Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As orações subordinadas adjetivas na construção do texto

 

14/06/2010

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer e identificar os valores sintáticos e semânticos dos pronomes relativos;
  • reconhecer, em diferentes textos, a função do  pronome relativo e das orações subordinadas adjetivas na construção do texto;
  • analisar  o efeito de sentido produzido pelo emprego de orações subordinadas  adjetivas em anúncios publicitários.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • conhecer os pronomes relativos;
  • conhecer a estrutura sintática do período simples.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;
  • pesquisa em gramáticas;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de anúncios publicitários veiculados na internet.

Aula 01 (50 minutos)

Professor, o tema a ser abordado nessa aula trata-se das orações subordinadas adjetivas. Essas orações servem para caracterizar, especificar os seres e objetos que nos cercam, generalizando ou particularizando um determinado nome.  As adjetivas restritivas possibilitam ao produtor  conceituar com precisão, eliminar ambiguidades e indeterminações de nomes e pronomes, enquanto as explicativas funcionam especificamente para se dar ênfase a determinados dados  ou conceitos.  O emprego das orações subordinadas adjetivas é bastante produtivo, principalmente, em anúncios publicitários. Quando  o anunciante  opta pelo emprego de uma oração subordinada adjetiva, ele pode excluir outros produtos, evidenciando apenas um entre muitos.  

Atividade

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para, em dupla, pesquisarem sobre pronome relativo e orações subordinadas adjetivas. Durante a pesquisa, os alunos deverão fazer anotações relativas ao assunto pesquisado, atendendo ao seguinte roteiro:

1. Pronome relativo: conceito e emprego e função.

2. Quadro dos pronomes relativos: variáveis e invariáveis.

3. Orações subordinadas adjetivas: conceito e classificação.

Disponíveis nos sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pronome_relativo 

http://www.brasilescola.com/gramatica/pronome-relativo.htm  

Observação: professor, esta atividade de pesquisa poderá também ser realizada em gramáticas dentro da sala de aula, ou na biblioteca da escola.   

Aula 2 (50 minutos)

Atividade 

O professor deverá solicitar a uma dupla de alunos para expor o que pesquisou sobre pronomes relativos. Caso seja necessário, o professor vai solicitando a outras duplas para complementarem a exposição dos colegas. Esta estratégia também deverá ser utilizada, a seguir, para a exposição da pesquisa sobre as orações subordinadas adjetivas. Observação: O  professor deverá ser o mediador dessa apresentação, orientando os alunos e esclarecendo suas dúvidas.

Aula 3 (50 minutos) O professor deverá reproduzir (xerocar) para os alunos os anúncios publicitários, apresentados na sequência e propor a eles que, em grupo de quatro ou cinco elementos, respondam às questões referentes aos anúncios.

Anúncio 1

Disponível em:

http://www.jovenscriativos.com.br/files/imagecache/blogImg/files/web%20mail%2004.jpg 

Anúncio 2

Disponível em: http://www.asadesign.com.br/admin/portfolio/arquivos/0910081223576107incolustre_anuncios_1.jpg   

Anúncio 3

Disponível em:

http://4.bp.blogspot.com/_vppjQxIsDBQ/R04jtMdDVyI/AAAAAAAAACY/RImmWBI57UU/s400/ax.bmp  

Anúncio 4

Disponível em:

http://www.segurodosbrasileiros.com.br/ANUNCIO0.jpg  

Anúncio 5

Disponível em:

http://www.bemparana.com.br/mercadocriativo/wp-content/uploads/2009/03/image-083-esic-01.jpg 

Anúncio 6

Disponível em:

http://i236.photobucket.com/albums/ff240/orkutnowscraps/orkutnow/pt/recados/dia-das-maes/dia_das_maes_33.jpg 

Sobre os anúncios 

1. O professor deverá propor as atividades abaixo.

Observe o anúncio

a. Toda oração subordinada adjetiva é introduzida por um pronome relativo, aquele que faz a relação com o substantivo ou pronome  que o antecede. Identifique o pronome relativo presente nesse anúncio.

b. Quantas orações subordinadas adjetivas há no anúncio?

c. De acordo  com as regras de concordância verbal da variante  padrão da língua,  se um verbo tiver com sujeito o pronome relativo que, ele concordará em número e pessoa com o antecedente deste pronome. 

