18/05/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Aula 1
Atividade
O professor colocará os alunos em grupo, em um laboratório de informática ou em uma sala com recurso de data show e internet, para acessarem o site, lerem o texto e fazerem as atividades seguindo o roteiro abaixo:
http://educaterra.terra.com.br/literatura/temadomes/2003/04/11/002.htm
Roteiro:
a- O que é o gênero épico?
b- Quais são os elementos essenciais desse gênero narrativo?
c- Qual o objetivo do autor ao escrever um poema épico?
d- Quais foram os principais modelos de epopeias que se tornaram insuperáveis e que surgiram na Grécia por volta dos séculos VIII e IX a.C.?
e- Por que estas obras eram metrificadas?
f- Qual foi a última grande manifestação de poesia épica no Ocidente e que veio à luz em 1572?
g- Na opinião do grupo, por que estudar este gênero?
Depois de lido o texto, o professor deverá solicitar que, com base no que os alunos leram, formulem respostas pessoais para as perguntas e as entreguem para correção. Antes, porém, trocarão as respostas entre os grupos.
Aula 2
Atividade 1
O professor utilizará novamente o laboratório de informática ou a sala com recurso de data show e internet. Indicará os sites abaixo para que os alunos os assistam e conheçam sobre Camões e Os Lusíadas. Antes de assistirem ao vídeo, o professor deverá entregar cópia do roteiro abaixo para que eles se atentem para:
http://www.youtube.com/watch?v=WMkp3j7Mqxw&feature=related
Roteiro:
1- Qual a origem de Camões?
2- Camões, durante sua vida, envolveu-se em muitos desacatos. Cite um que lhe deu sérios problemas.
3- Por que foi voluntário na guerra na África? Qual foi sua sequela?
4- Em um naufrágio, perdeu sua amada , mas salvou um grande tesouro? Dida o que sabe sobre ele.
5- Cite o título de um poema lírico de Camões.
http://www.youtube.com/watch?v=Xtv0VD676Wo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=EDNaAxCWu6g&feature=related
Roteiro para acompanhar os trabalhos dos dois sites acima:
1- Os europeus buscavam especiarias (cravo, canela...) viajando por terra. O que fez os portugueses terem que procurar um caminho marítimo para as Índias?
2- Pense: Isso foi bom ou ruim para os portugueses?
3- O que pode ser observado na configuração dos mapas?
4- O que diz a letra da música de fundo?
Depois, em círculo, o professor proporá a socialização do que assistiram. Deverá fazer uso dos roteiros para a discussão oral.
Atividade 2
Na sequência, o professor deverá solicitar que os estudantes leiam silenciosamente, para discussão em sala, o resumo do episódio de "O Adamastor e o texto completo de O Adamastor" nos sites abaixo: Os alunos poderão ir anotando em um caderno ou salvando em um arquivo partes importantes do texto.
(Resumo do canto)
http://www.marportugues.hpg.ig.com.br/lusiadas4.htm
(Canto V do verso 37 a 60)
Aula 3
Atividade
O professor deverá colocar os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos para discussão do que leram. Em seguida, pedirá que acessem o site
http://rosabe.sites.uol.com.br/versificacao1.htm para terem as primeiras noções de versificação.
Importante: Professor, não é possível mostrar a grandeza da obra de Camões sem dar algumas noções de versificação. Do conteúdo do site é preciso abordar: o que é verso, estrofe, métrica, escansão, verso decassílabo e rimas. Essas noções exploradas em atividades conjuntas com o professor serão suficientes para os alunos. Após a exploração dos principais aspectos, o professor passará à prática, apresentando-lhes o verso 37 para análise da estrutura composicional.
Professor, o site http://rosabe.sites.uol.com.br/versificacao1.htm poderá esclarecer todas as suas dúvidas, caso você as tenha.
Na sequência, o docente deverá solicitar aos alunos que façam os exercícios abaixo.
Exercício 1- Fazer a contagem de versos que compõem a estrofe, fazer a escansão para conhecer o número de sílabas métricas, observar as rimas para classificá-las.
Junto com os alunos, o professor fará a análise das estrofes 38 e 39 do episódio de O Adamastor (Os Lusíadas, Canto V, 37 e 38).
