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Onde fica o H?

 

11/06/2010

Autor e Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Observar nas palavras a presença da letra H e em que posição aparece.

 - Identificar as letras que acompanham a letra H.

 - Perceber, nas palavras, o som formado pelo H precedido do C, L, N em oposição ao H no início da palavra.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade:

Professor, peça para cada aluno pesquisar em casa recortes de figuras cujos nomes tenham a letra H. Misture as figuras e distribua para cada criança colar em seu caderno, faça depois um ditado mudo.

 Ex: Silêncio!!!!Hoje, vamos fazer um ditado mudo!

 Tente escrever o nome de cada figura. No final, você e sua turma vão conferir se acertaram ou não.

Corrija junto com a turma, escrevendo cada palavra no quadro. Pergunte se observaram a letra comum a todas as palavras. Caso obtenha respostas diferentes da letra H , peça para olharem letra por letra e descobrirem qual a que aparecem em todas, sem exceção.

Depois da descoberta feita brinque do jogo “Bento que Bento é o frade ?”. O professor é o mestre. Ele deve ser o único a dar ordens na brincadeira e os demais devem cumpri-las.

O mestre inicia a brincadeira dizendo:

 Mestre: Bento, bento é o frade !

Todos: Frade!

 Mestre: Na boca do forno!

 Todos: Forno!

Mestre: Tirar um bolo!

 Todos: Bolo!

 Mestre: Farão tudo que seu mestre mandar...

 Todos: Faremos todos!

 Mestre: Se não fizer...

Todos: Levaremos o bolo!

O mestre diz o que todos devem fazer, por exemplo:

1º - Passe o lápis vermelho sobre a  letra H, que aparece em todas as palavras.

Respondam: O H pode aparecer no início, no meio ou no fim da palavra?     

Vale apena mostrar aos alunos que em algumas histórias encontramos a letra H como última letra na interjeição Ah! ,  mas as interjeições e onomatopéias não seguem as regras ortográficas, não sendo analisadas nesta atividade.

Em que posição da palavra a letra H aparece mais?

2º - Passe o lápis azul sobre a letra que vem depois da letra H.

Respondam: Essas letras são vogais ou consoantes? Quais?

 3º - Passe o lápis de cor laranja e circule a letra que vem antes do H.

Respondam: Elas são vogais ou consoantes? Quais?

Ao final da brincadeira, anote com os alunos as descobertas que fizeram, como, por exemplo:

A letra H pode aparecer no início e no meio das palavras, nunca no final, a não ser nas palavras ah!, oh!. Depois da letra H sempre vem uma vogal e antes aparecem as consoantes C,L,N.

2ª atividade:

 Inicie com o jogo do bingo, ofereça uma cartela para cada dupla e dite 5 palavras com H no início e 5 palavras sem. Cada dupla escolhe o local onde escreverá as palavras ditas e decidirão se usarão o H ou não.

Quando as tabelas estiverem peenchidas, faça o sorteio das palavras e cada dupla irá marcando com uma tampinha de garrafa.

Quem completar uma linha ou coluna gritará Bingo! Mas só serão ganhadores se tiverem escrito corretamente as palavras sorteadas.

Se houver erro em alguma das palavras da linha ou coluna, a série é anulada e a dupla continua concorrendo.

Sugestões de palavras: hoje, hospital, homem, história, hambúrguer, urso, úmido, arco, égua, onda.

Coloque todas as palavras do bingo no quadro e oriente os alunos através de perguntas.

Depois do H no início da palavra pode aparecer vogal ou consoante, ou os dois?

O H no começo da palavra modifica o som da letra que vem depois?

 Como podemos saber se uma palavra começa com H ou não?

Escute as idéias da turma e registre no caderno as descobertas feitas. Sugiro que faça uma lista de palavras com H no começo e coloque no mural .

3ª atividade:

 Jogo da memória

Escreva em cada par de cartas palavras sem H, exemplo: fila, mola, bico, vela, mala cá, cama, mina, sono... e em outros pares de cartas palavras com H, exemplo: filha, molha, bicho,velha, malha, chá, chama, minha, sonho...

Cada grupo de jogadores recebe as cartas do jogo embaralhadas e coloca as peças viradas para cima. Os jogadores visualizam as peças durante um minuto, ao sinal do professor devem virar para baixo todas as cartas, sem tirá-las do lugar.

O primeiro jogador virar duas cartas e ler para o grupo. Se forem iguais, pega o par para si e joga novamente até que erre e passe a vez para o jogador ao lado. Ganha o jogo quem tiver mais pares.

Pergunte aos alunos se observaram alguma mudança ou diferença nas palavras do jogo. Peça para lerem as palavras sem H, enquanto isso o professor escreve uma lista no quadro e depois outra das palavras com H. Quando leu as palavras com a letra H no meio, o que mudou?

Registre no caderno a nova descoberta. Ex: Quando escrevemos a letra H no meio da palavra muda o som e o significado.

Recursos Complementares
Avaliação

Durante todo o desenvolvimento das atividades, avalie, nas falas, respostas escritas e na construção do registro das descobertas, se os alunos conseguiram identificar a posição da letra H e as letras que a acompanham na palavra e perceber as mudanças de som e significado pela presença do H.

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