06/07/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Investigar as danças folclóricas mais difundidas no Norte do Brasil; relacionar as danças folclóricas com a cultura do povo da citada região; vivenciar algumas dessas danças.
Conceito básico de dança; a aula “Diferentes aspectos culturais da dança” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7165 publicada no portal do professor; identificação das regiões brasileiras; conceito de folclore; a aula "Dança: expressão do SER humano" publicada no portal do professor. (acesso em 19/05/2010)
Espaço: sala de dança, quadra ou pátio grande.
Materiais: aparelho de som, aparelho de DVD, CD’s com diversas músicas.
Reunir a turma e fazer uma discussão a respeito das danças mais conhecidas da região Norte. Posteriormente, analisar quais dessas seriam representantes do folclore da referida localidade (camaleão, carimbó, ciranda, dança do maçarico, dança do sol, desfeiteira, gambá, serafina). O professor deverá utilizar os dados contidos no site abaixo como base (o docente poderá sintetizar as informações e apresentá-las durante o debate). (acessos em: 16/05/10)
http://poemia.wordpress.com/2008/08/20/dancas-folcloricas-brasileiras/ (acesso em 19/05/2010)
Questionar os alunos: Vocês conhecem algum passo das danças citadas anteriormente? Se a resposta for positiva pedir para o aluno que demonstre o movimento. Em seguida, apresentar os vídeos abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=15xyDn-lm0k&feature=related (acesso em 19/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=3NzMIiMeW8k&feature=related (acesso em 19/05/2010)
(carimbó)
http://www.youtube.com/watch?v=nZMgONSCd6k (acesso em 19/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=pAvP7UM-WZQ&feature=related (acesso em 19/05/2010)
(dança do maçarico)
http://www.youtube.com/watch?v=WCzwtdZZJ2I (acesso em 19/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=7GTZK5SfWpo (acesso em 19/05/2010)
(desfeiteira)
Após a apreciação dos vídeos, promover um debate sobre a relação dessas danças com a cultura da referida região, utilizando as seguintes questões como base: Vocês acreditam que essas danças ainda hoje são bastante vivenciadas? Por quê? Pelo o que vocês conhecem da região, há uma preocupação em se difundir esse tipo de dança? A dança folclórica é utilizada como uma característica essencial da região?
Vivenciar algumas danças folclóricas da região Norte.
Os sites abaixo deverão ser utilizados pelo professor como ilustração de passos característicos das danças citadas, para que assim possa desenvolver melhor a vivência dos alunos.
http://www.youtube.com/watch?v=15xyDn-lm0k&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=3NzMIiMeW8k&feature=related
(carimbó) (acesso em 19/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=nZMgONSCd6k
http://www.youtube.com/watch?v=pAvP7UM-WZQ&feature=related
(dança do maçarico) (acesso em 19/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=WCzwtdZZJ2I
http://www.youtube.com/watch?v=7GTZK5SfWpo
(desfeiteira) (acesso em 19/05/2010)
http://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_dancas.pdf (acesso em 19/05/2010)
Dividir a turma em três grupos. Sortear para cada um deles uma dança folclórica dentre as vivenciadas na atividade 3. Pedir para que cada grupo crie uma coreografia utilizando alguns movimentos da dança sorteada para que seja apresentado para a turma. Ao final da apresentação, relacionar os movimentos utilizados com a cultura do local onde surgiram.
Três estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/08/2012
Três estrelasboa
23/07/2012
Duas estrelasregular
27/07/2011
Cinco estrelasBOM