Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bad Romance – Vamos discutir a relação? Aprendendo Inglês com Música!

 

18/05/2010

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a habilidade de compreensão auditiva em Língua Inglesa a partir de atividades de compreensão da música Bad Romance (Lady Gaga).  Também é possível desenvolver a oralidade através do debate sobre o tema "relacionamentos nos dias de hoje" impulsionado pela análise da letra da música em questão.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 (três) horas aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.   

Motivação   

Estando os alunos no laboratório de informática, o professor deverá, em aula aberta, exibir algumas imagens (Figs. 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7), na forma de slides ou impressas em tamanho grande para que os alunos associem com os seguintes tópicos:   

  1. GOOD THING (BOA COISA)
  2. BAD (MÁ COISA)

Figura 1 – Ugly

Fonte: http://farm1.static.flickr.com/23/88220898_46cad1146f.jpg Acesso em: 12 de maio de 2010.

 

Figura 2 – Beautiful

Fonte: http://xemanhdep.com/gallery/beautiful_flower2/beautiful_flower212.jpg Acesso em: 12 de maio de 2010.    

Figura 3 – Disease

Fonte: http://sparkyourwellness.files.wordpress.com/2009/11/sickinbed.jpg Acesso em: 12 de maio de 2010.    

Figura 4 – Healthy

Fonte: http://www.amaalliance.org/site/largepics/625/40309/163377/225686/i_can_be_healthy.jpg  Acesso em: 16 de maio de 2010.      

Figura 5 – Criminal

Fonte: http://www.ltfexperts.com/criminal-main-image.jpg Acesso em: 12 de maio de 2010.

Figura 6 – Peace

Fonte: http://www.istockphoto.com/file_thumbview_approve/4364427/2/istockphoto_4364427-dove-symbol-of-peace-on-earth.jpg Acesso em: 12 de maio de 2010.

Figura 7 – Psycho

Fonte: http://web.me.com/shalomconfessor/Betinho/Home/Entries/2008/12/23_A_normalidade_da_loucura_files/pirado.jpg Acesso em: 12 de maio de 2010.    

Conforme os alunos forem associando as figuras propostas com os tópicos, o professor deverá questioná-los, preferencialmente em Inglês, com base nas seguintes questões norteadoras:   

  1. Why do you consider peace a good thing? Why? – Por que você considera (paz) uma boa coisa? Por quê?
  2. Why is psycho a bad thing? - Por que (psicose) seria uma coisa ruim?
  3. Would you have a relation with a criminal? – Você se relacionaria com um criminoso?
  4. Is it important to be healthy? What do you do if someone you love has a disease? – E importante estar saudável? O que você faz se alguém que você ama tem uma doença?
  5. Is it important to be beautiful to find a boyfriend or girlfriend? – É importante ser bonito(a) para encontrar um namorado ou namorada?   

Ressaltamos que o objetivo de tal atividade é introduzir vocabulário presente na música “Bad Romance” de Lady Gaga, que os alunos ouvirão na sequência. Assim, mesmo que a discussão seja promovida em Português, é importante que o professor reforce a escrita e pronúncia de tais palavras (apresentadas pelas figuras) em Inglês, para que os alunos possam reconhecê-las na música. Também, é importante que nesta etapa o professor instigue os alunos a justificarem suas respostas, para iniciarem um processo de reflexão crítica, acerca do tema proposto na música (Bad Romance – Mau Romance). O debate de tal tema será aprofundado ao longo da aula.

ATIVIDADE 1   

Dando seqüência a atividade anterior, cada aluno receberá uma folha de atividade com a letra da música “Bad Romance” da cantora Lady Gaga. Em seguida, exibirá o vídeo “Lady Gaga - Bad Romance Lyrics” (Fig. 8), com a duração de 4:24 minutos, e estando os alunos com a letra (incompleta) da música em questão, eles a completarão utilizando algumas palavras propostas na motivação (Fig. 9).   

Observação: o vídeo pode ser baixado e salvo para ser exibido em DVD para todos os alunos ao mesmo tempo!   

RECURSO

Vídeo “Lady Gaga – Bad Romance Lyrics

http://www.youtube.com/watch?v=CAoi_-_EVio    

Figura 8 – Imagem do Recurso Acesso em: 12 de maio de 2010.   

RECURSO

Atividade Para Completar a Letra da Música

http://www.slideshare.net/jugense/bad-romance  

Figura 9 – Imagem do Recurso Acesso em: 12 de maio de 2010.   

O professor verificará as respostas dos alunos, solicitando que os alunos que se sentirem à vontade as digam para que escreva na lousa.   

Observação: Caso considere conveniente, após criteriosa avaliação, o professor poderá exibir o videoclipe original da música, tendo em vista que nele aparecem algumas imagens que podem ser consideradas ofensivas. Tal vídeo está disponível em:   

RECURSO

Lady Gaga - Bad Romance

http://www.youtube.com/watch?v=qrO4YZeyl0I 

ATIVIDADE 2   

Nesta etapa os alunos continuarão trabalhando com a letra da música. Assim, divididos em duplas, deverão debater sobre ela, preferencialmente em Inglês, com base nas seguintes questões norteadoras:   

  1. What type of romance does she want? – Que tipo de romance ela quer? R: Bad Romance – Romance Ruim.
  2. What are the characteristics the person she wants for a romance has? – Quais as características que a pessoa que ela quer para um romance tem? R: Disease, psycho, criminal, ugly – doença, distúrbio mental, criminalidade, feiúra.
  3. What is your opinion about her want? Justify. – Qual é sua opinião sobre o desejo dela? Justify. R: Resposta à critério do aluno.   

