23/04/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Aula 01: Apresentando o artista e suas teorias
O professor deverá iniciar a aula apresentando à turma algumas imagens de Wassily Kandinsky, falando um pouco sobre a biografia do artista, mas principalmente sobre o início do abstracionismo em sua obra (meados de 1910). Seguem abaixo algumas obras que podem ser pertinentes à discussão:
Composição IV, 1910
Início do abstracionismo, mas ainda com alguns elementos reconhecíveis.
Linha Transversal, 1923
Estudos com linhas e planos, já apresentando alguma ligação com seus estudos em música.
Kandinsky considerava que em muitos aspectos a arte é semelhante à religião, inclusive ele escreveu um livro intitulado “Do Espiritual na Arte”, onde trata da arte como algo além da teoria e da prática, mas como uma experiência espiritual, tanto para o artista que realiza a obra, como para o espectador que aprecia esta obra.
Atenção Professor! Em Recursos Complementares indicamos alguns sites sobre a biografia de Kandinsky e sobre o músico Arnold Schönberg que influenciou o artista. O professor também pode fazer o cadastro gratuito no site http://www.lastfm.com.br/ para ouvir as músicas online. Caso seja possível, apresente para a turma as composições que influenciaram o artista.
Considerando que a música é a mais abstrata das artes, Kandinsky buscava interpretar nela elementos que pudessem ser transpostos para a pintura, então ele elabora escalas tonais, com base na música, para as formas e cores, onde o azul seria a cor mais grave e o amarelo a mais aguda, bem como o círculo seria a forma mais grave e o triângulo a forma mais aguda. Professor procure tratar desse conteúdo usando as imagens como apoio para a discussão, de forma que a turma possa fazer as analogias entre os sons e as imagens.
Atenção professor! Caso os alunos sintam dificuldades em relacionar as cores e as formas, relembre a teoria das cores (cores primárias, complementares, quentes e frias). Para isso sugerimos que os alunos explorem no laboratório de informática o recurso Cores http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10295/art_coresrived.swf
|
Aula 02: Contextualizando o conteúdo
A partir do conteúdo da aula anterior, o professor irá propor uma atividade individual que consistirá em trabalhar a visualidade de músicas que agradem ao aluno, estimulando o aluno a traduzir em elementos gráficos os aspectos que mais lhe interessam na música. Para isso usar tinta guache e papel A3.
Atenção Professor! Para essa atividade utilize música clássica para instigar os alunos a perceber as formas, as variações tonais, as escalas, etc.
Após o término da atividade, cada aluno deverá apresentar o seu trabalho à turma e falar das percepções em relação a obra, as sensações, as dificuldades, as formas e cores. Reserve um espaço na sala de aula e organize uma exposição com as obras.
Sugestão de Avaliação
Atenção Professor! Existem vários métodos para avaliar a turma que vão desde: prova objetiva; prova dissertativa; seminário; trabalho em grupo; debate; relatório individual; autoavaliação; e observação. Escolha o método que melhor adapta-se a turma e em especial ao aluno, pois cada indivíduo desenvolve-se de maneira diferente, e é importante que o professor esteja alerta para orientá-lo da melhor forma possível durante o processo de aprendizagem.
Consulte a reportagem sobre avaliação disponível no site Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0138/aberto/mt_246908.shtml e http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/Esp_024/aberto/ela-ajuda-orientar-aprendizagem-412708.shtml
Nome | Tipo |
---|---|
Cores | Animação/simulação |
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/11/2011
Cinco estrelasexcelente, parabéns.
28/07/2010
Cinco estrelasGostei muito da explicação, agora quero por em prática. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasAinda não testei a aula mas pela leitura do conteúdo é ótima
24/03/2010
Cinco estrelasmuito bom contrutivo.