Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ali Babá e as pedras preciosas- Substantivos primitivos e substantivos derivados

 

08/07/2010

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Célia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Que a partir de determinados substantivos podemos escrever outros
  • O significado das palavras primitivo e derivado
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de substantivo

Leitura da história: Ali Babá e os quarenta ladrões

Estratégias e recursos da aula

Turma dividida em duplas.

 Escrever as seguintes frases no quadro-negro:

Ali Babá pegou uma pedra preciosa na gruta.

Ali Babá viu a pedreira se abrindo ao som das palavras “Abre-te sésamo.”

 Morgiana foi à padaria comprar pão e viu que o padeiro conhecia o chefe dos quarenta ladrões.

Pedir que as crianças classifiquem as palavras marcadas usando dois grupos:

Grupo 1 – substantivos que dão origem a novas palavras - ________________________

Grupo 2 – substantivos que são originados de outros substantivos __________________

Registrar com eles: As palavras do grupo 1 recebem o nome de substantivos primitivos.

As palavras do grupo 2 recebem o nome de substantivos derivados.

No dicionário: Cada dupla terá que pesquisar no dicionário o significado das palavras primitivo e derivado e, em seguida, elaborar frases que expliquem os nomes substantivo primitivo e substantivo derivado.

Leitura oral das conclusões.

Registro das atividades no caderno.

Exercitando para fixar a nova aprendizagem

Dar uma gruta de Ali Babá cortada em papel pedra para cada aluno.

Pedir que escrevam o substantivo derivado pedra e, a partir dele, escrever 5 substantivos derivados.

pedra

pedr__________

pedr__________

pedr__________

pedr__________

pedr__________

Correção coletiva.

Pedir que escolham uma palavra do exercício e façam uma frase.

Professor, esta atividade pode ser o início de uma atividade de redação. É importante que todas as aprendizagens relacionadas à língua sejam incorporadas ao dia-a-dia das crianças. Que tal pedir que eles escrevam uma história onde apareçam, pelo menos, três dos substantivos derivados do exercício acima? 

Recursos Complementares

Para estudar mais um pouco:

http://www.brasilescola.com/gramatica/substantivo.htm 

Esta aula faz parte do grupo de aulas:

Esta aula faz parte do grupo de aulas: Tema “As mil e uma noites” – Ali Babá e os quarenta ladrões

Aula 1   Ali Babá e os quarenta ladrões – Interpretando uma história de literatura   

Aula 2 – A terra de Ali Babá – antiga Pérsia, atual Irã   

Aula 3 – Trabalhando com notícia de jornal – o Irã é notícia   

Aula 4 – Ali Babá e as pedras preciosas- substantivos primitivos e substantivos derivados   

Aula 5 – No livro de Ali Babá – sinais de pontuação   

Aula 6 – Ali Babá e Mustafá, juntos no armazém – as regras de acentuação das palavras oxítonas

Avaliação

1° Observar a integração das crianças na atividade em dupla: quem fala mais, quem sabe ouvir a ideia do outro, quem sabe dividir as tarefas (procurar no dicionário, elaborar as frases, escrever... ).

2°  Ler as  frases criadas para explicar o que entrendem por substantivo primitivo e substantivo derivado. Avaliar a relação feita pelos alunos entre o conteúdo aprendido e a definição encontrada no dicionário.

3° Correção do exercício dado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • JOSÉ RIBAMAR AMORIM, EM CECILIA BOTAO , Maranhão - disse:
    jrmiroma@bol.com.br

    06/09/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa a aula, pois permite que o aluno desenvolva não só o conhecimento gramatical como também pode-se trabalhar a interdisciplinaridade. Além de tornar a aula mais dinâmica.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.