Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sobre metáfora e metonímia

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
Lazuita Goretti de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer as principais figuras de linguagem: metáfora e metonímia;
  • analisar o emprego dessas figuras  em diferentes contextos linguísticos;
  • analisar o emprego de metáforas e metonímia em diferentes tipos de texto, principalmente em textos poéticos e publicitários.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Distinção entre linguagem denotativa e conotativa/figurada.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01 (50 minutos) 

Professor, o tema a ser abordado nessa aula é a linguagem figurada. Objetiva-se levar  o aluno a perceber com clareza a distinção entre os dois modos básicos de construção de sentido: a metáfora e a metonímia. A metáfora faz parte de não só da comunicação cotidiana das pessoas, mas está presente também em fábulas, parábolas, histórias infantis, textos bíblicos, músicas, poemas, por exemplo. A propaganda e o marketing fazem uso frequente de metáforas e metonímias. O nome das empresas e dos produtos, símbolos e logotipos, anúncios e comerciais estão repletos de mensagens metafóricas e metonímicas. Na verdade, o que fica gravado como aprendizado em nossa mente, não é o sentido literal, mas o sentido figurado e metafórico captado pelo nosso inconsciente.

Atividade

Para motivar os alunos a respeito da temática a ser estudada, o professor deverá reproduzir (xerocar) para eles os anúncios publicitários seguintes e conversar com eles a respeito dos  recursos metafóricos e metonímicos utilizados pelo anunciante, utilizando para isso, as questões sobre os anúncios, propostas abaixo

Anúncio 1

Disponível em:

http://www.belasartes.br/portfolio/rodrigopereira/imagens/bd1554651b062ed26b2f1b08ddeea836.jpg 

Anúncio 2

Disponível em:

http://lh6.ggpht.com/_V78tgti2DFM/Sa-9SfWJV9I/AAAAAAAACVw/OubE6G49nnE/santa%20nostalgia%20omo%20omo_thumb%5B1%5D.jpg 

Anúncio 3

Disponível em:

http://ra3n.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/09/anuncio-dia-maes-2008-int.jpg 

Disponível em:

http://grupowarning.files.wordpress.com/2008/09/brastemp.jpg 

Conversando com os alunos sobre os anúncios e auxiliando-os nas respostas do roteiro abaixo:

1. Metonímia é a substituição de um termo por outro que com ele tem relação lógica de sentido constante. Há vários modos de estabelecer proximidade entre duas ideias, por exemplo, substituindo o autor pela obra, a marca pelo produto, o efeito pela causa, etc.

a. Identifique nos anúncios processos metonímicos em que a relação de proximidade entre as palavras ocorre  por meio da substituição da marca pelo produto.

b. Você conhece outros casos, usados no cotidiano, em que se troca a marca pelo produto? Quais?

2. Na metáfora, a relação entre as palavras se estabelece a partir da semelhança, implícita, que se pode observar  entre seres ou objetos diferentes.

a. No anúncio 3, mãe está sendo comparada a uma flor. Qual é o elemento comum entre as duas ideias que permite a comparação?

b. Em  mãe, uma fonte de luz, estabeleceu-se uma relação metonímica ou metafórica? Explique.

3. Observe o anúncio 4.

Quem dera se todo homem fosse uma BRASTEMP.

a. Quais são as ideias que estão sendo comparadas?

b. Quais seriam as características de  um”homem Brastemp”?

c. Nesse anúncio, além da metáfora, há também uma relação metonímica entre as ideias. Identifique-a.

Aula 02 (50 minutos)

Atividade

O professor deverá levar os alunos à sala de vídeo / laboratório de informática para assistirem aos vídeos sobre metonímia e metáfora. Os alunos deverão fazer anotações, seguindo o roteiro abaixo:

1.Defina metonímia, exemplificando.

2. Explique a relação de contiguidade que acontece em um processo metonímico. Exemplifique.

3. Conceitue: alegoria e metáfora. Exemplique.

4. Faça a distinção entre metáfora e alegoria.

Vídeos disponíveis nos sites: 

http://www.youtube.com/watch?v=XtpoGBsXy-M 

http://www.youtube.com/watch?v=7GZ2Qa8STdU&feature=related 

Aula 03 (50 minutos) 

O professor deverá levar revistas e jornais para a sala de aula. Os alunos, em grupos de quatro elementos, deverão procurar  nessas revistas anúncios publicitários que contenham metáforas e metonímias e montar um painel para ser exposto na sala e apresentado aos colegas e professor(a).

