Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Refinamento do petróleo.

 

24/04/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Conceituar petróleo;
• Identificar o professor de fracionamento do petróleo.
Duração das atividades
Uma hora aula de cinqüenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• hidrocarbonetos
Estratégias e recursos da aula

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1981/imagens/Preparando_a_aula_def.jpg

O professor deverá criar um blog que será utilizado na aula para o compartilhamento das pesquisas feitas pelos alunos. O professor deverá levar para a aula algumas cartolinas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1981/imagens/Laboratorio_informatica.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1981/imagens/Desenvolvendo_a_aula.jpg

Inicie a aula no laboratório de informática e peça para que os alunos abram a simulação presente no link abaixo:


Petróleo em alto mar:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12493/Web/labvirtq/simulacoes/tempUpLoad/sim_qui_petroleoemaltomar.htm

Petróleo em alto mar


Após a simulação pergunte aos alunos o que é o petróleo? Como os alunos acabaram de ver a simulação eles responderão a essa questão. Em seguida, peça para que os alunos abrirem a simulação novamente e responda junto com eles a página a seguir:
 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1981/imagens/Aula_06_Abril09_1.jpg

Explique aos alunos que o petróleo é um material viscoso, menos denso que a água, formado pela mistura de hidrocarbonetos – Substâncias cujas moléculas são formadas por átomos de carbono e hidrogênio.
Em seguida peça para que os alunos pesquisem sobre a origem do petróleo. O resultado dessa pesquisa deve ser colocado no blog da turma. Após a pesquisa, peça para que um dos alunos responda a pergunta. Complemente informando que a teoria mais aceita é que o petróleo originou-se de restos de organismos vegetais e animais, acumulados em camadas sedimentares, que passaram por transformações físicas, químicas e biológicas ao longo de milhões de anos.

Peça para que os alunos abram o recurso abaixo:

Petróleo: do mar à refinaria:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18007/plataforma.exe

 

 
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1981/imagens/Aula_06_Abril09_2.jpg

Nessa simulação os alunos poderão navegar por todas as etapas de fracionamento do petróleo, desde a retirada nas camadas subterrâneas até a entrega nos portos das cidades.
Durante a exploração da simulação o professor deverá tirar as eventuais dúvidas dos alunos.

Peça para que cada grupo desenhe em uma cartolina o processo de fracionamento do petróleo. Em seguida, cada grupo deverá apresentar o seu desenho para o restante da turma. O professor deverá colocar os cartazes expostos para que todos os alunos da escola tenham acesso.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Petróleo: do mar à refinaria Animação/simulação
Petróleo em alto mar Animação/simulação
Avaliação
O professor poderá avaliar os alunos através das pesquisas colocadas no blog e dos cartazes confeccionados pelos alunos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.