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História contada – História inventada

 

29/07/2010

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:

  • Explorar a percepção sensorial e imaginativa;
  • Produzir personagens, a partir de uma história contada em capítulos;
  • Solucionar, plasticamente, os problemas apresentados pela história;
  • Socializar o resultado plástico da história inventada.
Duração das atividades
5 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Técnicas de pintura.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

  • Entregar para os alunos uma folha de papel craft medindo aproximadamente 0,10 x 1 m e dizer que nesta deverão registrar, em desenhos, uma história que será contada pelo/a professor/a;
  • Dizer aos alunos que a história será contada, por meio de frases que parecerão não ter continuidade;
  • Pedir aos alunos que, por meio do desenho, solucionem os problemas existentes na história, dando a esta sequência e sentido;
  • Iniciar a narração da história de modo que, em determinado momento, esta seja interrompida para que os alunos desenhem sobre o papel a história escutada, bem como seu prosseguimento;
  • Lembrar aos alunos que esta história possui dois capítulos e que o primeiro será contado nesta aula:
  • Segue sugestão de história:
  1. Emiliano era um menino de muitos amigos, seus pais eram muito exigentes e cuidadosos com este filho e com seus irmãos...
  2. Emiliano era diferente dos garotos de sua idade, aos 3 anos já soletrava e aos 5 conseguia ler correntemente...
  3. Sempre que podia, fugia para brincar com a molecada das ruas e...
  4. Aprendeu a tocar piano  e fazia músicas para...
  5. Teve aulas de pintura com um grande professor que...
  • Encerrar a narração para que os alunos possam criar imagens e personagens, a partir das frases apresentadas.

 

 Aula 2

  • Continuar a narração da história iniciada na aula anterior;
  1. À tarde, depois da escola, Emiliano jogava futebol ou frequentava cinemas...
  2. Quando adulto, tornou-se um grande pintor e...
  3. Viajou por muitos lugares e conheceu muitos artistas...
  4. O que mais gostava de pintar eram as mulatas que...
  5. Morou no Rio de Janeiro e...
  • Encerrar a narração da história para que os alunos possam criar imagens e personagens a partir das frases apresentadas.

Aula 3

  • Distribuir na sala de aula tinta guache, pincéis, papel toalha e potes com água;
  • Dizer aos alunos que deverão pintar os registros que fizeram na folha de papel craft.

Aula 4

  • Expor as histórias desenhadas nas paredes da sala de aula e pedir para que cada aluno conte como ficou a sua história, a partir das frases iniciadas nas aulas anteriores;
  • Comparar o percurso plásticoe o desfecho das histórias;
  •  Avaliar se as imagens desenhadas e pintadas estão, realmente, relacionadas com a história inventada pelo aluno;
  • Conversar com os alunos sobre os desfechos da história, que, por sua vez, resultou em muitas histórias diferentes.

 Aula 5 

  • Perguntar aos alunos se eles gostariam de conhecer a história que serviu de base para a criação de suas histórias;
  • Contar resumidamente, para os alunos, a história de Emiliano Di Cavalcante da qual foram tiradas as frases que serviram de base para a elaboração de suas histórias:
  1. Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo nasceu no Rio de Janeiro no dia 5 de setembro de 1897 e morreu em 1976 na sua cidade natal . Aos três anos de idade começou a soletrar e leu aos cinco anos, portanto um menino precoce. Passou a infância em um bairro da cidade carioca, cresceu no bairro de são Cristóvão em contato com as aventuras e peraltices de um típico menino de classe média deste período. Dentre as brincadeiras de rua jogou futebol, soltou pipas, e outras brincadeiras de crianças, vivenciou o início do cinema no país, brincou nos carnavais, e para não faltar, também esteve em algumas brigas de rua. Aluno do Colégio Militar não seguiu esta carreira, também não se tornou advogado apesar de cursar a Escola Livre de Direito, abandonada antes do término do curso. Antes, foi pintor, caricaturista, ilustrador e desenhista. Iniciou a profissão de artista em 1914 após a morte de seu pai, quando foi trabalhar para a revista Fon-Fon como ilustrador. Iniciou a arte de pintar em 1917 em São Paulo. Participou idealizando e organizando a Semana de Arte Moderna que aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922. Esteve em Paris entre os anos de 1923 a 1925. Realizou muitas exposições em diferentes países. Como tema principal em suas pinturas tinha preferência em retratar as mulatas brasileiras.

Autoria do texto: Marileusa Reducino

  •  Perguntar aos alunos se eles visualizaram relação entre a história deste artista e os desenhos realizados;
  • Discutir com os alunos sobre a criatividade que cada um possui, já que mesmo partindo de frases iguais o resultado plástico obtido e o resultado do desfecho das histórias foram diferentes;
  • Projetar para os alunos, slides de algumas imagens de Di Cavalcanti e conversar com os mesmos sobre este artista brasileiro:

Foto de Di Cavalcanti. http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo2/modernidade/eixo/cam/artistas/di.html 

Mulata - Di Cavalcanti. Disponível em: http://peregrinacultural.files.wordpress.com/2008/11/mulata_di_cavalcanti.jpg 

Samba - Di Cavalcanti. Disponível em: http://i78.photobucket.com/albums/j108/alpenna/Artes/Arte%20Erotica/enuhmodcava02g.jpg     

Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação, neste trabalho, será realizada durante o processo de desenvolvimento das aulas, tendo como enfoque a capacidade dos alunos em reelaborar, plasticamente, personagens e histórias, a partir de frases incompletas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • daniela dallarosa, celer faculdades , Santa Catarina - disse:
    danidallarosa2@gmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    atraves da contação de historia a criança desenvolve a capacidade de atenção e concentração, juntamente com a criatividade e o ludico ampliando suas ideias e formas de ver o mundo e imaginando como o mesmo poderia ser melhor.


  • maria Gonçalves, E.E.Neyde Mesquita , Sergipe - disse:
    mhmgoncalves54@hotmail.com

    26/08/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns !! Achei ótima as sugestões, usarei em futuros planejamentos.


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