Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Decifrando o sistema de numeração decimal e o cálculo mental

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (coordenação)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aplicar o conceito de sistema de numeração decimal e a sua representação na forma de dezenas e unidades. Desenvolver o cálculo mental. Trabalhar em grupos e desenvolver argumentos no processo de decisão coletiva.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante conhecer as estratégias utilizadas pelos alunos para a solução de adições. A organização das duplas de trabalho deve ocorrer a partir do que já sabem e dos avanços que podem provocar nos saberes dos colegas.
Estratégias e recursos da aula

 

A habilidade de  cálculo mental  envolve o conhecimento da estrutura do número, de suas possibilidades de composição e decomposição, bem como o significado da representação numérica, que se associa ao sistema de base decimal e ao valor posicional. Assim, cabe à escola explorar situações que promovem a desestabilização das hipóteses dos alunos quanto a estrutura do número e os desafiem a articular tudo o que já sabem sobre o sistema de numeração decimal.

1. Explorando o conceito da base de troca e o valor posicional do numeral:

Disponha papéis quadriculados para que cada aluno recorte 9 quadradinhos e 9 tiras com 10 quadradinhos cada:

 

 

 

                   

 

 Definam um critério para decidir quem começa  a jogar (quem tirar o número maior no dado, quem faz aniversário primeiro, etc.). O jogador  deve lançar um dado e pegar a quantidade de  quadradinhos correspondente. Quando o jogador conseguir  dez quadradinhos (ou mais) deve trocá-los por uma tira. Vence o jogador que conseguir primeiro nove tiras e nove quadradinhos (9 dezenas e nove unidades, ou seja, 99 pontos).
 

A cada rodada, peça que os alunos anotem o valor somado.

2. Conversando sobre o jogo:

Organize a turma em um  círculo e questione: Como foi jogar? Todos respeitaram as regras? Como poderiam melhorar ou aumentar os desafios nesse jogo? Fazê-los pensar e comentar sobre o processo contribui para a organização do conhecimento construído.
 

3. Explorando o cálculo mental:

Em nosso dia a dia, ao fazermos contas, usamos a calculadora, estimamos o resultado, fazemos o cálculo mentalmente ou fazemos a conta “armada”. Na escola o recurso mais utilizado ainda é a “conta armada”, esquecendo-se que o cálculo mental é uma importante estratégia que explicita as propriedades dos números e das operações. É pelo cálculo mental que os alunos percebem as propriedades associativa (somar a dezena com dezena e a unidade com unidade) e de decomposição ( 70 = 50 +20, por exemplo).

É preciso mais que provocar cálculos mentais! É preciso oportunizar a socialização das estratégias dos cálculos mentais, observando-se , por exemplo, que podem contar os pontos dos dados de 1 em 1, começar a contar a partir de um número conhecido, usar o cálculo de memória, calcular primeiro as dezenas e depois as unidades e finalmente somar tudo, ou ainda, usar o arredondamento e somar ou subtrair diferenças. Essas estratégias denotam a compreensão da composição e decomposição .

O jogo                    Unidades, decenas disponível no Portal do Professor é uma animação com dois dados e um quadro com os números de 1 a 99.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1975/imagens/unidades1.jpg

O dado com traços vermelhos representa as dezenas e o azul com círculos pretos representa as unidades. Os jogadores são representados por um circulo azul e um quadrado vermelho.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1975/imagens/unidades2.jpg

Clica-se em “Tirada” para sortear os dados. O jogador deve clicar sobre o numeral correspondente ao sorteado no quadro de 1 a 99. Joga-se novamente e o valor sorteado deve ser somado ao anterior, clicando-se sobre o resultado. Se o jogador errar o resultado, o outro deve jogar. É considerado vencedor aquele que ultrapassar o 99 primeiro.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1975/imagens/unidades4.jpg

Orientação didática:

Leve seus alunos à sala de informática de sua escola e organize quartetos para o jogo. Proponha que joguem em duplas e entrem em um consenso para clicar sobre o resultado. Com essa organização da atividade você provocará o aluno a apresentar suas estratégias de cálculo mental para seu parceiro antes de clicarem sobre o resultado!

 Ao final, organize o grupo em círculo e retome as questões já abordadas no primeiro jogo (Como foi jogar? Todos respeitaram as regras? Como poderiam melhorar ou aumentar os desafios nesse jogo? ). Peça também que alguns alunos compartilhem estratégias de cálculo mental lançando algumas contas para exemplificar. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Unidades, decenas Animação/simulação
Recursos Complementares
Conheça outros materiais de apoio para a construção do número e o cálculo em http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat01038041/webfolios/grupo6/naturais/apoio.html
Avaliação
Acompanhe as jogadas para verificar as estratégias de cálculo mental utilizadas. Organize outras rodadas, mudando as duplas de alunos para provocar a troca de informações e a construção de novas estratégias.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Edmilton Santana, Secretaria de Educação , Sergipe - disse:
    edmiltonsantana@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Essa estratégia de induzir os alunos para a descoberta dos cálculos mentais é muito eficiente, pois muitos deles já usam no dia-a-dia com as atividades comerciais de vender picolés, geladinhos ou outros ingredientes. Essa maneira de passar o conteúdo através dos jogos é bastante eficaz uma vez que aprimorará as quatro operações e de maneira que não os leve a decorar, mas brincando com os números. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.