07/06/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Não há obrigatoriedade de conhecimentos formais prévios, mas a aula será mais bem aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em Música com compreensão sobre o que é melodia. Para mais informações sobre o assunto, veja a aula:
"MÚSICA - Oficina 6: Melodia e Acompanhamento"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15578
Atividade 1
Inicie a aula analisando as duas imagens, a seguir:
http://www.artchive.com/artchive/S/seurat/eiffel.jpg.html\
http://blogdonauta.com.br/2009/02/torre-eiffel-historia-e-curiosidades/
Discuta quais as principais diferenças entre as duas imagens. Como foram conseguidas as imagens da torre Eiffel? Explique que a primeira foi uma pintura de Georges Seurat, um pintor pontilhista que construía suas imagens por meio da aproximação de vários pontos que geravam um todo. No outro caso, a imagem é de traços contínuos, não se observam distâncias entre pontos (a não ser que você utilize uma lupa bem potente). Discuta de que forma isso poderia ser observado em Música. Os sons poderiam ser unidos uns aos outros ininterruptamente? E pequenos fragmentos para formar um som maior? Imaginando uma canção, como poderíamos cantar fazendo uma correspondência com as diferentes técnicas expressivas utilizadas nos quadros da torre Eiffel? Estimule os alunos a opinarem.
Então, escolha uma canção simples qualquer. Convide os alunos a cantarem com você. Pode ser uma música que esteja fazendo sucesso para facilitar e despertar o interesse. Depois, inicie uma conversa sobre a construção da melodia. Pergunte se ela foi feita apenas de um som único ou da junção de vários sons menores. Peça para os alunos cantarem de novo com você tentando separar cada som que forma a melodia (imagino que você terá escolhido um exemplo composto basicamente por sons de altura definida, como é a quase totalidade das músicas que frequentam as paradas de sucesso), depois tentando ligar ao máximo esses mesmos sons. Pergunte com qual das duas imagens da torre Eiffel cada interpretação se relaciona.
Explique que são duas formas de interpretação musical: em uma os sons estão ligados, sendo chamada de legato, palavra italiana que significa ligado, unido; em outra os sons estão claramente separados, sendo chamada assim de staccato, palavra italiana que significa destacado, separado.
Na escrita musical o legato é mais frequentemente representado por um arco feito sobre o trecho melódico em que ele se aplica. No caso do staccato, é mais comum vê-lo representado por um pequeno ponto acima ou abaixo da(s) nota(s) em que ele se aplica.
Exemplo de escrita de um momento legato
http://icking-music-archive.org/scores/smetana/BaBride/SDaComFl.pdf
Exemplo de escrita de um momento staccato
http://www.learnclassicalguitar.com/images/Staccato.png
Discuta com eles sobre as duas formas de interpretação, assim como as sensações que produzem.
Atividade 2
Passe a uma atividade de audição analítica. Escolha exemplos que utilizem as duas formas de interpretação e peça para eles ouvirem atentamente e apontarem os momentos em que legato e staccato acontecem. A seguir, colocamos dois exemplos que você pode utilizar:
Trilha sonora do filme “Psicose” (Bernard Herrmann) http://www.youtube.com/watch?v=o_XfUxXDldY
Esta é uma trilha sonora famosa do filme de Alfred Hitchcock, quase um sinônimo de música para suspense. Pergunte o que eles acham da maneira como os violinos executam a melodia em quase todo o trecho do link acima.
Bachianas Brasileiras, no. 4 – Prelúdio (Heitor Villa-Lobos) http://www.youtube.com/watch?v=s44uFI8AD0U
E nesta peça de Villa-Lobos, qual é a abordagem expressiva predominante? Legato ou staccato?
Atividade 3
Agora, faça uma atividade de interpretação:
1 – Divida a turma em pequenos grupos de até quatro alunos.
2 – Escolha junto com os alunos alguns exemplos musicais que eles conheçam bem - músicas que estejam cantando ou tocando ou que tenham feito sucesso recente na mídia, por exemplo, e escreva as letras ou um trecho das letras das peças.
3 - Peça para cada grupo de alunos interpretar o trecho musical das duas maneiras: legato e, posteriormente, staccato.
Obs.: Observe se os grupos conseguiram realizar as diferenças expressivas e comente as performances para que os grupos possam melhorar suas interpretações.
Atividade 4
Faça uma outra atividade relacionando a escrita à execução sonora:
1 – Divida a turma em pequenos grupos de até quatro alunos.
2 – Escolha junto com os alunos alguns exemplos musicais que eles conheçam bem - músicas que estejam cantando ou tocando ou que tenham feito sucesso recente na mídia, por exemplo, e escreva as letras ou um trecho das letras das peças.
3 – Peça para eles escreverem sobre o texto da canção os símbolos de arco e ponto nos momentos que quiserem que esta seja interpretada com legato e staccato, respectivamente.
4 – Quando todos tiverem terminado de escrever, troque as anotações entre os grupos. Peça para que interpretem as músicas da maneira como os colegas indicaram. Se possível, grave para futuras audições.
Peça para os alunos pesquisarem, posteriormente, músicas que possuam passagens em staccato e em legato, e levarem para a aula seguinte.
Legato na wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Legato
Staccato na wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Staccato
Expressão na wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Express%C3%A3o_(m%C3%BAsica)
1. Avalie se os alunos executaram satisfatoriamente as duas maneiras expressivas (legato e staccato) relacionando escrita, intenção e interpretação durante os exercícios.
2. Promova uma discussão entre todos e avalie os resultados das performances:
Cinco estrelas 1 classificações
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15/03/2012
Cinco estrelasParticipo de um coral a uns 4 anos, e essa aula me mostrou na prática tudo que meu professor me explicou na aula passada. Excelente!