17/06/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
É importante fazer algumas brincadeiras que estimulem a concentração.
Atenção! Concentração!
Faça a brincadeira utilizando diferentes estratégias. Esta é apenas uma sugestão dentre várias possibilidades.
Fale com voz firme, ritmada e, ao final, aponte, de surpresa, uma criança que responderá de imediato o que se pede. A pergunta deve ser adequada à idade das crianças.
Exemplo:
Você Educador: _ Atenção!
Todos: Bater três palmas.
Você Educador: _ Concentração!
Todos: Bater três palmas.
Você Educador: Diga o nome!
Todos: Bater três palmas.
Você Educador: De um(a) ANIMAL ! (pode-se variar com fruta, alimento, cores, nome de pessoas, marcas de carro etc.)
Criança: Elefante!
As outras crianças não podem repetir as respostas que já foram dadas.
Você ainda pode variar substituindo as palmas por bater os pés, estalar os dedos, estalar a língua etc.
Primeiro Momento:
Proponha uma brincadeira em que as crianças deverão descobrir algo diferente entre elas. Como brincar: Escolha uma criança e vire-a de costas para a turma. Coloque todas as demais de um mesmo jeito, exceto uma que deverá ser colocada em posição diferente. Por exemplo: todas com braços cruzados e uma com as mãos para baixo; ou todas com as mãos na cabeça e uma com as mãos na cintura; todas com os olhos abertos e uma com os olhos fechados; todas sorrindo e uma fazendo careta; todas assentadas e uma de pé; use a imaginação e crie outras ideias. Continuando a brincadeira, a criança que ficou virada de costas para a turma deverá virar-se e descobrir o colega que está diferente dos demais. Escolha outra criança e recomece a brincadeira.
Segundo Momento:
Leve para a sala várias gravuras de revistas ou de quadro de pintores. Distribua uma gravura para cada criança ou para um grupo. Peça às crianças que observem e imitem a pose da figura em questão. Alerte as crianças sobre a atenção que devem ter aos pequenos detalhes presentes na gravura, como posição das mãos, cabeça, expressão facial etc. Leve uma máquina fotográfica para fotografar a criança ou os grupos de crianças no momento da imitação e depois coloque as fotos no mural da sala.
Terceiro Momento:
Leve para sala gravuras de pinturas de renomados pintores, como Pablo Picasso, Cândido Portinari, Van Gogh, Leonardo Da Vinci, Tarsila do Amaral dentre outros, e comente com as crianças o estilo de cada um. Esse material pode ser conseguido com o pessoal da área de artes da escola ou em sites como
sítio: http://www.heffting.com.br/curiosidades/abaporu_tarsila_do_amaral.jpg
Acesso em 14/06/2010.
Abaporu - Tarsila do Amaral
http://museuvirtualsemanaartemoderna.arteblog.com.br/9593/CUCA-TARSILA-DO-AMARAL/2/
Cuca - Tarsila do Amaral
sítio: http://vamoscorrer.files.wordpress.com/2009/08/operarios50.jpg
sítio: http://3.bp.blogspot.com/_ktn2DmlkK9g/SfY21OWyPdI/AAAAAAAAAkU/rlAcxA55gkc/s400/Lego+Lisa.jpg
Fonte: http://literaturaemcontagotas.wordpress.com/2009/05/30/
Acesso em 14/06/2010.
Disponha essas imagens em sala e dê a oportunidade de as crianças reproduzirem o seu olhar sobre elas. Peça que escolham uma imagem para reproduzir e com papel e tinta, deixe que façam uma releitura da obra escolhida. No momento da pintura, coloque uma música clássica de fundo. A sugestão é o CD Classics For Babies
Este CD, traz canções orquestradas de Mozart, Bach, Beethoven, Vivaldi dentre outros.
Auto Retrato Van Goh - Fonte: http://dicasimperdiveis.wordpress.com/2007/06/05/museu-van-gogh/
Quarto Momento: Monte uma exposição com as fotos e com as releituras feitas pelas crianças. Com certeza será um momento muito rico em que elas poderão (re)significar todo o aprendizado que tiveram.
Fonte: Paiva, Núbia Silvia. junho de 2010.
Visite o sítio para obter as imagens
. http://meucantinho-erica.blogspot.com/2009/03/reproducao-de-figuras.html
Para avaliar levante os seguintes questionamentos
· As crianças conseguiram observar os diferentes aspectos trabalhados?
· A concentração aumentou em cada atividade?
· Fizeram comparações entres os diferentes modos de se colocar na brincadeira?
· Reproduziram as gravuras de modo satisfatório?
· Avançaram em suas representações gráficas?
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/09/2010
Cinco estrelasParabéns! Núbia, sua aula é extremamente rica e interessante para uma prática sensível com as crianças. Continue divulgando suas ideias maravilhosas! Um forte abraço, Luciana