Responda:

O emprego do pronome que no anúncio obedece a esta regra? Caso sua resposta seja negativa, como ficariam os verbos das orações subordinadas?

d. As  orações subordinadas adjetivas classificam-se em  restritivas e explicativas. No primeiro caso, o produtor limita ou restringe o substantivo (ou pronome) que  é substituído pelo pronome relativo. No segundo caso, a oração subordinada adjetiva não restringe o substantivo, mas somente o explica.

Responda:

Como se classificam as orações do anúncio? Explique.

 2. Observe o anúncio 2

 Iluminamos o caminho que liga a tradição à inovação.

a. Identifique o pronome relativo e substantivo que ele retoma no anúncio.

b. Como se classifica a oração subordinada? Por quê?

c. O sujeito da forma verbal ‘iluminamos’- nós - está subentendido. Considerando o contexto, é possível identificar a quem esse pronome se refere?

3. Observe o anúncio 3.

Axe Compact o aerosol que cabe no seu bolso.

a. Qual o substantivo é retomado pelo pronome relativo que?

b. Nesse caso, o pronome relativo restringe ou explica o substantivo o qual ele retoma? Explique.

c. A linguagem publicitária tende a ser econômica. Qual é a palavra que está implícita nesse anúncio? Por que isso foi possível?

d. Como você interpreta a expressão “cabe no seu bolso”. Pode-se dizer que há duas interpretações possíveis?  Justifique sua resposta.

e. Possivelmente, qual foi a intenção do anunciante ao optar  por Axe Compact o aerosol que cabe no seu bolso, em vez de dizer apenas Axe Compact cabe no seu bolso?

3. Observe o anúncio 4.

Não é qualquer um que pode contar com o seguro mais abrangente do mundo.

Somente os 190 milhões de brasileiros.

a. Identifique o pronome relativo e a palavra  que ele substitui na oração subordinada do anúncio.

b. De acordo com a situação comunicativa, qual é o seguro mais abrangente do mundo? Por quê?

c.  O período composto do anúncio pode ser dividido em dois períodos simples. Observe:

  • Não é qualquer um. Qualquer um pode contar com o seguro mais abrangente do mundo.

Essa divisão possibilita identificar a função do pronome relativo na oração subordinada - nesse caso, função de sujeito.

Responda:

Semanticamente, há  alterações, ao se comparar as orações isoladas com  o período composto?

d. Considerando a situação comunicativa, a segunda oração  da divisão do período poderia ser lida como: Qualquer um dos 190 milhões de brasileiros pode contar com o seguro mais abrangente do mundo. Você acha possível essa leitura? Justifique sua resposta.

5. Observe o anúncio 5. 

Tenha o currículo que o mercado tanto deseja. Faça ESIC.

a. Qual a estratégia usada pelo  anunciante para levar o leitor a inferir que quem faz ESIC tem o melhor currículo no mercado?

b. Identifique o pronome relativo presente  no anúncio. Qual a função sintática desempenhada por esse pronome?

c. A escolha de um determinado nível gramatical pode provocar diferentes efeitos de sentido. Observe:

 Tenha o currículo tão desejado pelo mercado.

                                (adjetivo)

Tenha o currículo que o mercado tanto deseja.  

                          (oração subordinada adjetiva)

Ao se usar o adjetivo, entende-se que o currículo desejado é o ideal, em qualquer época. Quando se usa a oração adjetiva, entende-se que se trata do currículo específico que o mercado atual está exigindo.

Observe os pares de orações e explique o efeito de sentido causado pelo nível gramatical usado para modificar o substantivo.

1.As pessoas competitivas  procuram estar sempre bem atualizadas.

  As pessoas que competem procuram estar sempre bem atualizadas.

2. O aluno estudioso consegue boas notas.

   O aluno que estuda consegue boas notas.

6. Observe o anúncio 6. 

O lixo que você joga na rua volta acaba  sempre voltando para dentro de sua casa.

a. O pronome relativo que empregado no anúncio está restringindo o substantivo lixo, aquele que é jogado na rua. Nesse caso, a oração adjetiva restritiva não aparece entre vírgulas.

Observe, agora, outra construção do período:

O lixo, que você joga na rua, acaba sempre voltando para casa.

