Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dança: expressão do SER humano

 

21/06/2010

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a dança como forma da expressão dos anseios do ser humano; investigar como as danças folclóricas exprimem a identidade de diferentes povos e regiões, especialmente no Brasil.

Duração das atividades
60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito básico de dança; conceito de folclore; a aula “Diferentes aspectos culturais da dança” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7165   (acesso em 19/05/2010)

Estratégias e recursos da aula

Espaço: sala de dança, quadra ou pátio grande.

Materiais: aparelho de som, aparelho de DVD, CD’s com diversas músicas.

Atividade 1

Apresentar diversos vídeos de diferentes danças. Posteriormente, fazer uma discussão com a turma com base no que foi apreciado nos vídeos levantando a seguinte questão: o que as pessoas demonstraram em cada uma daquelas danças?

http://www.youtube.com/watch?v=WsKRYCYdsXQ  (acesso em 19/05/2010)

(alegria/comemoração)

http://www.youtube.com/watch?v=LNPqmgv5aUE&feature=related  (acesso em 19/05/2010)

(sedução: a dança do ventre é utilizada no oriente como forma das mulheres atraírem seus maridos)

http://www.youtube.com/watch?v=grw5eMQGz84  (acesso em 19/05/2010)

(religião/adoração)

Atividade 2

Colocar no aparelho de som diferentes estilos de música e deixar os alunos dançando livremente. Após a vivência, questioná-los: O que vocês sentiram ao dançar cada uma dessas músicas?

Site de músicas:

http://www.planetamusicas.com/  (acesso em 19/05/2010).

Em seguida, aplicar o teste contido em:  http://www.corporalacademiadedanca.com.br/ para que os alunos analisem, de maneira superficial, qual o estilo de dança que mais combina com a personalidade deles. (acesso em 19/05/2010).

Atividade 3

Reunir a turma e realizar um debate a respeito das danças folclóricas brasileiras citadas nos sites abaixo:

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/dancas_folcloricas.htm  (acesso em 19/05/2010)

http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/musicalizacao/folcloricas.htm  (acesso em 19/05/2010)

http://www.brasilchannel.com.br/brasil/index.asp?area=folclore  (acesso em 19/05/2010)

Relacionar algumas dessas danças com a identidade cultural dos povos que as originaram e com nosso país. Em seguida, pedir que cada aluno demonstre um movimento de dança conhecido por ele dentre as que foram citadas no debate.

Recursos Complementares

Mais sobre danças folclóricas brasileiras em:

http://www.emdiv.com.br/pt/arte/enciclopediadaarte/1059-dancas-folcloricas-brasileiras.html   (acesso em 19/05/2010)

Avaliação

Pesquisar danças típicas/populares de outros países, relacionando-as com a cultura da região de origem.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.