28/05/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Leitura da história: Ali Babá e os quarenta ladrões.
Sugestão: Ali Babá e os quarenta ladrões - Autor Luc Lefort, Editora Ática
Você encontra este livro editado pelo MEC/FNDE em http://www.scribd.com/doc/7074254/Literatura-Em-Minha-Casa-Classico-Adaptado-Antoine-Galland-Ali-Baba-e-Os-Quarentas-Ladroes
Aula 1 - Turma dividida em duplas
Ler a página 23 do livro. "Um cortejo digno para Cassim"
Em seguida, dar um papel para cada dupla com os seguintes pedidos:
No texto que você acabou de ler:
a) circule com lápis preto os pontos finais,
b) pinte de verde os pontos de interrogação,
c) pinte de azul os pontos de exclamação,
d) faça um quadradinho ao redor dos dois pontos,
e) pinte de amarelo os travessões,
f) faça uma bolinha vermelha no espaço que marca cada parágrafo.
Dar um tempo para que as duplas finalizem a tarefa.
Corrigir oralmente no quadro, fazendo interferências de forma que as crianças possam elaborar os conceitos relacionados às “pontuações” utilizadas:
Por exemplo: Em que frases usamos os pontos de interrogação? Em que frases usamos dois pontos?
Ao final da atividade, pedir que cada dupla elabore regras para o uso do:
ponto final,
ponto de interrogação,
ponto de exclamação,
dois pontos,
travessão,
parágrafo.
Em seguida, reorganize a turma em grupos de forma que apenas quatro grupos sejam formados.
Peça que as conclusões elaboradas por cada dupla sejam discutidas nos grupos e transformadas em apenas uma conclusão para cada sinal de pontuação.
Por último, peça que os grupos se apresentem e elaborem uma única conclusão, para toda a turma, sobre cada sinal de pontuação.
Esta conclusão final deve ser copiada no caderno.
Aula 2 - Aplicando o que aprenderam:
Peça que os alunos produzam um texto onde apareçam os sinais de pontuação combinados anteriormente.
Você pode dar um tema que seja relacionado ao projeto Ali Babá.
As redações devem ser individuais para que você possa usá-las como instrumento de medida em sua avaliação.
Dicas e sugestões
Depois que as redações forem corrigidas, peça que cada criança passe a sua redação a limpo, assim, eles podem perceber onde foram apontadas as suas correções. Peça também que cada um ilustre a sua história, podendo assim, montar uma exposição em forma de jornal mural ou de livro encadernado.
Para estudar mais um pouco:
http://www.brasilescola.com/redacao/pontuacao.htm
Esta aula faz parte do grupo de aulas:
Tema “As mil e uma noites” – Ali Babá e os quarenta ladrões Aula
1 Ali Babá e os quarenta ladrões – Interpretando uma história de literatura
Aula 2 – A terra de Ali Babá – antiga Pérsia, atual Irã
Aula 3 – Trabalhando com notícia de jornal – o Irã é notícia
Aula 4 – Ali Babá e as pedras preciosas- substantivos primitivos e substantivos derivados
Aula 5 – No livro de Ali Babá – sinais de pontuação
Aula 6 – Ali Babá e Mustafá, juntos no armazém – as regras de acentuação das palavras oxítonas
1° Recolher a redação de cada aluno para avaliação,
2° Observar a participação de cada aluno no grupo, principalmente na hora em que as duplas precisam reescrever suas conclusões
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!