Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Inventando o “esporte” da turma

 

01/07/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as características dos esportes e criar uma prática desportiva que atenda aos interesses da educação física na escola e aos interesses dos alunos.

Duração das atividades
4 aulas (200 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aulas "O futebol e os gêneros" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19882) e "Para que existe esporte no mundo?" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19016  (Aulas de autoria do professor Adriano de Paiva Reis onde são discutidas a questão do gênero nas práticas desportivas e os motivos que fizeram determinados esportes serem criados; histórico do handebol, do futsal, do handebol e do voleibol; conceito de esporte).

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Reunir os alunos e, utilizando os esportes discutidos na aula ”Para que existe esporte no mundo?" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTcnicaAula.html?aula=19016) (handebol, basquetebol, futsal e voleibol) solicitar que pesquisem em um laboratório de informática ou em livros, as regras oficiais destes esportes. O objetivo é fazer com que os alunos entrem em contato com as principais regras dos esportes selecionados, de uma forma interativa. 

Como a idéia desta atividade é uma pesquisa, optamos por não direcionar sites caso as pesquisas sejam feitas via internet. Entretanto, sugerimos, nos recursos complementares, alguns sites onde o professor pode encontrar as regras dos esportes supracitados.

Atividade 2:

Ao término da pesquisa e leitura das mesmas, o professor deverá organizar uma discussão sobre as regras dos esportes:

- Qual o motivo de ter regras nos esportes?

- O que elas têm em comum?  

Direcionar a discussão no sentido de que as regras são importantes para regulamentar os esportes em todos os lugares que forem praticados, assim como limitar aspectos como violência, indisciplina, seleção dos atletas mais altos, mais fortes (no caso da altura da rede no voleibol, da cesta no basquetebol, por exemplo). Assim, chegar à conclusão que as regras, além de limitar, podem excluir as pessoas menos aptas fisicamente. Entretanto, podemos modificar e adaptar os esportes de forma com que todos possam participar.

Atividade 3:

Retomando as discussões da aula “O futebol e os gêneros” (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19882) questionar aos alunos quais regras poderiam ser colocadas em um novo esporte, tais como: inclusão efetiva de todos que queiram participar, adaptação de espaços, etc. Assim, utilizando as regras pesquisadas na Atividade 1, os alunos deverão escolher um esporte para que seja criada uma “nova” prática desportiva, modificando as regras de forma que os objetivos levantados na Atividade 2 possam ser contemplados.

Sugerimos que o professor oriente a discussão das regras utilizando a vivência de um esporte escolhido pela turma, problematizando as dificuldades que possam vir a aparecer. As regras que forem começando a aparecer devem ser registradas pelo professor ou pelos alunos. O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos entendam que as regras das atividades corporais surgem a partir das necessidades e interesses de determinados grupos sociais, e, por isso, podem ser modificadas.

Atividade 4:

Ao final, dividir os alunos em 3 grupos, onde deverão compilar as regras nos seguintes tópicos:  

  • Objetivo do jogo, materiais e campo de jogo;
  • Faltas e punições;
  • Contagem dos pontos;
  • Tempo de jogo.

O objetivo aqui é registrar a construção do "esporte" criado pela turma.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será durante o processo de construção das regras do esporte criado e da confecção do livro contendo estas regras.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.