Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final
Artes
Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final
Artes
Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final
Língua Portuguesa
Língua oral e escrita: processos de interlocução
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
Explorar a percepção sensorial e imaginativa;
Produzir personagens, a partir de uma história contada em capítulos;
Solucionar, plasticamente, os problemas apresentados pela história;
Socializar o resultado plástico da história inventada.
Duração das atividades
5 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Técnicas de pintura.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
Entregar para os alunos uma folha de papel craft medindo aproximadamente 0,10 x 1 m e dizer que nesta deverão registrar, em desenhos, uma história que será contada pelo/a professor/a;
Dizer aos alunos que a história será contada, por meio de frases que parecerão não ter continuidade;
Pedir aos alunos que, por meio do desenho, solucionem os problemas existentes na história, dando a esta sequência e sentido;
Iniciar a narração da história de modo que, em determinado momento, esta seja interrompida para que os alunos desenhem sobre o papel a história escutada, bem como seu prosseguimento;
Lembrar aos alunos que esta história possui dois capítulos e que o primeiro será contado nesta aula:
Segue sugestão de história:
Emiliano era um menino de muitos amigos, seus pais eram muito exigentes e cuidadosos com este filho e com seus irmãos...
Emiliano era diferente dos garotos de sua idade, aos 3 anos já soletrava e aos 5 conseguia ler correntemente...
Sempre que podia, fugia para brincar com a molecada das ruas e...
Aprendeu a tocar piano e fazia músicas para...
Teve aulas de pintura com um grande professor que...
Encerrar a narração para que os alunos possam criar imagens e personagens, a partir das frases apresentadas.
Aula 2
Continuar a narração da história iniciada na aula anterior;
À tarde, depois da escola, Emiliano jogava futebol ou frequentava cinemas...
Quando adulto, tornou-se um grande pintor e...
Viajou por muitos lugares e conheceu muitos artistas...
O que mais gostava de pintar eram as mulatas que...
Morou no Rio de Janeiro e...
Encerrar a narração da história para que os alunos possam criar imagens e personagens a partir das frases apresentadas.
Aula 3
Distribuir na sala de aula tinta guache, pincéis, papel toalha e potes com água;
Dizer aos alunos que deverão pintar os registros que fizeram na folha de papel craft.
Aula 4
Expor as histórias desenhadas nas paredes da sala de aula e pedir para que cada aluno conte como ficou a sua história, a partir das frases iniciadas nas aulas anteriores;
Comparar o percurso plásticoe o desfecho das histórias;
Avaliar se as imagens desenhadas e pintadas estão, realmente, relacionadas com a história inventada pelo aluno;
Conversar com os alunos sobre os desfechos da história, que, por sua vez, resultou em muitas histórias diferentes.
Aula 5
Perguntar aos alunos se eles gostariam de conhecer a história que serviu de base para a criação de suas histórias;
Contar resumidamente, para os alunos, a história de Emiliano Di Cavalcante da qual foram tiradas as frases que serviram de base para a elaboração de suas histórias:
Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo nasceu no Rio de Janeiro no dia 5 de setembro de 1897 e morreu em 1976 na sua cidade natal . Aos três anos de idade começou a soletrar e leu aos cinco anos, portanto um menino precoce. Passou a infância em um bairro da cidade carioca, cresceu no bairro de são Cristóvão em contato com as aventuras e peraltices de um típico menino de classe média deste período. Dentre as brincadeiras de rua jogou futebol, soltou pipas, e outras brincadeiras de crianças, vivenciou o início do cinema no país, brincou nos carnavais, e para não faltar, também esteve em algumas brigas de rua. Aluno do Colégio Militar não seguiu esta carreira, também não se tornou advogado apesar de cursar a Escola Livre de Direito, abandonada antes do término do curso. Antes, foi pintor, caricaturista, ilustrador e desenhista. Iniciou a profissão de artista em 1914 após a morte de seu pai, quando foi trabalhar para a revista Fon-Fon como ilustrador. Iniciou a arte de pintar em 1917 em São Paulo. Participou idealizando e organizando a Semana de Arte Moderna que aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922. Esteve em Paris entre os anos de 1923 a 1925. Realizou muitas exposições em diferentes países. Como tema principal em suas pinturas tinha preferência em retratar as mulatas brasileiras.
Autoria do texto: Marileusa Reducino
Perguntar aos alunos se eles visualizaram relação entre a história deste artista e os desenhos realizados;
Discutir com os alunos sobre a criatividade que cada um possui, já que mesmo partindo de frases iguais o resultado plástico obtido e o resultado do desfecho das histórias foram diferentes;
Projetar para os alunos, slides de algumas imagens de Di Cavalcanti e conversar com os mesmos sobre este artista brasileiro:
A avaliação, neste trabalho, será realizada durante o processo de desenvolvimento das aulas, tendo como enfoque a capacidade dos alunos em reelaborar, plasticamente, personagens e histórias, a partir de frases incompletas.
atraves da contação de historia a criança desenvolve a capacidade de atenção e concentração, juntamente com a criatividade e o ludico ampliando suas ideias e formas de ver o mundo e imaginando como o mesmo poderia ser melhor.