Observação: Para desenvolver esta atividade, o professor poderá pedir antecipadamente aos alunos que providenciem revistas que possam ser recortadas para uma aula previamente marcada.

Aula 04 (50 minutos) 

Atividade

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática ou sala de vídeo para assistirem ao vídeo com a canção, “ Metáfora”, de Gilberto Gil. Os alunos poderão cantar junto com o autor e, a seguir, propor a eles que resolvam, em dupla, as questões abaixo relacionadas à letra da música.

Metáfora

Gilberto Gil

Composição: Gilberto Gil - 1982

Uma lata existe para conter algo

Mas quando o poeta diz: "Lata"

Pode estar querendo dizer o incontível

Uma meta existe para ser um alvo

Mas quando o poeta diz: "Meta"

Pode estar querendo dizer o inatingível

Por isso, não se meta a exigir do poeta

Que determine o conteúdo em sua lata

Na lata do poeta tudo-nada cabe

Pois ao poeta cabe fazer

Com que na lata venha caber

O incabível  

Deixe a meta do poeta, não discuta

Deixe a sua meta fora da disputa

Meta dentro e fora, lata absoluta

Deixe-a simplesmente metáfora

Letra e vídeos disponíveis em:

http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/487564

Conversando com os alunos sobre o poema

1. A função metalinguística da linguagem  está centrada no código, usa-se a linguagem para falar dela mesma. Pode- se  dizer que o poema, Metáfora, de Gilberto Gil é uma metalinguagem? Explique.

2. De acordo com o poema:

a. Qual é o papel do poeta em relação à linguagem?

b. Pode-se afirmar que o poesia  é uma arte imprevisível, indeterminada? Justifique sua resposta.

3. Retire do poema versos que exemplifiquem as afirmações seguintes:

a. Cabe ao  poeta determinar o conteúdo da lata.

b. O poeta exercita a palavra em suas múltiplas possibilidades.

4. A lata absoluta é considerada pelo poeta como a metáfora. Comente esta afirmação.  

Aula 05 (50 minutos)

Atividade de produção de  texto

1.O professor deverá reproduzir e entregar para os alunos os anúncios publicitários (1 e 2)  e apresentar a eles a seguinte proposta de texto:

Suponha que você é o anunciante dos produtos Red Bull e Bombril. Sua tarefa será produzir novos textos para acompanhar as imagens dos anúncios apresentados. Utilize as figuras de linguagem, metáfora e metonímia, para relacionar as ideias entre si, bem como as ideias às imagens. Anúncios publicitários são publicados na mídia televisiva e impressa, portanto, seu interlocutor são as pessoas em geral, usuárias desses  produtos.

Anúncio 1

Disponível em:

http://www.belasartes.br/portfolio/leo_cavakcante/imagens/c3bec6eb080172cf4c1ae2b640000bc9.jpg  

Anúncio 2

Disponível em:

http://www.sitedaw.com.br/resources/clientes/chuueses/frejeveg/zoom_607.jpg 

Recursos Complementares

Como forma de complementar as aulas sobre o assunto, o professor poderá sugerir aos alunos que, em grupo de quatro elementos, realizem uma pesquisa sobre os tipos de metáfora e metonímia.  Os alunos deverão utilizar anúncios publicitários e textos literários para mostrar o emprego das duas figuras de linguagem básicas na construção do texto.

Sugestão de sites para a pesquisa:

http://www.portugues.com.br/estilistica/figuras.asp 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Met%C3%A1fora http://pt.wikipedia.org/wiki/Meton%C3%ADmia

http://www.graudez.com.br/literatura/figling.htm    

Avaliação

A avaliação do desempenho dos alunos quanto ao emprego da figuras de linguagem estudadas dar-se-á, coletivamente, quando da resolução das atividades sobre os anúncios publicitários e da análise da canção “Metáfora” de Gilberto Gil e, individualmente, por meio da produção de textos para anunciar os produtos Red Bull e Bombril.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.