28/05/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Leitura da história: Ali Babá e os quarenta ladrões.
Sugestão: Ali Babá e os quarenta ladrões - Autor Luc Lefort, Editora Ática
Conceito de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
Com a turma dividida em cinco grupos, dar uma lista de palavras que façam sentido, ou que sejam retiradas diretamente da história lida. Sugiro:
armazém, último, abacaxi, sésamo, ótimo, lâmpada, você, açúcar, caqui, ninguém, até, fácil, página, pássaro, porém, dúvida, mulher, hóspede, você, café, cipó, rápido, vovô ciúmes, ninguém, horrível, cruel, jasmim, urubu...
Pedir que separem as palavras da lista em três colunas - antes relembre com os alunos o que são palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas:
palavras oxítonas/ palavras paroxítonas / palavras proparoxítonas
Corrigir o exercício feito.
Em seguida fale um pouco sobre a importância da acentuação, o quanto ela pode modificar o sentido de uma palavra.
Propor a atividade – “inventando regras”
Pedir que separem as palavras oxítonas em dois grupos
Oxítonas acentuadas/ oxítonas não acentuadas
Depois da correção deste exercício, pedir que a partir da observação das oxítonas acentuadas ou não, montem uma regra para ser usada na acentuação das oxítonas.
São acentuadas as oxítonas ______________________________________________
Passar pelos grupos e lançar perguntas às regras criadas por eles, de forma que eles possam repensá-las. Por exemplo: Um grupo escreve a partir do que está vendo – são acentuadas as oxítonas iniciadas com a letra a. Você pergunta – E a palavra abacaxi? Por que não é acentuada? Assim por diante.
Depois do tempo combinado para a tarefa, peça que os grupos se apresentem.
Registre as descobertas feitas e, a partir delas, monte um registro único para a turma.
Para brincar e exercitar a aprendizagem:
Separe a turma em duplas e peça que escrevam uma frase absurda usando, pelo menos, duas palavras oxítonas acentuadas, explicando por que estas palavras são acentuadas.
Em seguida, as frases devem ser ilustradas.
Assim:
Fui ao armazém e fiquei na dúvida, compro um caqui ou saco de café?
armazém – esta palavra oxítona é acentuada porque termina com as letras EM
café - esta palavra oxítona é acentuada porque termina com a letra E
Dicas e sugestões
As crianças devem registrar no seu material individual as descobertas feitas, além disso, você pode montar com eles um blocão com as regras aprendidas e com as frases elaboradas no exercício final.
Para estudar mais um pouco:
http://www.brasilescola.com/gramatica/acentuacao.htm
Esta aula faz parte do grupo de aulas:
Tema “As mil e uma noites” – Ali Babá e os quarenta ladrões
Aula 1 Ali Babá e os quarenta ladrões – Interpretando uma história de literatura
Aula 2 – A terra de Ali Babá – antiga Pérsia, atual Irã
Aula 3 – Trabalhando com notícia de jornal – o Irã é notícia
Aula 4 – Ali Babá e as pedras preciosas- substantivos primitivos e substantivos derivados
Aula 5 – No livro de Ali Babá – sinais de pontuação
Aula 6 – Ali Babá e Mustafá, juntos no armazém – as regras de acentuação das palavras oxítonas
1° Acompanhar o trabalho em grupo na hora da elaboração das regras,
2°Correção das frases com suas respectivas explicações.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/03/2011
Cinco estrelasVc está de parabéns pela ótima elaboração da aula sobre o tema.