24/04/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
O professor deverá criar um blog que será utilizado na aula para o compartilhamento das pesquisas feitas pelos alunos. O professor deverá levar para a aula algumas cartolinas.
Inicie a aula no laboratório de informática e peça para que os alunos abram a simulação presente no link abaixo:
Petróleo em alto mar:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12493/Web/labvirtq/simulacoes/tempUpLoad/sim_qui_petroleoemaltomar.htm
Após a simulação pergunte aos alunos o que é o petróleo? Como os alunos acabaram de ver a simulação eles responderão a essa questão. Em seguida, peça para que os alunos abrirem a simulação novamente e responda junto com eles a página a seguir:
Explique aos alunos que o petróleo é um material viscoso, menos denso que a água, formado pela mistura de hidrocarbonetos – Substâncias cujas moléculas são formadas por átomos de carbono e hidrogênio.
Em seguida peça para que os alunos pesquisem sobre a origem do petróleo. O resultado dessa pesquisa deve ser colocado no blog da turma. Após a pesquisa, peça para que um dos alunos responda a pergunta. Complemente informando que a teoria mais aceita é que o petróleo originou-se de restos de organismos vegetais e animais, acumulados em camadas sedimentares, que passaram por transformações físicas, químicas e biológicas ao longo de milhões de anos.
Peça para que os alunos abram o recurso abaixo:
Petróleo: do mar à refinaria:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18007/plataforma.exe
Nessa simulação os alunos poderão navegar por todas as etapas de fracionamento do petróleo, desde a retirada nas camadas subterrâneas até a entrega nos portos das cidades.
Durante a exploração da simulação o professor deverá tirar as eventuais dúvidas dos alunos.
Peça para que cada grupo desenhe em uma cartolina o processo de fracionamento do petróleo. Em seguida, cada grupo deverá apresentar o seu desenho para o restante da turma. O professor deverá colocar os cartazes expostos para que todos os alunos da escola tenham acesso.
Nome | Tipo |
---|---|
Petróleo: do mar à refinaria | Animação/simulação |
Petróleo em alto mar | Animação/simulação |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!