Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como organizar um campeonato?

 

07/07/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as várias formas institucionalizadas de disputa desportiva, assim como as adaptações que possam atender aos interesses das aulas de educação física na escola.

Duração das atividades
(150 minutos) 3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aula "Inventando o 'esporte' da turma" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19884), de autoria de Adriano de Paiva Reis; conceito de esporte; histórico do handebol, do futsal, do basquetebol e do voleibol.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Reunir os alunos em um laboratório de informática com acesso à Internet, dividi-los em 3 grupos onde cada grupo deverá pesquisar como são disputados os campeonatos nacionais de futebol, basquetebol e voleibol (cada grupo deverá pesquisar um esporte). Nesta pesquisa deverá conter alguns dados que seguem:

  • Forma de disputa dos campeonatos nacionais das modalidades acima;
  • Quantos jogos cada equipe realiza em cada um destes campeonatos;
  • Número de jogos totais destes campeonatos;
  • Tempo de duração do campeonato/torneio.
  • Como se define o campeão dos campeonatos.

Sugestão de sites:

http://www.cbb.com.br/competicoes/lnbm2010/tabela.asp 

http://www.cbv.com.br/cbv2008/superliga/masc.asp 

http://www.tabelas.lancenet.com.br/  (Acessos em 31 de maio de 2010) 

A idéia desta atividade é fazer com que os alunos criem um senso investigativo sobre o tema. Desta forma, optamos por não indicar sites como única fonte de pesquisa. Entretanto, sugerimos alguns sites nos recursos complementares como direcionamento para o professor.

Atividade 2:

Terminada a pesquisa, o professor deverá pedir que os alunos apresentem os pontos pesquisados para a turma, lançando algumas discussões como:

- Qual destes campeonatos vocês acham mais interessante de assistir?

- E de praticar?

- Porque existem tantas formas diferentes de organizar uma disputa entre várias equipes?

- E nas aulas de educação física, quais seriam as melhores formas de se organizar uma disputa entre equipes?

A discussão deve ser dirigida no sentido de que as formas de competição são elaboradas a partir do número de participantes, do tempo disponível para o campeonato, dos patrocinadores, do público alvo, etc., atendendo a interesses como o lucro, por exemplo. Assim, as aulas de educação física devem privilegiar formas de disputa onde a competição deve ser relativizada, promovendo aspectos como a participação de todos, a não valorização exagerada da vitória, o divertimento, etc., sendo pensadas formas diferenciadas de se organizar as práticas corporais dos alunos.

Atividade 3:

Ao término das discussões os alunos serão novamente divididos em grupos onde deverão pensar, dentre as formas de campeonatos pesquisadas, como estas poderiam ser aplicadas por eles nas aulas de educação física, atentando para os princípios levantados na discussão da atividade anterior. Esta elaboração deverá ser apresentada para toda a turma e vivenciada aplicando, juntamente com o “esporte” criado por eles, na aula “Inventando o 'esporte' da turma" (autoria de Adriano Reis). Após isto, os alunos deverão se dividir em grupos e realizar um "campeonato" do esporte criado por eles com as outras turmas da série, se dividindo em comissão de divulgação (que terá a missão de divulgar o campeonato com cartazes, folders, etc.), comissão de organização (que deverá recolher as inscrições das "equipes" e a montagem da tabela), e comissão de arbitragem (cuja função será arbitrar as partidas com a ajuda do professor).

Recursos Complementares

http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/download/2228/936 

Texto a ser utilizado pelo professor como leitura para embasar a discussão. (Acesso em 17 de maio de 2010).

http://www.cbb.com.br/competicoes/lnbm2010/tabela.asp

http://www.cbv.com.br/cbv2008/superliga/masc.asp 

http://www.tabelas.lancenet.com.br/ 

(Acessos em 31 de maio de 2010)

Avaliação

Os alunos deverão expor a síntese das discussões, das pesquisas e a forma de disputa criada por eles em cartazes ou em um blog na intenet. Serão, também, avaliados no processo de criação do campeonato e na organização.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.