19/06/2009
Mary Grace Martins (coordenação)
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
A palavra peso em Física tem uma conotação diferente daquela que usamos cotidianamente. Do ponto de vista da Física, quando dizemos " eu peso 60kg" , estamos cometendo uma confusão entre duas grandezas: a massa e o peso. A experiência dos astronautas ilustra bem essa diferença entre peso e massa.
Instigue seus alunos a pensarem!
Peça que em grupos busquem em uma explicação para a saída que Garfield encontrou para “pesar” menos:
Socializem as idéias e agrupem “explicações” semelhantes. Façam uma síntese, criando assim, a lista de hipóteses da turma.
Ainda em grupos, na sala de informática explorem a animação
O que a atividade exigirá de você e seus alunos?
Cada aluno precisará preencher seus dados para o cálculo do peso. Durante a atividade deverão observar a mudança no valor de seu peso, de acordo com a força da gravidade do planeta escolhido. Eles verão que o valor digitado inicialmente como “peso marcado pela balança” aparecerá no campo “massa”.
Por exemplo:
O aluno só conseguirá “voltar da viagem” se conseguir calcular seu peso no planeta em que estiver. Para isso, terão que descobrir a lógica do cálculo do peso! Não dê respostas prontas! Estimule que explorem os links para saber mais e tirar dúvidas, que observem a tela de cálculo do peso na Terra, etc.
Faça-os quebrar a cabeça!
Depois que os grupos explorarem a viagem para diferentes planetas , organize a turma em um círculo e peça que comentem o que descobriram sobre Massa, Peso e Gravidade.
Organize o conhecimento construído sobre os conceitos envolvidos
Proponha uma pesquisa em livros, dicionários e na Internet sobre esses conceitos. Lembre seus alunos que devem sempre citar as fontes e comparar as informações encontradas, checando semelhanças e incoerências.
Após as pesquisas, voltem às hipóteses explicativas elaboradas pela turma para a resposta de Garfield, verificando aquelas que mais se aproximaram da teoria.
Finalmente, elaborem coletivamente um texto explicativo para a alternativa encontrada por Garfield, usando os conceitos de massa, peso e gravidade.
Nome | Tipo |
---|---|
Por que coisas e pessoas têm peso? | Animação/simulação |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!