06/07/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Reconhecer as danças folclóricas mais difundidas no Centro-Oeste do Brasil; relacionar as danças folclóricas com a cultura do povo da citada região; vivenciar algumas dessas danças.
Conceito básico de dança; a aula “Diferentes aspectos culturais da dança” publicada no portal do professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7165); identificação das regiões brasileiras; conceito de folclore; a aula "Dança: expressão do SER humano" publicada no portal do professor. (Acessos em 19/05/2010)
Espaço: sala de dança, quadra ou pátio grande.
Materiais: aparelho de som, aparelho de DVD, CD’s com diversas músicas.
Reunir a turma e fazer uma discussão a respeito das danças mais conhecidas da região Centro-Oeste. Posteriormente, analisar quais dessas seriam representantes do folclore da referida região. O professor deverá utilizar os dados contidos no site abaixo como base.
http://poemia.wordpress.com/2008/08/20/dancas-folcloricas-brasileiras-centro-oeste/ (acesso em 19/05/2010).
Questionar os alunos: Vocês conhecem algum passo das danças citadas anteriormente? Se a resposta for positiva pedir para o aluno que demonstre o movimento. Em seguida, apresentar os vídeos abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=BMSiHVvsPy0
http://www.youtube.com/watch?v=j0D4tD2krQk&feature=related
(siriri) (acessos em 19/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=UJ2R7zu2uGo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=4JbGOqMqXAQ&feature=related
(catira) (acessos em 19/05/2010)
Após a apreciação dos vídeos, promover um debate sobre a relação dessas danças com a cultura da referida região, utilizando as seguintes questões como base: Vocês acreditam que essas danças ainda hoje são bastante vivenciadas? Por quê? Pelo que vocês conhecem da região, há uma preocupação em difundir esse tipo de dança? A dança folclórica é utilizada como uma característica essencial da região?
Dividir a turma em duplas para vivenciar a dança "Siriri", adaptar a dança ao ambiente escolar (o primeiro vídeo apresentado abaixo dá um bom exemplo de como isso pode ser feito).
Música do siriri: (acesso em 26/06/2010)
http://www.buscamp3.org/baixar/+dan%C3%A7a+do+siriri
Dança de pares soltos que se organizam em duas fileiras, uma de homens e outra de mulheres. No meio delas ficam os músicos. O início é dado com os homens cantando o “baixão”, acompanhados das palmas dos demais participantes. A seguir um cantador “joga” uma quadra que é repetida por todos. Neste momento um cavalheiro sai de sua fileira e se dirige à dama que lhe fica à frente, fazendo-lhe reverência e voltando ao lugar inicial. A dama o acompanha até o meio do caminho, quando então se dirige a outro cavalheiro retorna também ao seu lugar inicial. Este cavalheiro repetirá a movimentação do primeiro, e a dança assim prossegue até que todos os participantes tenham feito este solo. Os passos não têm marcação rígida, isto é são individualizados. O acompanhamento musical pode ser apenas rítmico, executado em tambor e reco-reco; às vezes também apresenta instrumentos melódicos, como a sanfona e a viola de cocho.
Os sites abaixo são para apoiar o professor com relação aos passos das danças.
http://www.youtube.com/watch?v=BMSiHVvsPy0
http://www.youtube.com/watch?v=j0D4tD2krQk&feature=related
(acessos em 19/05/2010)
Vivenciar a catira, de forma adaptada:
Música da catira: (acesso em 26/06/2010)
http://palcomp3.com/CATIRABRASIL/#
Semelhante à existente no sudeste, esta dança é executada por homens que sapateiam, rodopiam e palmeam um ritmo sincopado, intercalando com moda de viola, executada por dois violeiros.
Os sites abaixo são para apoiar o professor com relação aos passos das danças.
http://www.youtube.com/watch?v=UJ2R7zu2uGo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=4JbGOqMqXAQ&feature=related
(acessos em 19/05/2010)
http://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_dancas.pdf (Acesso em 19/05/2010).
Pesquisar danças da região Centro-Oeste que não foram vivenciadas em aula, apresentando alguns movimentos. Relacioná-las, também, com a cultura do local de origem das danças.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/09/2010
Cinco estrelasAdorei o material sobretudo aliados a complementação teórica e as observações quanto a necessidade de reflexão a respeito da nossa cultura , obrigada pelo registro e a disponibilização.