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MÚSICA: Elementos de expressão e dinâmica – pianissimo a fortissimo

 

09/06/2010

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
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RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Música: Canal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Compreender e identificar diferentes intensidades na execução musical;

b) Conhecer a terminologia adequada a esta referência;

c) Interpretar uma música, modificando sua dinâmica (intensidade).

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É indicado, para um melhor aproveitamento da aula, que o aluno conheça o conceito de intensidade. Para mais informações, veja a aula:

"MÚSICA: Parâmetros do som 3 - intensidade"

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15576  

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

      Inicie a aula conversando com os alunos sobre as diversas entonações que usamos quando estamos falando. Crie uma situação hipotética e peça para dois deles a representarem dramaticamente. Por exemplo: dois motoristas muito estressados chegam juntos a uma vaga, descem de seus carros e começam a discutir asperamente, defendendo o direito de estacionar ali. Pergunte como foi o tom da voz dos personagens. Naquela situação, era natural a utilização de um tom de voz firme, intenso e com muito volume. Então, elabore outra situação para outros quatro (ou mais) alunos representarem: algumas pessoas estão contando um segredo para outras num cômodo de uma casa com muito receio de que outra pessoa possa ouvir. Pergunte como foi o tom da voz utilizado. Nessa situação foi necessário falar baixo, cochichando.

      Faça-os atentar para o fato de que, durante o dia, utilizamos várias intensidades de voz para diferentes situações. Explique que em Música isso também acontece. Dependendo da interpretação que queremos dar a um trecho musical, precisamos tocar nosso instrumento com mais ou menos força. E usamos termos específicos para nos referirmos a essas formas de executar a música. Quando queremos uma execução suave, com pouca intensidade, usamos o termo piano, que significa exatamente isso em italiano: calma, suavidade. Quando queremos uma execução com mais volume, mais intensidade, usamos o termo forte, que também é italiano, mas tem seu cognato em português.

      Explique que ambos os termos possuem variações para se referir ao grau de intensidade que se busca no momento da interpretação: pianissimo – muito fraco, muito suave, como um sussurro;  fortissimo – muito forte, tão forte quanto se possa tocar. Mostre que outra forma de se referir a esses termos é com abreviaturas: a letra p para piano e f para forte, podendo variar na quantidade de letras para se referir à intensidade. Assim, quanto maior o número de letras, maior o nível de piano (suavidade) ou de forte (força). Usa-se também a letra m antes das letras como abreviatura do termo mezzo (meio; não muito). Normalmente seguem a seguinte convenção:

ppp - molto pianissimo (muito suave)

pp - pianissimo

p - piano

mp - mezzo-piano (meio suave)

mf - mezzo-forte (meio forte)

f - forte

ff - fortissimo

fff - molto fortissimo (muito forte)

      Veja como se anota na partitura:

      Exemplo de trecho musical em forte:

http://www2.cpdl.org/wiki/images/sheet/brahms/brah104d.pdf 

      Exemplo de trecho musical em pianissimo:

     

http://www2.cpdl.org/wiki/images/2/26/Schumann_requiem-fuer-mignon.pdf 

Atividade 2

      Passe a uma atividade de performance e interpretação:

  1. Escolha junto com os alunos alguns exemplos musicais que eles conheçam bem - músicas que estejam fazendo ou que tenham feito sucesso recente na mídia, por exemplo.
  2. Divida a turma em grupos com cerca de quatro alunos.
  3. Escreva um trecho das letras das músicas em folhas de papel e peça para eles colocarem, em quatro momentos diferentes, os termos aprendidos em aula.
  4. Quando todos tiverem acabado, troque os papéis e peça para os grupos ensaiarem por alguns minutos o trecho designado a eles.
  5. Os grupos deverão apresentar suas interpretações das letras com as indicações de dinâmica aprendidas na aula. Se possível, grave para futuras audições.

Atividade 3

      Passe a uma atividade de audição analítica. Tome exemplos de músicas que tenham partes com diferentes intensidades e peça para os alunos procurarem os momentos em que isto ocorre. Se quiser, utilize os dois exemplos musicais que colocamos a seguir:

      A Sagração da Primavera:  I - Adoração da Terra (Igor Stravinsky) http://www.youtube.com/watch?v=-gZbMOq_Ge8      

      Nesta brilhante obra, Stravinsky explora a questão da dinâmica por diversas vezes. Pergunte aos alunos se a música tem a mesma intensidade do início ao fim ou se há variações. O que acontece no momento 2'46" ? E em 3'22" ? Que termos eles usariam para se referir a esses momentos da peça?   

      La donna è mobile (G. Verdi) - http://www.youtube.com/watch?v=yeE33-mE98c 

      Esta canção é parte de uma grande ópera chamada "Rigoletto". Com que dinâmica é cantada? O que acontece no momento 1'40''? Que termo eles colocariam na partitura para indicar essa interpretação?

      Peça para os alunos pesquisarem músicas que tenham diferenças de intensidade em suas interpretações e levarem na aula seguinte.

Recursos Complementares
Avaliação

      1. Na atividade 1 - os alunos compreenderam satisfatoriamente a relação entre a intensidade da interpretação e os termos escritos?

      2. Na atividade 2 - os sinais foram interpretados corretamente? Se não, que ações deveriam ser feitas para a interpretação melhorar?

      3. Na atividade 3 - os alunos identificaram as diferentes intensidades respondendo corretamente as perguntas?      

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