Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA: Elementos de expressão e dinâmica – crescendo e diminuendo

 

07/06/2010

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Compreender as variações graduais de intensidade em Música;
  2. Conhecer os termos utilizados para as gradações de intensidade (dinâmica) musical;
  3. Interpretar uma música com mudanças graduais de intensidade (dinâmica).
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos tenham conhecimento sobre o parâmetro do som intensidade. Para mais informações veja a aula:

"Música: parâmetros do som - intensidade"

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15576 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

      Inicie a aula perguntando qual é a função ou o que significa regular o volume de um aparelho de som ou de um rádio de pilha. O que modificamos na recepção do som quando interferimos no volume?

      Escolha uma canção qualquer que faça parte do repertório do grupo. Explique que você mostrará números com os dedos da sua mão (de 1 a 5). Cada número corresponderá a um nível de volume (quanto menor o número, mais suave eles deverão cantar; quanto maior o número, mais forte cantarão). Peça ao grupo que cante a música enquanto você "regula" o volume do grupo com os números de 1 a 5.

Dica:
-Antes de iniciar a atividade com a canção, experimente as diferentes gradações de volume com o grupo para que a turma ouça e adeque o volume de sua voz aos cinco diferentes níveis de intensidade. Inicie o trabalho com o número 1. Caso eles comecem a cantar com uma intensidade já forte, explique que eles devem sussurrar apenas. Aumente, aos poucos, até chegar ao máximo (de 1 a 5), quando eles estarão quase gritando. Então, abaixe gradativamente até retornar ao número 1. Depois desse "aquecimento", faça a atividade com a música escolhida pelos alunos.

      Discuta sobre o que aconteceu e como foi a realização sonora dos diferentes volumes pedidos pelo professor. Explique que usamos termos específicos para nos referirmos a essas maneiras de executar a música. Quando queremos que a intensidade de um trecho aumente aos poucos, usamos o termo italiano crescendo, que significa exatamente a mesma coisa que o termo em português. Quando queremos que a execução diminua sua intensidade progressivamente, usamos os termos italianos decrescendo ou diminuendo, que significam "decrescendo" ou "diminuindo". Podemos indicar crescendo e decrescendo ou diminuendo também com a abreviatura da palavra ou com o sinal gráfico abaixo:

crescendo = cresc.

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Music-crescendo.png 

decrescendo = decresc.

diminuendo = dim.

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Music-diminuendo.png 

Abaixo seguem alguns exemplos da escrita de crescendo e diminuendo/decrescendo em trechos musicais:

http://www2.cpdl.org/wiki/images/4/4c/MOUNTAIN3.pdf 

http://www2.cpdl.org/wiki/images/sheet/corn-abs.pdf 

Atividade 2             

      Agora, prossiga com uma atividade de performance:

      1 – Divida a turma em pequenos grupos com cerca de quatro alunos.

      2 – Peça para eles elegerem um líder (regente).

      3 – O grupo deverá cantar uma canção que escolher e o regente controlará através de gestos graduais as diferentes intensidades ao longo da performance.            

      4 – Os grupos deverão apresentar seus trabalhos.       

Dica:

Estimule a turma a observar e a comentar se a sonoridade das performances estava coerente com a dinâmica proposta pelo lider (regente).

Atividade 3

      A seguir, faça uma atividade de apreciação musical. Escolha alguns exemplos musicais em que o crescendo e o diminuendo desempenhem papel relevante na própria concepção da música. Toque ou coloque uma gravação para que os alunos possam identificar de que maneira ocorreu a variação de dinâmica. A seguir, sugerimos dois exemplos:

      “Bolero” (M. Ravel) http://www.youtube.com/watch?v=3-4J5j74VPw 

      Esta peça possui um longo crescendo que acontece durante toda sua execução. Pergunte aos alunos como acontece a variação de dinâmica ao longo da peça.  

      “La cathédrale engloutie" (C. Debussy) http://www.youtube.com/watch?v=NsdIkUSjXv8 

      Esta peça é baseada num mito bretão que descreve uma catedral que estaria no fundo do mar e que, em certas ocasiões, emerge.

      Acontece algum crescendo ou decrescendo na música? Descreva como acontecem e de que maneira a variação de dinâmica contribui para a interpretação e o caráter da peça.

Dica:

Peça ao grupo que:

  1. Identifique os momentos de variação de intensidade.
  2. Registre numa folha de papel a ordem em que se sucederam as diferentes dinâmicas (cresc. e decresc.) das canções apresentadas. Utilize os simbolos gráficos da escrita musical vistos nesta aula.

        Ao final da aula, solicite aos alunos que pesquisem músicas que possuam momentos claros de crescendo e/ou diminuendo. Peça que levem os exemplos musicais para a próxima aula.

Recursos Complementares

Dinâmica musical:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Diminuendo#Varia.C3.A7.C3.A3o_de_intensidade 

http://en.wikipedia.org/wiki/Dynamics_(music) 

Bolero (M. Ravel)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bolero_(Ravel) 

La cathédrale engloutie (C. Debussy)

http://en.wikipedia.org/wiki/La_cathédrale_engloutie#Musical_Impressionism 

Para acessar a partitura, clique em "Préludes, Premier Livre L.117". As páginas 38 a 42 correspondem ao prelúdio La cathédrale engloutie.

http://www.allpianoscores.com/index.php?free_scores=Debussy&limite=20 

Avaliação

      Avalie:

  1. Os alunos identificaram as gradações de dinâmica a partir das músicas que ouviram?
  2. Realizaram as performances buscando adequar a dinâmica de sua sonoridade à intensidade proposta?
  3. Reconheceram e utilizaram a grafia correta dos símbolos de intensidade? Os sinais foram interpretados corretamente?
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • marcos antonio, caaca , Alagoas - disse:
    antoni_guitars@hotmail.com

    02/09/2011

    Quatro estrelas

    legal, gostei mesmo pois a aula não pode ficar só na prática musical mais tem que promover a dinâmica entre os alunos!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.