18/05/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a habilidade de compreensão auditiva em Língua Inglesa a partir de atividades de compreensão da música Bad Romance (Lady Gaga). Também é possível desenvolver a oralidade através do debate sobre o tema "relacionamentos nos dias de hoje" impulsionado pela análise da letra da música em questão.
Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Estando os alunos no laboratório de informática, o professor deverá, em aula aberta, exibir algumas imagens (Figs. 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7), na forma de slides ou impressas em tamanho grande para que os alunos associem com os seguintes tópicos:
Figura 1 – Ugly
Fonte: http://farm1.static.flickr.com/23/88220898_46cad1146f.jpg Acesso em: 12 de maio de 2010.
Figura 2 – Beautiful
Fonte: http://xemanhdep.com/gallery/beautiful_flower2/beautiful_flower212.jpg Acesso em: 12 de maio de 2010.
Figura 3 – Disease
Fonte: http://sparkyourwellness.files.wordpress.com/2009/11/sickinbed.jpg Acesso em: 12 de maio de 2010.
Figura 4 – Healthy
Fonte: http://www.amaalliance.org/site/largepics/625/40309/163377/225686/i_can_be_healthy.jpg Acesso em: 16 de maio de 2010.
Figura 5 – Criminal
Fonte: http://www.ltfexperts.com/criminal-main-image.jpg Acesso em: 12 de maio de 2010.
Figura 6 – Peace
Fonte: http://www.istockphoto.com/file_thumbview_approve/4364427/2/istockphoto_4364427-dove-symbol-of-peace-on-earth.jpg Acesso em: 12 de maio de 2010.
Figura 7 – Psycho
Fonte: http://web.me.com/shalomconfessor/Betinho/Home/Entries/2008/12/23_A_normalidade_da_loucura_files/pirado.jpg Acesso em: 12 de maio de 2010.
Conforme os alunos forem associando as figuras propostas com os tópicos, o professor deverá questioná-los, preferencialmente em Inglês, com base nas seguintes questões norteadoras:
Ressaltamos que o objetivo de tal atividade é introduzir vocabulário presente na música “Bad Romance” de Lady Gaga, que os alunos ouvirão na sequência. Assim, mesmo que a discussão seja promovida em Português, é importante que o professor reforce a escrita e pronúncia de tais palavras (apresentadas pelas figuras) em Inglês, para que os alunos possam reconhecê-las na música. Também, é importante que nesta etapa o professor instigue os alunos a justificarem suas respostas, para iniciarem um processo de reflexão crítica, acerca do tema proposto na música (Bad Romance – Mau Romance). O debate de tal tema será aprofundado ao longo da aula.
ATIVIDADE 1
Dando seqüência a atividade anterior, cada aluno receberá uma folha de atividade com a letra da música “Bad Romance” da cantora Lady Gaga. Em seguida, exibirá o vídeo “Lady Gaga - Bad Romance Lyrics” (Fig. 8), com a duração de 4:24 minutos, e estando os alunos com a letra (incompleta) da música em questão, eles a completarão utilizando algumas palavras propostas na motivação (Fig. 9).
Observação: o vídeo pode ser baixado e salvo para ser exibido em DVD para todos os alunos ao mesmo tempo!
RECURSO
Vídeo “Lady Gaga – Bad Romance Lyrics
http://www.youtube.com/watch?v=CAoi_-_EVio
Figura 8 – Imagem do Recurso Acesso em: 12 de maio de 2010.
RECURSO
Atividade Para Completar a Letra da Música
http://www.slideshare.net/jugense/bad-romance
Figura 9 – Imagem do Recurso Acesso em: 12 de maio de 2010.
O professor verificará as respostas dos alunos, solicitando que os alunos que se sentirem à vontade as digam para que escreva na lousa.