Nesse caso, a oração adjetiva é explicativa, pois ela não restringe o substantivo, apenas o explica, fazendo uma descrição mais detalhada. Na escrita, essa oração aparece entre vírgulas e, na fala é pronunciada em bloco, com um tom de voz diferenciado.

b.Transforme as orações subordinadas adjetivas restritivas em explicativas, caso seja possível.

1. O aluno que saiu mais cedo não fez a prova.

2. A água que é fundamental à vida deve ser poupada.

c. Conclua: Qual seria a explicação para a  predominância do emprego de orações subordinadas adjetivas restritivas nos anúncios publicitários analisados? Comente.

Aula 4 (50 minutos)

Correção de atidades

Para corrigir as atividades  sobre os  anúncios publicitários, o professor deverá sortear os grupos para  responder às questões relacionadas a cada anúncio. O primeiro grupo sorteado apresentará o primeiro anúncio e assim sucessivamente até o final das apresentações.

Observação:

O professor deverá aproveitar esse momento não só para fazer correções, mas também para esclarecer possíveis dúvidas dos alunos.

Aula 5 (50 minutos)

Para corrigir as atividades   sobre os  anúncios publicitários, o professor deverá sortear os grupos para   responder às questões relacionadas a cada anúncio. O primeiro grupo selecionado apresentará o primeiro anúncio e assim sucessivamente até o final das apresentações.

Observação: O professor deverá aproveitar esse momento não só para fazer correções, mas também para esclarecer possíveis dúvidas dos alunos.

Aula 5 (50 minutos) 

Atividade 1

O professor deverá reproduzir (xerocar) para os alunos  o anúncio abaixo  e solicitar a eles que respondam às questões propostas.

Disponível em:

http://i236.photobucket.com/albums/ff240/orkutnowscraps/orkutnow/pt/recados/dia-das-maes/dia_das_maes_33.jpg  

Sobre o anúncio 

1. Identifique o pronome relativo e o substantivo retomado por ele na primeira estrofe do poema.

2.  A palavra que se repete na segunda estrofe. Essa palavra é um pronome relativo? Justifique sua resposta.

3. Qual a função sintática do pronome relativo que  presente na  terceira estrofe?

4.  Divida o período composto - retirado da última estrofe do poema - em dois períodos simples e identifique a função sintática do pronome relativo que.

5. Como se classificam as orações subordinadas adjetivas presentes no poema?

6. Associe o tema do poema – amor de  mãe – ao emprego de orações subordinadas adjetivas. Qual o efeito de sentido produzido pelo emprego desse tipo de oração?

 Atividade 2

 Produção de texto

O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de produção textual:

Ao analisar o emprego de orações subordinadas adjetivas na construção do texto, especificamente em anúncios publicitários você  pode  verificar que nesse gênero predomina o emprego de orações  subordinadas adjetivas restritivas. Essa predominância não é aleatória, pois ao optar pelo emprego desse tipo de oração, o anunciante exclui da propaganda o produto concorrente ao seu ou o coloca em evidência, caracterizando-o, por meio de orações subordinadas adjetivas explicativas.

Agora é sua vez de criar um poema, em que o eu lírico fale do amor de pai. Você deverá empregar adequadamente orações subordinadas adjetivas para restringir ou caracterizar esse amor especial.  Seu texto, será veiculado em forma de anúncio, como homenagem ao dia dos pais e será publicado no Jornal ESEBA em notícia.    

Recursos Complementares

1. O professor poderá levar aos alunos ao laboratório de informática ou á sala de vídeo para assistirem ao vídeo sobre orações subordinadas adjetivas.

Disponível em:

http://youtube.com/watch?v=XKuklN0kzRo&feature=related   

2. Para reforçar o estudo das orações subordinadas na construção textual, o professor poderá analisar com os alunos o poema - Quadrilha  - Carlos Drummond de Andrade

Disponível no site:

http://letras.terra.com.br/carlos-drummond-de-andrade/460652/ 

Avaliação

O desempenho do aluno em relação ao emprego das orações subordinadas adjetivas na construção do texto será coletivamente, durante a realização das atividades  de análise do emprego desse tipo de orações em anúncios publicitários  e, individualmente, por meio da produção de um poema/anúncio em homenagem ao dia do pais. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.