Durante esta etapa, o professor deverá circular entre as duplas, organizando e supervisionando as discussões e esclarecer dúvidas.   

Ao final deste momento, em aula aberta e sob mediação do professor, os alunos que se sentirem à vontade irão expor seus pontos de vista à respeito das idéias expressas na música.   

ATIVIDADE 3   

Continuando a atividade anterior, visando ampliar e aprofundar as discussões iniciadas sobre o tema da música “Bad Romance” o professor proporá, em aula aberta, as seguintes perguntas (adaptadas de http://www.headsupenglish.com/index.php?option=com_content&task=view&id=7&Itemid=9 em 12 de maio de 2010):   

  1. Do you believe that true love exists? Why (not)? – Você acredita que exista amor verdadeiro? Por que (não)?
  2. Is romance dead in the modern world of today? Why (not)? – O romance está morto no mundo moderno de hoje? Por que (não)?
  3. What things does a successful relationship require? Why? – O que um bom relacionamento requer? Por quê?   

O professor então mediará o debate, preferencialmente em Inglês, fundamentado em tais questões e os alunos que se sentirem à vontade poderão manifestar suas opiniões. Tal debate visa ser momento em que os alunos possam refletir sobre a forma que se estabelecem os relacionamentos amorosos na atualidade, para que posteriormente possam escrever sobre o tema, como proposto na próxima atividade.   

ATIVIDADE 4   

Dando sequência às atividades da aula, os alunos novamente em duplas, deverão, a partir do debate proposto na atividade anterior, realizar pesquisas na Internet para escrever um texto em Inglês sobre o tema: “Is romance dead today? – O romance está morto atualmente?”   

Sugerimos os seguintes sites para pesquisa (Fig. 10):   

RECURSO

Sites para Pesquisa  

http://www.eyeearnmt.com/ascontent2/adsense12content/loveandrealtionships/sites/nowadays.html 

http://en.wikipedia.org/wiki/Romance_(love)    

http://articles.famouswhy.com/many_couples_nowadays_prefer_not_to_get_married/ 

http://www.bbc.co.uk/relationships/couples/love_why.shtml 

http://www.bbc.co.uk/relationships/couples/love_secrets.shtml 

Figura 10 – Imagem do Site BBC.co.uk Acesso em: 12 de maio de 2010.   

Neste momento, o professor deverá passar pelos grupos, orientando e supervisionando os trabalhos. Sugerimos que esta atividade tenha a duração de 30 minutos e que os alunos utilizem editores de texto tais como o “BrOffice”, uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.   

RECURSO

BrOffice

http://www.broffice.org/ 

ATIVIDADE 5   

Os textos produzidos pelos alunos serão postados em um blog ou publicadas no jornal da escola. O objetivo da criação do blog ou do jornal é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema, a partir do contraste de opiniões, de pessoas com diferentes idades e experiências de vida. Especificamente, a criação do blog, favorecerá, também, a familiarização com as Novas Tecnologias.  

Informações sobre como criar um blog (Fig. 11) podem ser acessadas em:

RECURSO

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198 

Figura 11 – Imagem do Recurso Acesso em: 12 de maio de 2010.   

Ao final deste momento, todos os alunos terão a oportunidade de ler e comentar, em aula aberta, os textos criados pelos colegas, podendo tirar suas conclusões finais a respeito dos pontos positivos e negativos relacionamentos amorosos na época atual.   

SUGESTÃO   

  1. Em colaboração com o professor de Artes, criar uma apresentação de dança da música “Bad Romance” (Lady Gaga), buscando retratar nesta, os sentimentos e opiniões despertados.   
  2. Em colaboração com o professor de Biologia e Ciências, promover palestras e debates a respeito do tema “Sexo Seguro” nos relacionamentos.

Recursos Complementares

Dicionário português-inglês   

Recurso

Dictionary. com  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false     

Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupo, a compreensão das formas oral e escrita da Língua Inglesa e a competência em produzir textos no referido idioma com organização e vocabulário adequados.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ana claudia evangelista, AMABILIO ALVEZ PEREIRA , Pará - disse:
    alexana100@hotmail.com

    22/01/2011

    Cinco estrelas

    a sensibilidade faz a diferença em um plano de curso, de aula.Congratulation!!!!!1


  • marivanda marafon Kaspreski, INDUSTRIAL C E E FUND MEDIO , Paraná - disse:
    marivandamarafon@seed.pr.gov.br

    22/09/2010

    Cinco estrelas

    parabéns pela aula, é muito criativa e instigante para os alunos aprenderem a língua e também discutirem um tema tão importante como relacionamento.


  • Maria Lucia de Almeida Freitas, CASTRO ALVES E E E FUND , Paraná - disse:
    mlfreitas72@yahoo.com

    14/08/2010

    Cinco estrelas

    excelente sugestão.


  • deise, Escola Est. Acy de Barros , Pará - disse:
    deisedelbianco@hotmail.com

    01/06/2010

    Quatro estrelas

    meu nome é Deise sou professora de inglês há 22 anos e gostei muito do seu trabalho, pois você diversificou com vários tipos de recursos sitanto sites interessantes, audios visuais que faz com que os alunos gravem mais o que está aprendendo. Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.