Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando com notícia de jornal – O Irã é notícia

 

08/07/2010

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Célia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler uma notícia
  • Analisar a notícia a partir de sua estrutura
  • Interpretar a notícia
  • Criar outras notícias utilizando-se das “regras” aprendidas
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura da história: Ali Babá e os quarenta ladrões

Ter realizado com seus alunos a aula: A terra de Ali Babá – antiga Pérsia, atual Irã

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 –.Dividir a turma em cinco grupos.

Dar para cada grupo as seguintes notícias:

 Notícia 1 - Irã inaugura a maior montadora de carros do Oriente Médio

Agência AFP TEERà 

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, inaugurou neste domingo em Kashan (centro) a maior fábrica de automóveis do Oriente Médio, com capacidade para 150.000 unidades por ano. A montadora, que criará 4.000 empregos diretos e 20.000 indiretos na região, produzirá diferentes modelos, entre eles um pequeno carro chamado Tiba. O modelo, de quatro lugares e produzido inteiramente no Irã, custará entre 80 e 90 milhões de riales (entre 8.000 e 9.000 dólares), e está destinado às classes médias. "A produção do Tiba é um sinal de confiança em nós. A nação iraniana demonstrou que, apesar das sanções e das pressões de nossos inimigos, resiste e avança no caminho do progresso", afirmou Ahmadinejad. Com mais de 1.400.000 veículos produzidos no ano passado, o Irã passa a ser o maior fabricante de automóveis do Oriente Médio. O Irã proíbe a importação de veículos suscetíveis de competir com seus modelos locais, mas autoriza a de modelos de luxo que foram fortemente taxados (90%). A indústria automotiva emprega diretamente 500.000 pessoas no Irã, mas também gera inúmeros empregos indiretos que fazem desse setor o segundo do país, atrás do petroleiro.

 13:22 - 09/05/2010

 Retirado de: http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/05/09/e090511950.asp    

Notícia 2 Irã inaugura montadora de carros

Presidente Ahmadinejad dirigiu o Tiba, desenhado e produzido no país.

Indústria deve gerar 4.000 empregos diretos e 2.000 indiretos.   

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, inaugurou neste domingo (8) o que a imprensa oficial do país descreveu como a maior fábrica de carros do Oriente Médio. A unidade, construída pela estatal iraniana Saipa na cidade central de Kashan, poderá produzir até 150 mil veículos por ano. Quando atingir sua capacidade máxima, a fábrica, que exigiu investimentos em torno de US$ 350 milhões, empregará 4 mil pessoas diretamente e 2.000 indiretamente. Ahmadinejad apresentou também o Tiba (Gazela), um pequeno veículo que custará entre US$ 8 mil e US$ 9 mil, com o objetivo de atrair a classe média baixa iraniana. Segundo a agência, ele é o primeiro carro "desenhado e fabricado por iranianos". Em 2009, a Saipa respondeu por 54% da produção de veículos no Irã. A Iran Khodro, também estatal, foi responsável pelo restante. Ambas as empresas têm acordos técnicos com Peugeot e Renault, da França, e com a Kia, da Coreia do Sul. 

Retirado de: http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/05/ira-inaugura-maior-fabrica-de-carros-do-oriente-medio.html 

Pedir que as crianças leiam as notícias e respondam às seguintes perguntas:

1-      Qual é o título das reportagens lidas?

2-      Sobre que assunto as notícias tratam?

3-      O texto é o mesmo?

4-      As notícias são apresentadas da mesma maneira?

5-      Qual vocês consideraram mais completa? Por quê?

6-      Qual vocês consideraram mais fácil de ler? Por quê?

7-      De qual vocês mais gostaram, por quê?

Apresentação das respostas dadas pelos grupos.

Aula 2 Turma dividida nos mesmos cinco grupos da aula 1

Discutir com os alunos algumas características específicas da escrita e uma notícia.

 1- Normalmente esses textos têm caráter informativo. As informações são apresentadas em ordem decrescente de importância, ou seja, o conteúdo mais importante, fica em cima e o conteúdo mais superficial fica embaixo.

2- O primeiro parágrafo do texto é chamado de “lide” ou “lead” ( inglês) e carrega as principais informações da matéria. Esse recurso é usado para que as pessoas possam ter acesso fácil e rápido à informação e tenham a oportunidade de selecionar as matérias que realmente lhes interessam para prosseguir com a leitura. Geralmente o título da matéria é baseado no lide.

3- Caracteriza-se pela linguagem direta e formal. Tem caráter informativo e é escrito de forma impessoal, frequentemente fazendo uso da terceira pessoa.. Enquanto na primeira parte estão registradas as principais informações do fato, no corpo do texto estão presentes os detalhes, as causas e as consequências dos fatos, como, onde e com quem aconteceu.

4-  Pode ter ou não um público alvo (jovens, políticos, idosos, famílias), caso tenha, a linguagem poderá ser adaptada para o melhor entendimento.   

Propor que escrevam uma notícia por grupo.  

 Listar com as crianças o que não pode deixar de aparecer em suas notícias:

Título

Lide

Data

Local

Desenvolvimento da notícia  

 Dar uma lista de sugestão de temas/títulos para criação das notícias.

 Professor, aproveite para relacionar as reportagens com o livro do Ali Babá. Proponha temas que sejam considerados "fantásticos" ou absurdos.

A-    Ali Babá aparece no lançamento do carro iraniano.

B-    Líder dos quarenta ladrões foge de Ali Babá no novo carro Tiba.

C-    Fábrica de carros recém inaugurada foi comprada por Ali Babá.

D-    O primeiro carro vendido em nova fábrica foi para Morgiana, a nora de Ali Babá.

E-     Esposa de Ali Babá ganha o novo carro Tiba.

F-     Ali Babá e Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã se encontram em inauguração de fábrica de carros.

As notícias devem ser ilustradas e lidas pelos grupos. Depois das devidas correções, as mesmas podem ser expostas no mural que está sendo construído pela turma.  

Recursos Complementares

No site http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/leitura-com-textos-jornalisticos-426211.shtml, você encontra o planejamento: .

Esta aula faz parte do grupo de aulas:

Tema “As mil e uma noites” – Ali Babá e os quarenta ladrões

Aula 1   Ali Babá e os quarenta ladrões – Interpretando uma história de literatura   

Aula 2 – A terra de Ali Babá – antiga Pérsia, atual Irã   

Aula 3 – Trabalhando com notícia de jornal – o Irã é notícia   

Aula 4 – Ali Babá e as pedras preciosas- substantivos primitivos e substantivos derivados   

Aula 5 – No livro de Ali Babá – sinais de pontuação   

Aula 6 – Ali Babá e Mustafá, juntos no armazém – as regras de acentuação das palavras oxítonas

Avaliação

1° Observar a integração das crianças na atividade em grupo,

2° Correção da notícia escrita pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Regina, Instituto A caminho do Céu , Rio de Janeiro - disse:
    repugliese@ig.com.br

    12/08/2010

    Cinco estrelas

    Gosto muito das suas sugestões. Aproveito muito tudo o que vocêcoloca nas aulas. Parabéns professora Graça. BJS


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.