Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


No livro de Ali Babá – Sinais de pontuação

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os seguintes sinais de pontuação: ponto de interrogação, ponto de exclamação, ponto final, dois pontos e travessão
  • Compreender quando utilizá-los
  • Usar cotidianamente estes sinais de pontuação em suas produções
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura da história: Ali Babá e os quarenta ladrões.

Sugestão: Ali Babá e os quarenta ladrões - Autor Luc Lefort, Editora Ática

Você  encontra este livro editado pelo MEC/FNDE em  http://www.scribd.com/doc/7074254/Literatura-Em-Minha-Casa-Classico-Adaptado-Antoine-Galland-Ali-Baba-e-Os-Quarentas-Ladroes 

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 - Turma dividida em duplas

Ler a página 23 do livro. "Um cortejo digno para Cassim"

 Em seguida, dar um papel para cada dupla com os seguintes pedidos:

No texto que você acabou de ler:

a)       circule com lápis preto os pontos finais,

b)      pinte de verde os pontos de interrogação,

c)      pinte de azul os pontos de exclamação,

d)     faça um quadradinho ao redor dos dois pontos,

e)      pinte de amarelo os travessões,

f)       faça uma bolinha vermelha no espaço que marca cada parágrafo.

Dar um tempo para que as duplas finalizem a tarefa.

Corrigir oralmente no quadro, fazendo interferências de forma que as crianças possam elaborar os conceitos relacionados às “pontuações” utilizadas:

Por exemplo: Em que frases usamos os pontos de interrogação? Em que frases usamos dois pontos?

Ao final da atividade, pedir que cada dupla elabore regras para o uso do:

ponto final,

ponto de interrogação,

ponto de exclamação,

dois pontos,

travessão,

parágrafo.

Em seguida, reorganize a turma em grupos de forma que apenas quatro grupos sejam formados.

Peça que as conclusões elaboradas por cada dupla sejam discutidas nos grupos e transformadas em apenas uma conclusão para cada sinal de pontuação.

Por último, peça que os grupos se apresentem e elaborem uma única conclusão, para toda a turma, sobre cada sinal de pontuação.

Esta conclusão final deve ser copiada no caderno.

Aula 2 - Aplicando o que aprenderam:

Peça que os alunos produzam um texto onde apareçam os sinais de pontuação combinados anteriormente.

Você pode dar um tema que seja relacionado ao projeto Ali Babá.

As redações devem ser individuais para que você possa usá-las como instrumento de medida em sua avaliação.

Dicas e sugestões 

Depois que as redações forem corrigidas, peça que cada criança passe a sua redação a limpo, assim, eles podem perceber onde foram apontadas as suas correções. Peça também que cada um ilustre a sua história, podendo assim, montar uma exposição em forma de jornal mural ou de livro encadernado.

Recursos Complementares

Para estudar mais um pouco:

http://www.brasilescola.com/redacao/pontuacao.htm 

Esta aula faz parte do grupo de aulas:

Tema “As mil e uma noites” – Ali Babá e os quarenta ladrões Aula

1   Ali Babá e os quarenta ladrões – Interpretando uma história de literatura   

Aula 2 – A terra de Ali Babá – antiga Pérsia, atual Irã  

Aula 3 – Trabalhando com notícia de jornal – o Irã é notícia   

Aula 4 – Ali Babá e as pedras preciosas- substantivos primitivos e substantivos derivados   

Aula 5 – No livro de Ali Babá – sinais de pontuação   

Aula 6 – Ali Babá e Mustafá, juntos no armazém – as regras de acentuação das palavras oxítonas

Avaliação

1° Recolher a redação de cada aluno para avaliação,

2° Observar a participação de cada aluno no grupo, principalmente na hora em que as duplas precisam reescrever suas conclusões

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.