Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A exclusividade no esporte

 

19/08/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Discutir a questão da exclusão existente nos esportes, bem como alternativas para a superação desta.

Duração das atividades
3 aulas (150 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aula "Para que existe esporte no mundo?" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19016) de autoria do professor Adriano de Paiva Reis; histórico do handebol, do futsal, do basquetebol, do voleibol, conceito de esporte. 

 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Reunir os alunos e lançar algumas perguntas sobre o tema: todos podem praticar esportes na sua forma institucionalizada? Quais são os fatores que podem levar uma pessoa a não praticar esporte? Quais são as formas com as quais podemos interagir com o esporte? (O objetivo destas perguntas é discutir com os alunos que os esportes, na sua forma institucionalizada, exigem os melhores atletas, excluindo, assim, os menos aptos).

Atividade 2:

Ao término da discussão propor aos alunos alguns desafios:

  1. realizar um campeonato de arremessos na linha de 3 pontos no basquetebol: cada aluno deverá realizar 5 tentativas à cesta e o professor deverá computar a pontuação de todos.
  2. fazer uma vivência de ataque no voleibol, com a rede colocada na altura oficial;

Atividade 3:

Reunir os alunos novamente e lançar novas perguntas: todos conseguiram realizar os desafios? Qual foi o "aproveitamento" de todos nas atividades? Ter como norte para estas questões o fato de que as medidas oficiais de alguns esportes como no basquetebol e no voleibol, requerem que os praticantes tenham qualidades físicas específicas, e que nem todos possuem estas caracterísiticas, sendo, assim, excluídos destas práticas.

Atividade 4:

Pedir aos alunos que pesquisem, em sites na internet, formas diferentes de praticar os esportes, de forma a atender aos interesses de determinados grupos. (Sugerimos, aqui, que seja pesquisado o mini basquetebol e o voleibol adaptado).

Sugestão de sites:

http://www.educacaofisica.com.br/glossario_mostrar.asp?id=342&topico=644. Acesso em 16 de maio de 2010.  

https://cprfaq.bay.livefilestore.com/y1mdMn_Yhj-x0w6IS57u9vP6YU8gSW_D3dy0OK0iPY7NH2sjiFNHg1ZYGzj_28LigVNvWIaVLFUV72tbk6EXQ3ZTyeQKqm23HH1H1KqmCWT1exUJT7Oh64Q9kebOJH0pgVuVVgZ3USj4cA0JOOOM-R9vw/CAPA%20JORI%205.JPGAcesso em 12 de julho de 2010.

http://www.sepex.ufsc.br/anais_4/trabalhos/756.html. Acesso em 16 de maio de 2010. 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Basquetebol. Acesso em 18 de maio de 2010. 

http://www.cm-moita.pt/NR/rdonlyres/3439E7CE-F089-4C4D-A77A-2948509183CB/12116/0C9W7028.JPG. Acesso em 12 de julho de 2010.

Atividade 5:

Ao final da pesquisa, organizar, com os alunos, formas adaptadas destes esportes, vivenciando-os. Propomos, para o voleibol, a diminuição da altura da rede, e no caso do basquetebol, a diminuição das dimensões da quadra e da altura da cesta.

Recursos Complementares
Avaliação

Solicitar aos alunos que montem um painel com as discussões da aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.