08/07/2010
Célia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Conceito de substantivo
Leitura da história: Ali Babá e os quarenta ladrões
Turma dividida em duplas.
Escrever as seguintes frases no quadro-negro:
Ali Babá pegou uma pedra preciosa na gruta.
Ali Babá viu a pedreira se abrindo ao som das palavras “Abre-te sésamo.”
Morgiana foi à padaria comprar pão e viu que o padeiro conhecia o chefe dos quarenta ladrões.
Pedir que as crianças classifiquem as palavras marcadas usando dois grupos:
Grupo 1 – substantivos que dão origem a novas palavras - ________________________
Grupo 2 – substantivos que são originados de outros substantivos __________________
Registrar com eles: As palavras do grupo 1 recebem o nome de substantivos primitivos.
As palavras do grupo 2 recebem o nome de substantivos derivados.
No dicionário: Cada dupla terá que pesquisar no dicionário o significado das palavras primitivo e derivado e, em seguida, elaborar frases que expliquem os nomes substantivo primitivo e substantivo derivado.
Leitura oral das conclusões.
Registro das atividades no caderno.
Exercitando para fixar a nova aprendizagem
Dar uma gruta de Ali Babá cortada em papel pedra para cada aluno.
Pedir que escrevam o substantivo derivado pedra e, a partir dele, escrever 5 substantivos derivados.
pedra
pedr__________
pedr__________
pedr__________
pedr__________
pedr__________
Correção coletiva.
Pedir que escolham uma palavra do exercício e façam uma frase.
Professor, esta atividade pode ser o início de uma atividade de redação. É importante que todas as aprendizagens relacionadas à língua sejam incorporadas ao dia-a-dia das crianças. Que tal pedir que eles escrevam uma história onde apareçam, pelo menos, três dos substantivos derivados do exercício acima?
Para estudar mais um pouco:
http://www.brasilescola.com/gramatica/substantivo.htm
Esta aula faz parte do grupo de aulas:
Esta aula faz parte do grupo de aulas: Tema “As mil e uma noites” – Ali Babá e os quarenta ladrões
Aula 1 Ali Babá e os quarenta ladrões – Interpretando uma história de literatura
Aula 2 – A terra de Ali Babá – antiga Pérsia, atual Irã
Aula 3 – Trabalhando com notícia de jornal – o Irã é notícia
Aula 4 – Ali Babá e as pedras preciosas- substantivos primitivos e substantivos derivados
Aula 5 – No livro de Ali Babá – sinais de pontuação
Aula 6 – Ali Babá e Mustafá, juntos no armazém – as regras de acentuação das palavras oxítonas
1° Observar a integração das crianças na atividade em dupla: quem fala mais, quem sabe ouvir a ideia do outro, quem sabe dividir as tarefas (procurar no dicionário, elaborar as frases, escrever... ).
2° Ler as frases criadas para explicar o que entrendem por substantivo primitivo e substantivo derivado. Avaliar a relação feita pelos alunos entre o conteúdo aprendido e a definição encontrada no dicionário.
3° Correção do exercício dado.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/09/2010
Quatro estrelasMuito boa a aula, pois permite que o aluno desenvolva não só o conhecimento gramatical como também pode-se trabalhar a interdisciplinaridade. Além de tornar a aula mais dinâmica.