28/05/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
Leitura do livro Ali Babá e os quarenta ladrões. Indico o livro Ali Babá e os quarenta ladrões - Autor: Luc Lefort. Editora Ática. O livro deve estar iniciado.
Aula 1 –.Mostrar o mapa-múndi e localizar o Irã.
Pesquise no Google – imagens - Irã antiga Pérsia. Escolha umas gravuras e leve para a sala de aula. Forme duplas de alunos e dê para cada dupla uma imagem. Peça que observem os detalhes e pensem em duas palavras para cada gravura. As palavras não podem ser repetidas. Peça que cada dupla mostre a gravura, fale as palavras escolhidas e explique o porquê da escolha. Depois que todas as duplas se apresentarem, encaminhe uma discussão que permita a percepção de que os lugares e pessoas têm vários modos de ser. Nada é só bom ou só ruim, só bonito, ou só feio. Esta discussão é importante para que as crianças percebam que há culturas diferentes das suas e que não precisamos pensar no diferente como melhor ou pior. Em seguida, dê para cada criança um papel e peça que escrevam usando letras e desenhos, uma das palavras escolhidas por sua dupla.
Começar a montagem de um mural. IRÃ, ANTIGA PÉRSIA, a terra de ALI BABÁ
Coloque o mapa-múndi com uma marcação no Irã, coloque as gravuras pesquisadas e, em torno delas, as palavras “desenhadas”. Atenção, não use todo o mural. Deixe espaço para as descobertas da aula 2.
Aula 2 – Divida a turma em 6 grupos e dê para cada grupo um mini texto com informações sobre o Irã:
No site www.brasilescola.com/geografia/ira.htm , você encontra algumas informações. Você pode pedir a seus alunos que pesquisem na biblioteca da escola - é uma boa oportunidade para uma visita à biblioteca.
Grupo 1- História
Grupo 2 – Geografia
Grupo 3 – População, bandeira, forma de governo, língua
Grupo 4 – Educação
Grupo 5 – Religião
Grupo 6 – Culinária
Cada grupo terá que apresentar o seu texto para a turma, utilizando o mapa-múndi e em seguida, formar duas frases sobre o assunto.
Organização do final do mural.
A turma pode montar uma apresentação para outras turmas da escola:
"Contação "da história do Ali Babá e apresentação das descobertas feitas sobre ba terra de Ali Babá.
Professor, é importante que você leia sobre o país pesquisado.
Indico o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ir%C3%A3o
Há também livros e almanaques para criança que trazem informações.
Indico o Almanaque Recreio, Larousse Júnior com o título Larousse Mundo.
Esta aula faz parte do grupo de aulas: Tema “As mil e uma noites” – Ali Babá e os quarenta ladrões
Aula 1 Ali Babá e os quarenta ladrões – Interpretando uma história de literatura
Aula 2 – A terra de Ali Babá – antiga Pérsia, atual Irã
Aula 3 – Trabalhando com notícia de jornal – o Irã é notícia
Aula 4 – Ali Babá e as pedras preciosas- substantivos primitivos e substantivos derivados
Aula 5 – No livro de Ali Babá – sinais de pontuação
Aula 6 – Ali Babá e Mustafá, juntos no armazém – as regras de acentuação das palavras oxítonas
1° Observar a integração das crianças na atividade em dupla e na atividade com grupos maiores,
2° Observar, a partir da escolha das palavras, quem consegue perceber diferenças culturais presentes nas gravuras utilizadas na aula 1,
3° Perceber quais crianças conseguem retirar dos textos as partes mais importantes e transformá-las em apenas uma frase – capacidade de síntese.
4° Observar, por meio da apresentação, se seus alunos localizam o Irã, antiga Pérsia no mapa-múndi e se sabem dizer a que continente pertence
5° Por meio das frases-resumo formadas pelos grupos e da apresentação feita para a turma, perceber se conseguiram pesquisar os assuntos combinados sobre o Irã: capital, população, língua falada, religião, comidas típicas...
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!