Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A terra de Ali Babá – Antiga Pérsia, atual Irã

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Localizar o Irã no mapa-múndi, ·       
  •  Descobrir a que continente pertence ·       
  •  Pesquisar dados: capital, população, língua falada, religião, comidas típicas
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura do livro Ali Babá e os quarenta ladrões. Indico o livro Ali Babá e os quarenta ladrões - Autor: Luc Lefort. Editora Ática. O livro deve estar iniciado.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 –.Mostrar o mapa-múndi e localizar o Irã.  

Pesquise no Google – imagens - Irã antiga Pérsia. Escolha umas gravuras e leve para a sala de aula. Forme duplas de alunos e dê para cada dupla uma imagem. Peça que observem os detalhes e pensem em duas palavras para cada gravura. As palavras não podem ser repetidas. Peça que cada dupla mostre a gravura, fale as palavras escolhidas e explique o porquê da escolha. Depois que todas as duplas se apresentarem, encaminhe uma discussão que permita a percepção de que os lugares e pessoas têm vários modos de ser. Nada é só bom ou só ruim, só bonito, ou só feio. Esta discussão é importante para que as crianças percebam que há culturas diferentes das suas e que não precisamos pensar no diferente como melhor ou pior. Em seguida, dê para cada criança um papel e peça que  escrevam usando letras e desenhos, uma das palavras escolhidas por sua dupla.

Começar a montagem de um mural. IRÃ, ANTIGA PÉRSIA, a terra de ALI BABÁ

Coloque o mapa-múndi com uma marcação no Irã, coloque as gravuras pesquisadas e, em torno delas, as palavras “desenhadas”. Atenção, não use todo o mural. Deixe espaço para as descobertas da aula 2.

Aula 2 – Divida a turma em 6 grupos e dê para cada grupo um mini texto com informações sobre o Irã:

No site www.brasilescola.com/geografia/ira.htm , você encontra algumas informações. Você pode pedir a seus alunos que pesquisem na biblioteca da escola - é uma boa oportunidade para uma visita à biblioteca.

Grupo 1- História

Grupo 2 – Geografia

Grupo 3 – População, bandeira, forma de governo, língua

Grupo 4 – Educação

Grupo 5 – Religião

Grupo 6 – Culinária

Cada grupo terá que apresentar o seu texto para a turma, utilizando o mapa-múndi e em seguida, formar duas frases sobre o assunto.

Organização do final do mural.

A turma pode montar uma apresentação para outras turmas da escola:

"Contação "da história do Ali Babá e apresentação das descobertas feitas sobre ba terra de Ali Babá.

Recursos Complementares

Professor, é importante que você leia sobre o país pesquisado.

Indico o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ir%C3%A3o   

Há também livros e almanaques para criança que trazem informações.

Indico o Almanaque Recreio, Larousse Júnior com o título Larousse Mundo.

Esta aula faz parte do grupo de aulas: Tema “As mil e uma noites” – Ali Babá e os quarenta ladrões

Aula 1   Ali Babá e os quarenta ladrões – Interpretando uma história de literatura   

Aula 2 – A terra de Ali Babá – antiga Pérsia, atual Irã   

Aula 3 – Trabalhando com notícia de jornal – o Irã é notícia   

Aula 4 – Ali Babá e as pedras preciosas- substantivos primitivos e substantivos derivados   

Aula 5 – No livro de Ali Babá – sinais de pontuação   

Aula 6 – Ali Babá e Mustafá, juntos no armazém – as regras de acentuação das palavras oxítonas

Avaliação

1° Observar a integração das crianças na atividade em dupla e na atividade com grupos maiores,

2° Observar, a partir da escolha das palavras, quem consegue perceber diferenças culturais presentes nas gravuras utilizadas na aula 1,

3° Perceber quais crianças conseguem  retirar dos textos as partes mais importantes e transformá-las  em apenas uma frase – capacidade de síntese.

4° Observar, por meio da apresentação, se seus alunos localizam o Irã, antiga Pérsia no mapa-múndi e se sabem dizer a que continente pertence

5° Por meio das frases-resumo formadas pelos grupos e da apresentação feita para a turma, perceber se conseguiram pesquisar os assuntos combinados sobre o Irã: capital, população, língua falada, religião, comidas típicas...

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.