"Pó/ rém/ já/ cin/co/sóis/ e/ ram/ pa/ssa/dos 10 sílabas métricas Quanto à rima A
Que/ da/li /nos/ par/tí/ra/mos,/ cor/tan/do 10 sílabas métricas B
Os/ ma/res/ nun/ca/ dou/trem/ na/ve/ga/dos, 10 sílabas métricas A
Pros/pe/ra/men/te os/ ven/tos/ a/sso/pran/do, 10 sílabas métricas B
Quan/do u/ma/ noi/te es/tan/do/ des/cui/da/dos, 10 sílabas métricas A
Na/ cor/ta/do/ra/ pro/a/ vi/gi/na/do, 10 sílabas métricas B
U/ma/ nu/vem/ que os/ a/res/ es/cu/re/ce 10 sílabas métricas C
So/bre/ no/ssas/ ca/be/ças/ a/pa/re/ce. 10 sílabas métricas C
O professor deverá explicar que, da análise da estrutura composicional da estrofe 37, pode-se concluir que:
a- todos os versos são decassilábicos
b- São 8 os versos
c- Os versos são decassílabos
d- O esquema das rimas é ABABABCC
Exercício 2-
O professor deverá deixar que os alunos façam sozinhos, acompanhando-os de perto, orientando-os nas carteiras e esclarecendo dúvidas.
"Tão temerosa vinha e carregada,
Que pôs nos corações um grande medo;
Bramindo o negro mar, de longe brada
Como se desse em vão nalgum rochedo.
— "Ó Potestade, disse, sublimada!
Que ameaço divino, ou que segredo
Este clima e este mar nos apresenta,
Que mor cousa parece que tormenta?"
Repetir o que foi feito no exercício 1.
Aula 4
Atividade
O professor deverá dividir a turma em seis grupos, entregará para cada grupo o título de uma das epopéias mais importantes escritas no Brasil, com seus respectivos sites disponibilizados abaixo. Distribuirá também um roteiro (xerocado) para que os alunos, ao lerem o poema, no site, possam executar as tarefas propostas abaixo.
Importante: Professor, oriente os alunos a não se prenderem às palavras difíceis, mas a fazerem um esforço para irem resumindo, aos poucos, a narrativa e irem avançando. Oriente-os também a acessarem outros sites que possam ajudá-los na leitura da obra. Para isso, eles se dirigirão ao nome da epopéia e autor.
Roteiro:
1- Como vocês sabem, o gênero épico é uma narrativa e, como tal, apresenta os elementos essenciais: narrador, personagens, tempo, espaço, história. Com base no texto lido, completem o esquema.
- Narrador: Quem narra a história?
- Personagens: Quais os principais personagens?
- Tempo: Quando se passa esta história?
- Espaço: Onde?
- História: (Também chamada de argumento, urdidura, intriga ou trama).Resumo.
2- Respondam:
O vocabulário usado pelo autor do texto lido pelo grupo ofereceu dificuldade para a compreensão do enredo? Explique.
3- O professor deverá solicitar aos alunos que apresentem seus trabalhos para a classe. Cada aluno poderá ficar com um item, por exemplo.
Título dos textos:
1-Eustáquidos, de Santa Maria Itaparica
2- O Uraguai, de Basílio da Gama,
3-Vila Rica, de Cláudio Manuel da Costa
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/v/vila_rica
4- Confederação dos Tamoios, de Gonçalves de Magalhães
http://www.mundocultural.com.br/index.asp?url=
http://www.mundocultural.com.br/literatura1/romantismo/gmagalhaes.htm
5-Os Timbiras, de Gonçalves Dias
http://www.sacocheio.com/livros-gratis/goncalves-dias-os-timbiras.pdf
http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=
6- A Invenção de Orfeu, de " Jorge de Lima
http://leaoramos.blogspot.com/2007/08/em-inveno-de-orfeu-jorge-de-lima-pede.html
Sugestão de leituras para o professor:
Prosopopéia, de Bento Teixeira
http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/prosopopeia.html
Caramuru, de "Santa Rita Durão
http://www.jayrus.art.br/Apostilas/LiteraturaBrasileira/ArcadisPreromant/O_CARAMURU_DURAO.htm
Martim Cererê, de Cassiano Ricardo
http://www.coladaweb.com/resumos/martim-cerere-cassiano-ricardo
http://www.youtube.com/watch?v=ILFKeCQ3XoI&feature=related
O caçador de Esmeraldas, de Olavo Bilac
http://www.biblio.com.br/conteudo/OlavoBilac/ocacadordeesmeraldas.htm
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/09/2012
Cinco estrelasExcelente proposta. Permite que o aluno conheça o objeto da aula de maneira plena, por meio do desenvolvimento das quatro habilidades: ler, escrever, ouvir e falar. Os textos são bons, e a variedade de gêneros textuais da propostas é muito adequada para os objetivos colocados.
02/05/2012
Cinco estrelasoi a sua prova me ajudou mais eu tenho uma perguta eu queria saber aonde posso achar poesias épicas de luis vaz de camoes da net me ajuda porfavor preciso disso para amanha ou ate sexta feira me manda um email. obrigado!
02/05/2011
Cinco estrelasÓtimo trabalho. Ajudou-me numa pesquia que realizando sobre o genero épico.
23/05/2010
Cinco estrelasexcelente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! aula