e cores. Reserve um espaço na sala de aula e organize uma exposição com as obras.

Sugestão de Avaliação
Atenção Professor! Existem vários métodos para avaliar a turma que vão desde: prova objetiva; prova dissertativa; seminário; trabalho em grupo; debate; relatório individual; autoavaliação; e observação. Escolha o método que melhor adapta-se a turma e em especial ao aluno, pois cada indivíduo desenvolve-se de maneira diferente, e é importante que o professor esteja alerta para orientá-lo da melhor forma possível durante o processo de aprendizagem.
Consulte a reportagem sobre avaliação disponível no site Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0138/aberto/mt_246908.shtml e http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/Esp_024/aberto/ela-ajuda-orientar-aprendizagem-412708.shtml

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cores Animação/simulação
Recursos Complementares
Sugerimos a seguinte bibliografia de Kandinsky para preparar a aula: Kandinsky, W. Ponto e linha sobre plano. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. Kandinsky, W. Do espiritual na arte. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. E também uma abordagem mais voltada ao ensino da arte, proposta pela professora Cláudia Souza de Holleben www.artenaescola.org.br/pdf/OPONTOEALINHA.doc Biografia de Kandinsky: http://cultura.portaldomovimento.com/kandinsky.html Biografia de Kandinsky: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wassily_Kandinsky Arnold Schönberg músico que influenciou Kandinsky: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arnold_Schönberg
Avaliação
Ao apresentar a proposta de trabalho à turma é importante que o professor construa com a turma os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisarão desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor deverá incentivar a troca de idéias e as descobertas entre os alunos. É importante que os alunos participem das discussões e tomadas de decisões sobre os trabalhos, dessa forma desenvolverão autonomia e responsabilidade durante a elaboração do trabalho.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.