Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA: Elementos de expressão (andamento) – accelerando e rallentando

 

16/06/2010

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Compreender as variações graduais de andamento em Música;
  2. Conhecer os termos utilizados para fazer referência a estas variações;
  3. Interpretar uma música modificada de forma gradual no andamento (velocidade).
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno conheça o conceito de pulsação. Para mais informações ver aula:

"MÚSICA - escrita e leitura musical: pulso, pulsação, som, unidade de tempo, silêncio (aula 1)"

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

      Inicie a aula conversando sobre a velocidade. Um automóvel possui várias marchas, que são utilizadas conforme a necessidade de trafegar mais rápido ou mais lentamente. Nós também, ao andarmos podemos usar desde um caminhar despreocupado, parando para observar o visual até uma corrida desenfreada para vencer uma prova de atletismo. Você pode discutir a questão da velocidade no vídeo a seguir. De que forma procede?

http://www.youtube.com/watch?v=Ln1H1vHx2mk  

      Escolha algumas peças em que haja variação no andamento uma ou mais vezes. Diga aos alunos para ouvirem atentamente, prestando atenção na questão da velocidade da música. A seguir, sugerimos dois exemplos que você poderá usar:

      O Trenzinho do Caipira - http://www.youtube.com/watch?v=DC8oFe5bkeY  

      Esta peça é parte integrante das "Bachianas Brasileiras no. 2" de Villa-Lobos. O que acontece no início da música? E no final?

      Information Overload (Living Colour) - http://www.youtube.com/watch?v=pnskOeBAoS8  

      O extinto grupo Living Colour era formado por músicos que eram considerados especialistas em seus instrumentos. O que acontece do momento 5'48'', ao fim da música?

Atividade 2

      Peça para os alunos refazerem mentalmente o caminho que percorreram até a escola – tenha sido a pé ou não, relembrando as diferentes velocidades que utilizaram para chegar até lá. Certamente os relatos serão de diferentes momentos: quando atravessam a rua, quando encontram um amigo, quando percebem que estão atrasados, quando percebem que estão adiantados etc.

      Explique que em Música temos a mesma situação, momentos musicais que podem estar mais rápidos ou lentos. Muitas vezes desejamos acelerar ou retardar a velocidade (andamento) durante a peça musical. Explique que essas mudanças podem ser registradas e que existem termos específicos utilizados tradicionalmente para isso. Quando queremos aumentar a velocidade da pulsação utilizamos a palavra accelerando e quando queremos diminuí-la, utilizamos a palavra rallentando. Ambas são palavras italianas, a primeira significa acelerando, aumentando a velocidade; e a segunda significa retardando, diminuindo a velocidade. Também é possível encontrar a indicação com suas abreviaturas: rall. ou accel.

    Veja como aparece registrado na partitura. Exemplo de trecho com rallentando:

            

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142005000200016  

    Exemplo de trecho com accelerando:

      http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142005000200016   

      Obs.: também é possível encontrar os termos affretando como sinônimo de accelerando e ritardando como sinônimo de rallentando.

      Desafie os alunos: cante ou toque um instrumento e peça aos alunos que andem marcando a pulsação da canção com passos. Acelere e retarde o andamento várias vezes. Faça-o de maneiras diferentes, acelerando ou desacelerando rapidamente por vezes e por outras fazendo-o de maneira lenta e gradual.

      Ao final, discuta com eles sobre as dificuldades encontradas para acompanhar o acelerar e o desacelerar. As alterações no andamento foram expressivas e naturais de modo que todos conseguiram realizar a atividade da maneira correta? Se não, por quê?

Atividade 3

      Agora passe a uma atividade de performance:   

      1 – Divida a turma em pequenos grupos com cerca de quatro alunos.

      2 – Escolha junto com os alunos alguns exemplos musicais que eles conheçam bem - músicas que estejam fazendo ou que tenham feito sucesso recente na mídia, por exemplo, e escreva as letras ou um trecho das letras das canções.  

      3 – Peça para eles escreverem os termos acellerando ou rallentando onde quiserem no texto.

      4 – Quando todos tiverem terminado de escrever, troque os papéis entre os grupos. Peça para que interpretem as músicas com as novas mudanças de andamento (velocidade) adicionadas pelos colegas. Se possível, grave para futuras audições.

  Peça para os alunos fazerem uma pesquisa e tentarem encontrar alguma música que tenha algum momento de accelerando e/ou rallentando e levarem na aula seguinte.

Recursos Complementares

Cinética musical na wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Cin%C3%A9tica_musical 

Expressão musical na wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Express%C3%A3o_(m%C3%BAsica) 

Notação musical na wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Nota%C3%A7%C3%A3o_musical 

Avaliação

         Avalie:

  1. Os alunos conseguiram identificar os momentos de accelerando e rallentando nas peças ouvidas?
  2. Na atividade 3 os sinais de mudança de velocidade foram interpretados corretamente?
  3. As indicações de alteração do andamento foram sinalizadas e realizadas adequadamente?

     

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Felipe, Escola Municipal Desembargador José Fernandes Lima Souza , Alagoas - disse:
    ricardofelipes@gmail.com

    03/07/2010

    Quatro estrelas

    Olá Rodrigo! Achei muito interessante sua aula. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.