19/08/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Discutir a questão da exclusão existente nos esportes, bem como alternativas para a superação desta.
Aula "Para que existe esporte no mundo?" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19016) de autoria do professor Adriano de Paiva Reis; histórico do handebol, do futsal, do basquetebol, do voleibol, conceito de esporte.
Atividade 1:
Reunir os alunos e lançar algumas perguntas sobre o tema: todos podem praticar esportes na sua forma institucionalizada? Quais são os fatores que podem levar uma pessoa a não praticar esporte? Quais são as formas com as quais podemos interagir com o esporte? (O objetivo destas perguntas é discutir com os alunos que os esportes, na sua forma institucionalizada, exigem os melhores atletas, excluindo, assim, os menos aptos).
Atividade 2:
Ao término da discussão propor aos alunos alguns desafios:
Atividade 3:
Reunir os alunos novamente e lançar novas perguntas: todos conseguiram realizar os desafios? Qual foi o "aproveitamento" de todos nas atividades? Ter como norte para estas questões o fato de que as medidas oficiais de alguns esportes como no basquetebol e no voleibol, requerem que os praticantes tenham qualidades físicas específicas, e que nem todos possuem estas caracterísiticas, sendo, assim, excluídos destas práticas.
Atividade 4:
Pedir aos alunos que pesquisem, em sites na internet, formas diferentes de praticar os esportes, de forma a atender aos interesses de determinados grupos. (Sugerimos, aqui, que seja pesquisado o mini basquetebol e o voleibol adaptado).
http://www.educacaofisica.com.br/glossario_mostrar.asp?id=342&topico=644. Acesso em 16 de maio de 2010.
https://cprfaq.bay.livefilestore.com/y1mdMn_Yhj-x0w6IS57u9vP6YU8gSW_D3dy0OK0iPY7NH2sjiFNHg1ZYGzj_28LigVNvWIaVLFUV72tbk6EXQ3ZTyeQKqm23HH1H1KqmCWT1exUJT7Oh64Q9kebOJH0pgVuVVgZ3USj4cA0JOOOM-R9vw/CAPA%20JORI%205.JPGAcesso em 12 de julho de 2010.
http://www.sepex.ufsc.br/anais_4/trabalhos/756.html. Acesso em 16 de maio de 2010.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Basquetebol. Acesso em 18 de maio de 2010.
http://www.cm-moita.pt/NR/rdonlyres/3439E7CE-F089-4C4D-A77A-2948509183CB/12116/0C9W7028.JPG. Acesso em 12 de julho de 2010.
Atividade 5:
Ao final da pesquisa, organizar, com os alunos, formas adaptadas destes esportes, vivenciando-os. Propomos, para o voleibol, a diminuição da altura da rede, e no caso do basquetebol, a diminuição das dimensões da quadra e da altura da cesta.
http://www.educacaofisica.com.br/downloads_mostra.asp?id=273
(Acessos em 1 de julho de 2010)
Solicitar aos alunos que montem um painel com as discussões da aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!