Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo sobre a arte do palhaço

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Conhecer a origem histórica do palhaço de picadeiro;

b) Identificar a alegria e o fazer rir como objetivo central do palhaço;

c) Vivenciar jogos circenses: formas de se locomover, marionete à distância, improvisação, dentre outros.

Duração das atividades
2 aulas de 60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos tratados na aula “Refletindo sobre o conceito e origem do circo" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18892. Acesso em 13/06/2010).

 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: A história do palhaço 

Iniciar a aula apontando que estudaremos hoje sobre um tipo de arte circense muito tradicional no circo que é o PALHAÇO.

Dando continuidade, retomar a questão da origem histórica do circo. Para tal, questioná-los de que forma o circo, como nós o conhecemos hoje, surgiu. Em seguida, perguntar quem se lembra do soldado que não sabia montar e que fazia muitas trapalhadas sobre o cavalo no circo de Astlhey (como já foi estudado na aula: “Refletindo sobre o conceito e origem do circo": http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18892. Acesso em 13/06/2010).

Após as respostas dadas pela turma, destacar que acredita-se que o primeiro palhaço, como artista de circo, tenha sido criado a partir desta situação vivida pelo soldado, pois as pessoas começaram a achar muito engraçadas as trapalhadas que ele fazia tentando equilibrar-se no cavalo: ele subia de um lado e caía do outro, passava por baixo do cavalo e etc..  Assim, como já vimos na aula acima citada, a história mostra que Philip Astlhey foi o criador do primeiro espetáculo circense de picadeiro e também criou esse tipo de representação cômica no circo chamada “palhaço”. Em seguida convidar a turma para experimentar diversos jogos circenses. 

Atividade 2: Marionete a distância

Dividir a turma em duplas. Cada participante ficará à distância de um metro de seu companheiro fazendo movimentos como se estivesse manipulando o colega (tipo marionete), que responderá corporalmente aos “comandos”. Exemplos: levantar os braços; abrir a boca; numa luta: receber um soco e cair; etc..

Atividade 3: Formas de se locomover

Utilizando um CD de músicas variadas, pedir à turma que se locomova com base no ritmo que está sendo executado. O professor poderá ainda solicitar que as crianças se locomovam expressando determinadas palavras tais como cansaço, pressa, preguiça, elegância, dentre outros.   

Atividade 4: Improvisação com objetos

Nesta atividade deverão ser oferecidos à turma materiais variados (chapéus, jornal, cadeira, lenço, etc.). As  crianças deverão construir uma pequena cena utilizando-se destes objetos. 

Atividade 5: Experimentando situações cômicas

Combinar com a turma um “desfile”. Cada participante deverá desfilar em uma passarela pré-estabelecida imitando um animal, de forma “desengonçada”, imitando algum personagem conhecido, dentre outros.      

Recursos Complementares
Avaliação

1) Faça um desenho caracterizando um palhaço que você gostaria de interpretar. Dê a ele um nome. Neste desenho você deve demonstrar: a roupa que ele usa, sua maquiagem, seus sapatos, cartolas, chapéu, etc..

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.