Observação: Caso considere conveniente, após criteriosa avaliação, o professor poderá exibir o videoclipe original da música, tendo em vista que nele aparecem algumas imagens que podem ser consideradas ofensivas. Tal vídeo está disponível em:
RECURSO
Lady Gaga - Bad Romance
http://www.youtube.com/watch?v=qrO4YZeyl0I
ATIVIDADE 2
Nesta etapa os alunos continuarão trabalhando com a letra da música. Assim, divididos em duplas, deverão debater sobre ela, preferencialmente em Inglês, com base nas seguintes questões norteadoras:
Durante esta etapa, o professor deverá circular entre as duplas, organizando e supervisionando as discussões e esclarecer dúvidas.
Ao final deste momento, em aula aberta e sob mediação do professor, os alunos que se sentirem à vontade irão expor seus pontos de vista à respeito das idéias expressas na música.
ATIVIDADE 3
Continuando a atividade anterior, visando ampliar e aprofundar as discussões iniciadas sobre o tema da música “Bad Romance” o professor proporá, em aula aberta, as seguintes perguntas (adaptadas de http://www.headsupenglish.com/index.php?option=com_content&task=view&id=7&Itemid=9 em 12 de maio de 2010):
O professor então mediará o debate, preferencialmente em Inglês, fundamentado em tais questões e os alunos que se sentirem à vontade poderão manifestar suas opiniões. Tal debate visa ser momento em que os alunos possam refletir sobre a forma que se estabelecem os relacionamentos amorosos na atualidade, para que posteriormente possam escrever sobre o tema, como proposto na próxima atividade.
ATIVIDADE 4
Dando sequência às atividades da aula, os alunos novamente em duplas, deverão, a partir do debate proposto na atividade anterior, realizar pesquisas na Internet para escrever um texto em Inglês sobre o tema: “Is romance dead today? – O romance está morto atualmente?”
Sugerimos os seguintes sites para pesquisa (Fig. 10):
RECURSO
Sites para Pesquisa
http://www.eyeearnmt.com/ascontent2/adsense12content/loveandrealtionships/sites/nowadays.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Romance_(love)
http://articles.famouswhy.com/many_couples_nowadays_prefer_not_to_get_married/
http://www.bbc.co.uk/relationships/couples/love_why.shtml
http://www.bbc.co.uk/relationships/couples/love_secrets.shtml
Figura 10 – Imagem do Site BBC.co.uk Acesso em: 12 de maio de 2010.
Neste momento, o professor deverá passar pelos grupos, orientando e supervisionando os trabalhos. Sugerimos que esta atividade tenha a duração de 30 minutos e que os alunos utilizem editores de texto tais como o “BrOffice”, uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.
RECURSO
BrOffice
ATIVIDADE 5
Os textos produzidos pelos alunos serão postados em um blog ou publicadas no jornal da escola. O objetivo da criação do blog ou do jornal é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema, a partir do contraste de opiniões, de pessoas com diferentes idades e experiências de vida. Especificamente, a criação do blog, favorecerá, também, a familiarização com as Novas Tecnologias.
Informações sobre como criar um blog (Fig. 11) podem ser acessadas em:
RECURSO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198
Figura 11 – Imagem do Recurso Acesso em: 12 de maio de 2010.
Ao final deste momento, todos os alunos terão a oportunidade de ler e comentar, em aula aberta, os textos criados pelos colegas, podendo tirar suas conclusões finais a respeito dos pontos positivos e negativos relacionamentos amorosos na época atual.
SUGESTÃO
Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupo, a compreensão das formas oral e escrita da Língua Inglesa e a competência em produzir textos no referido idioma com organização e vocabulário adequados.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/01/2011
Cinco estrelasa sensibilidade faz a diferença em um plano de curso, de aula.Congratulation!!!!!1
22/09/2010
Cinco estrelasparabéns pela aula, é muito criativa e instigante para os alunos aprenderem a língua e também discutirem um tema tão importante como relacionamento.
14/08/2010
Cinco estrelasexcelente sugestão.
01/06/2010
Quatro estrelasmeu nome é Deise sou professora de inglês há 22 anos e gostei muito do seu trabalho, pois você diversificou com vários tipos de recursos sitanto sites interessantes, audios visuais que faz com que os alunos gravem mais o que está aprendendo. Parabéns