18/06/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Investigar as danças folclóricas mais difundidas no Nordeste do Brasil; relacionar as danças folclóricas com a cultura do povo da citada região; vivenciar algumas dessas danças.
Conceito básico de dança; a aula “Diferentes aspectos culturais da dança” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7165 (acesso em 19/05/2010), publicada no portal do professor; identificação das regiões brasileiras; conceito de folclore.
Espaço: sala de dança, quadra ou pátio grande.
Materiais: cabos de vassoura, aparelho de som, aparelho de DVD, CD’s com diversas músicas.
Reunir a turma e fazer uma discussão a respeito das danças mais conhecidas da região Nordeste. Posteriormente, analisar quais dessas seriam representantes do folclore da referida localidade. Utilizar os dados contidos no site abaixo como base.
http://poemia.wordpress.com/2008/08/20/dancas-folcloricas-brasileiras-nordeste/ (acesso em 19/05/2010).
Questionar os alunos: Vocês conhecem algum passo das danças citadas anteriormente? Se a resposta for positiva pedir para o aluno que demonstre o movimento. Em seguida, apresentar os vídeos abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=TW7fk-wO-pA&feature=related
(frevo) (acesso em 19/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=hdqJXsLFLIg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=kGcDtlMQwTo&feature=related
(coco) (acesso em 19/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=0IRcV7X5MMQ
http://www.youtube.com/watch?v=zXWfEc5LFRM&feature=related
(maculelê) (acesso em 19/05/2010)
Após a apreciação dos vídeos, promover um debate sobre a relação dessas danças com a cultura da referida região, utilizando as seguintes questões como base: Vocês acreditam que essas danças ainda hoje são bastante vivenciadas? Por quê? Pelo que vocês conhecem da região, há uma preocupação em difundir esse tipo de dança? A dança folclórica é utilizada como uma característica essencial da região?
Vivenciar algumas danças folclóricas da região Nordeste.
Os sites abaixo são de vídeos que ajudarão o professor nesta atividade e devem ser vistos por este anteriormente à aula.
http://www.youtube.com/watch?v=TW7fk-wO-pA&feature=related
(frevo) (acesso em 19/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=hdqJXsLFLIg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=kGcDtlMQwTo&feature=related
(coco) (acesso em 19/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=0IRcV7X5MMQ
http://www.youtube.com/watch?v=zXWfEc5LFRM&feature=related
(maculelê, utilizando os cabos de vassoura) (acesso em 19/05/2010)
http://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_dancas.pdf (acesso em 19/05/2010).
Pesquisar danças da região Nordeste que não foram vivenciadas em aula, apresentando alguns movimentos. Relacioná-las, também, com a cultura de seu local de origem.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/08/2010
Quatro estrelasGostei muito da aula vai me ajudar bastante pois a escola que leciono este ano homenageia o folclore de Pernambuco.