Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Explorando os conceitos de massa, peso e gravidade

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (coordenação)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conceituar massa, peso e gravidade. Aplicar conceitos de física em exemplos e explicações. Trabalhar em grupo para elaboração de hipóteses e explicações.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para iniciar a sequência de atividades, estimule que seus alunos falem o que sabem sobre gravidade e gravitação.
Estratégias e recursos da aula

A palavra peso em Física tem uma conotação diferente daquela que usamos cotidianamente. Do ponto de vista da Física, quando dizemos " eu peso 60kg" , estamos cometendo uma confusão entre duas grandezas: a massa e o peso. A experiência dos astronautas  ilustra bem essa diferença entre peso e massa.
 

Instigue seus alunos a pensarem!

 

 

 Peça que em grupos busquem em uma explicação para a saída que Garfield encontrou para “pesar” menos:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1977/imagens/garfieldpeso.png

 

Fonte: http://futebol.incubadora.fapesp.br/portal/conceitos/For_c3_a7aDeGravidadePeso


Socializem as idéias e agrupem “explicações” semelhantes. Façam uma síntese, criando assim, a lista de hipóteses da turma.


Ainda em grupos, na sala de informática explorem a animação

 

Por que coisas e pessoas têm peso? disponível no Portal do Professor.  Peça que, durante a exploração da atividade, elaborem um conceito para:
• massa
• peso
• gravidade

Descrição dessa atividade:
“O aluno terá oportunidade, a bordo de uma cápsula espacial, ser teletransportado para a Lua e para os planetas do Sistema Solar e comparar os valores de seu peso nos diferentes locais. Em cada um dos planetas, de massas e tamanhos diferentes entre si, dado o valor da gravidade correspondente, o aluno calcula o seu próprio peso.” Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17561/Peso/OA/fis1_ativ1.swf
 

O que a atividade exigirá de você e seus alunos?

Cada aluno precisará preencher seus dados para o cálculo do peso. Durante a atividade deverão observar a mudança no valor de seu peso, de acordo com a força da gravidade do planeta escolhido. Eles verão que o valor digitado inicialmente como “peso marcado pela balança” aparecerá no campo “massa”.
Por exemplo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1977/imagens/tela1.jpg

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1977/imagens/tela2.jpg
 

O aluno só conseguirá “voltar da viagem” se conseguir calcular seu peso no planeta em que estiver. Para isso, terão que descobrir a lógica do cálculo do peso! Não dê respostas prontas! Estimule que explorem os links para saber mais e tirar dúvidas, que observem a tela de cálculo do peso na Terra, etc.

Faça-os quebrar a cabeça!


Depois que os grupos explorarem a viagem para diferentes planetas , organize a turma em um círculo e peça que comentem o que descobriram sobre Massa, Peso e Gravidade.


Organize o conhecimento construído sobre os conceitos envolvidos

Proponha uma pesquisa em livros, dicionários e na Internet sobre esses conceitos. Lembre seus alunos que devem sempre citar as fontes e comparar as informações encontradas, checando semelhanças e incoerências.
 

Após as pesquisas, voltem às hipóteses explicativas elaboradas pela turma para a resposta de Garfield, verificando aquelas que mais se aproximaram da teoria.

Finalmente, elaborem coletivamente um texto explicativo para a alternativa encontrada por Garfield, usando os conceitos de massa, peso e gravidade.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Por que coisas e pessoas têm peso? Animação/simulação
Recursos Complementares
Consulte a revista Física na Escola disponível em http://www.sbfisica.org.br/fne/
Avaliação
Verifique se ocorreram avanços nas explicações dos alunos antes e depois da atividade com a animação. Observe a capacidade de síntese e a utilização de conceitos para elaboração das explicações. Ao elaborarem a explicação final para a resposta de Garfield, observe se os conceitos abordados foram, de fato, compreendidos: conseguem explicá-lo com as próprias palavras ou recorrem a definição memorizada?
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.