09/06/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
a) Compreender e identificar diferentes intensidades na execução musical;
b) Conhecer a terminologia adequada a esta referência;
c) Interpretar uma música, modificando sua dinâmica (intensidade).
É indicado, para um melhor aproveitamento da aula, que o aluno conheça o conceito de intensidade. Para mais informações, veja a aula:
"MÚSICA: Parâmetros do som 3 - intensidade"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15576
Atividade 1
Inicie a aula conversando com os alunos sobre as diversas entonações que usamos quando estamos falando. Crie uma situação hipotética e peça para dois deles a representarem dramaticamente. Por exemplo: dois motoristas muito estressados chegam juntos a uma vaga, descem de seus carros e começam a discutir asperamente, defendendo o direito de estacionar ali. Pergunte como foi o tom da voz dos personagens. Naquela situação, era natural a utilização de um tom de voz firme, intenso e com muito volume. Então, elabore outra situação para outros quatro (ou mais) alunos representarem: algumas pessoas estão contando um segredo para outras num cômodo de uma casa com muito receio de que outra pessoa possa ouvir. Pergunte como foi o tom da voz utilizado. Nessa situação foi necessário falar baixo, cochichando.
Faça-os atentar para o fato de que, durante o dia, utilizamos várias intensidades de voz para diferentes situações. Explique que em Música isso também acontece. Dependendo da interpretação que queremos dar a um trecho musical, precisamos tocar nosso instrumento com mais ou menos força. E usamos termos específicos para nos referirmos a essas formas de executar a música. Quando queremos uma execução suave, com pouca intensidade, usamos o termo piano, que significa exatamente isso em italiano: calma, suavidade. Quando queremos uma execução com mais volume, mais intensidade, usamos o termo forte, que também é italiano, mas tem seu cognato em português.
Explique que ambos os termos possuem variações para se referir ao grau de intensidade que se busca no momento da interpretação: pianissimo – muito fraco, muito suave, como um sussurro; fortissimo – muito forte, tão forte quanto se possa tocar. Mostre que outra forma de se referir a esses termos é com abreviaturas: a letra p para piano e f para forte, podendo variar na quantidade de letras para se referir à intensidade. Assim, quanto maior o número de letras, maior o nível de piano (suavidade) ou de forte (força). Usa-se também a letra m antes das letras como abreviatura do termo mezzo (meio; não muito). Normalmente seguem a seguinte convenção:
ppp - molto pianissimo (muito suave)
pp - pianissimo
p - piano
mp - mezzo-piano (meio suave)
mf - mezzo-forte (meio forte)
f - forte
ff - fortissimo
fff - molto fortissimo (muito forte)
Veja como se anota na partitura:
Exemplo de trecho musical em forte:
http://www2.cpdl.org/wiki/images/sheet/brahms/brah104d.pdf
Exemplo de trecho musical em pianissimo:
http://www2.cpdl.org/wiki/images/2/26/Schumann_requiem-fuer-mignon.pdf
Atividade 2
Passe a uma atividade de performance e interpretação:
Atividade 3
Passe a uma atividade de audição analítica. Tome exemplos de músicas que tenham partes com diferentes intensidades e peça para os alunos procurarem os momentos em que isto ocorre. Se quiser, utilize os dois exemplos musicais que colocamos a seguir:
A Sagração da Primavera: I - Adoração da Terra (Igor Stravinsky) http://www.youtube.com/watch?v=-gZbMOq_Ge8
Nesta brilhante obra, Stravinsky explora a questão da dinâmica por diversas vezes. Pergunte aos alunos se a música tem a mesma intensidade do início ao fim ou se há variações. O que acontece no momento 2'46" ? E em 3'22" ? Que termos eles usariam para se referir a esses momentos da peça?
La donna è mobile (G. Verdi) - http://www.youtube.com/watch?v=yeE33-mE98c
Esta canção é parte de uma grande ópera chamada "Rigoletto". Com que dinâmica é cantada? O que acontece no momento 1'40''? Que termo eles colocariam na partitura para indicar essa interpretação?
Peça para os alunos pesquisarem músicas que tenham diferenças de intensidade em suas interpretações e levarem na aula seguinte.
Dinâmica musical na wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Din%C3%A2mica_musical
1. Na atividade 1 - os alunos compreenderam satisfatoriamente a relação entre a intensidade da interpretação e os termos escritos?
2. Na atividade 2 - os sinais foram interpretados corretamente? Se não, que ações deveriam ser feitas para a interpretação melhorar?
3. Na atividade 3 - os alunos identificaram as diferentes intensidades respondendo corretamente as perguntas?
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23/07/2011
Quatro estrelasGostei muito deste site. Estou fazendo aula de música a 2 meses e com certeza este site vai me ajudar muito