30/11/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Compreender a dança enquanto meio de expressão corporal; identificar as danças pertencentes à cultura brasileira.
Espaço: nem restrito, nem amplo, o suficiente para ser realizada a prática da dança.
Materiais: aparelho de som, CD, televisão e DVD.
Detectando os objetivos da dança
Mostrar vídeos de diversos tipos de danças: indígenas, religiosas e festivas como ilustração de determinados sentimentos e desejos exprimidos pela dança. Perguntar aos alunos: Para que serve a dança? Debater com a turma os diversos objetivos da dança nos vídeos: a dança indígena para evocar a natureza (dança da chuva, do Sol, dentre outras), religiosa (para agradar e evocar os deuses) e festivas ( manifestação da alegria). (aprox. 20 min.)
Danças indígenas
http://www.youtube.com/watch?v=grw5eMQGz84
http://www.youtube.com/watch?v=fJvkItqA7HU&feature=fvw
Danças religiosas
http://www.youtube.com/watch?v=vyWDY_ey_K4
Danças festivas
http://www.yout ube.com/watch?v=LJFafr rLFxc
Identificando os ritmos nacionais
Colocar aleatoriamente no aparelho de som diversas músicas de ritmos nacionais como forró, samba, frevo, axé, sertanejo e quadrilha, e de ritmos estrangeiros como count ry, rap, tango e salsa, identificando-os. Deixar os alunos dançando livremente. Ao final de cad a música, indagar a tu rma: este ritmo/dança é muito comum no nosso país?(aprox.20 min.)
Reconhecendo os ritmos nacionais
Dar um breve histórico de cada ritmo brasileiro citado na atividade anterior e o que estes exprimem debatendo com a turma a questão da dança como forma de expressão da cultura de um povo. (aprox. 20 min.)
Histórico do Forró:
Histórico do samba:
http://www.suapesquisa.com/samba/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo
Histórico do Axé:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ax%C3%A9_%28g%C3%AAnero_musical%29
Histórico do Sertanejo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_sertaneja
Vivenciando algumas danças nacionais
Vivenciar as danças relacionadas anteriormente (forró,samba,frevo,axé,sertanejo), relacionando os movimentos mais marcantes com seu histórico(abordado na atividade anterior.
Sugestão:
Forró-"festa,bagunça": dança com movimentação marcante dos pés que são arrastados pelo chão.Dançado em duplas.
Samba-carnaval:quebrado intenso de quadris sincronizado com a movimentação dos pés, herança da contribuição da cultura africana, que convida a dançar.
Frevo-mistura de dança e capoeira: ritmo acelerado pernambucano, com movimentação forte trazida pela simulação de golpes da capoeira (transformados em dança).
Axé-saudação,alegria:grande movimentação dos braços, que são jogados para o alto, simulando uma saudação.
Sertanejo-ingenuidade do sertão: movimentos simples,executados em dupla, que demonstram a inocência da dança nascida dos sentimentos do homem do campo.
(aprox.20 min.)
Colocar numa sacola vários papeizinhos com nomes dos diversos ritmos nacionais estudados anteriormente. Escolher um aluno para pegar um dos papéis da sacola e dançar o ritmo sorteado para que o restante da turma adivinhe. Proporcionar a todos o papel de “dançarino da vez”.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/08/2010
Três estrelasBoa opção de aula!!!