07/06/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
É importante que os alunos conheçam o conceito de pulsação e andamento em música. Para mais informações, ver a aula:
"MÚSICA - escrita e leitura musical: pulso, pulsação, som, unidade de tempo, silêncio (aula 1)"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602
Atividade 1
Inicie a aula conversando com os alunos sobre pulsação em música. Todos já deverão saber do que se trata, assim como a ideia de andamento também já deverá estar fundamentada para o grupo. Para 'aquecer' o grupo, cante uma canção que seja do repertório da turma. Peça aos alunos que marquem a pulsação com palmas e que façam comentários sobre o andamento. O andamento é lento ou rápido? Assim, provoque a discussão. Pergunte: e se o professor resolver, num determinado momento, parar de marcar a pulsação? E se quiser sustentar um único som? Isso acontece com frequência em músicas?
Faça um exercício: com a mesma canção antes cantada, combine que você fará um gesto num determinado momento e todos deverão segurar (sustentar) a nota/sílaba que estiverem cantando. Retome a música do ponto onde parou e continue cantando.
Ao final, discuta sobre o que aconteceu: a pulsação parou por um momento e depois voltou. Explique que essa situação em música é denominada fermata – termo italiano que significa 'parada'. Em música, a fermata é representada por um símbolo específico a ser colocado em cima ou embaixo da nota ou pausa sobre a qual se deseja que a fermata ocorra. O efeito mais comum é que o som ou a pausa onde se encontra a fermata se prolongue por um tempo maior do que o determinado para aquela duração.
Veja como se escreve - no exemplo abaixo fermatas ocorrem no primeiro e no segundo compasso
Atividade 2
Ouça a canção a seguir com a turma e peça para os alunos indicarem onde ocorreu fermata.
- O sole mio (E. di Capua / G. Capua) http://www.youtube.com/watch?v=U8TUvcjSNXo
No exemplo seguinte, faça cópias da partitura e distribua para os alunos. Então, mostre a gravação da parte inicial da música e peça para eles prestarem atenção nos momentos em que fermatas acontecem.
- Quinta Sinfonia (L. van Beethoven)
música: http://www.youtube.com/watch?v=ivvn04Zdxt4
partitura: http://g.sheetmusicplus.com/Look-Inside/large/3552891_01.jpg
Pergunte se os alunos conseguem identificar as fermatas já no início da peça. Relacione o gesto do maestro no vídeo à execução.
Discuta com os alunos sobre a ocorrência de fermata nos exemplos. Todas duraram o mesmo tempo? O retorno à pulsação ocorreu normalmente?
Atividade 3
Passe à seguinte atividade:
1 - Peça para os alunos andarem pela sala de aula enquanto você conta regularmente de 1 a 4 em voz alta repetidas vezes.
2 - Fale para eles prestarem bastante atenção, pois você irá parar e sutentar um dos números (pulsos) de surpresa.
3 - Sustente o pulso, prolongando a sílaba tônica. Por exemplo, sustentando o número 3: "um, dois, três (fermata), quatro".
4 - Faça-o várias vezes em todos os números (pulsos) de 1 a 4 (evite um andamento muito rápido para não tornar impossível para os alunos pararem na hora certa).
Obs.: Discuta com alunos sobre as dificuldades de parar e voltar na hora exata.
Atividade 4
1. Divida a turma em pequenos grupos com cerca de quatro alunos.
2. Os grupos deverão escolher uma música (peça para escolherem canções que grande parte da turma conheça, por exemplo, canções que estejam fazendo sucesso na mídia) e colocar uma fermata sobre uma sílaba de alguma palavra da letra da peça escolhida.
3. Os grupos deverão trocar os papéis entre si e executar as peças modificadas pelos colegas.
Obs.: Discuta com os alunos sobre as performances. Estavam de acordo com a modificação feita?
Peça para os alunos pesquisarem músicas que possuam fermata e levarem na aula seguinte para apreciação e debate.
Avalie:
1. Os alunos conseguiram identificar as fermatas nas partituras e na audição dos exemplos musicais?
2. Os alunos conseguiram executar de maneira satisfatória os momentos de fermata em todos os exercícios?
3. Os alunos participaram com interesse acrescentando sugestões às atividades?
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/03/2011
Cinco estrelasAchei maravilhoso todo o conteudo apresentado.