18/06/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
a) Conhecer a origem histórica do palhaço de picadeiro;
b) Identificar a alegria e o fazer rir como objetivo central do palhaço;
c) Vivenciar jogos circenses: formas de se locomover, marionete à distância, improvisação, dentre outros.
Conhecimentos tratados na aula “Refletindo sobre o conceito e origem do circo" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18892. Acesso em 13/06/2010).
Atividade 1: A história do palhaço
Iniciar a aula apontando que estudaremos hoje sobre um tipo de arte circense muito tradicional no circo que é o PALHAÇO.
Dando continuidade, retomar a questão da origem histórica do circo. Para tal, questioná-los de que forma o circo, como nós o conhecemos hoje, surgiu. Em seguida, perguntar quem se lembra do soldado que não sabia montar e que fazia muitas trapalhadas sobre o cavalo no circo de Astlhey (como já foi estudado na aula: “Refletindo sobre o conceito e origem do circo": http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18892. Acesso em 13/06/2010).
Após as respostas dadas pela turma, destacar que acredita-se que o primeiro palhaço, como artista de circo, tenha sido criado a partir desta situação vivida pelo soldado, pois as pessoas começaram a achar muito engraçadas as trapalhadas que ele fazia tentando equilibrar-se no cavalo: ele subia de um lado e caía do outro, passava por baixo do cavalo e etc.. Assim, como já vimos na aula acima citada, a história mostra que Philip Astlhey foi o criador do primeiro espetáculo circense de picadeiro e também criou esse tipo de representação cômica no circo chamada “palhaço”. Em seguida convidar a turma para experimentar diversos jogos circenses.
Atividade 2: Marionete a distância
Dividir a turma em duplas. Cada participante ficará à distância de um metro de seu companheiro fazendo movimentos como se estivesse manipulando o colega (tipo marionete), que responderá corporalmente aos “comandos”. Exemplos: levantar os braços; abrir a boca; numa luta: receber um soco e cair; etc..
Atividade 3: Formas de se locomover
Utilizando um CD de músicas variadas, pedir à turma que se locomova com base no ritmo que está sendo executado. O professor poderá ainda solicitar que as crianças se locomovam expressando determinadas palavras tais como cansaço, pressa, preguiça, elegância, dentre outros.
Atividade 4: Improvisação com objetos
Nesta atividade deverão ser oferecidos à turma materiais variados (chapéus, jornal, cadeira, lenço, etc.). As crianças deverão construir uma pequena cena utilizando-se destes objetos.
Atividade 5: Experimentando situações cômicas
Combinar com a turma um “desfile”. Cada participante deverá desfilar em uma passarela pré-estabelecida imitando um animal, de forma “desengonçada”, imitando algum personagem conhecido, dentre outros.
www.mundoestranho.abril.com.br/cultura/pergunta_285934.shtml
www.efdeportes.com/efd101/circo.htm
(Acessos em 13/06/2010).
1) Faça um desenho caracterizando um palhaço que você gostaria de interpretar. Dê a ele um nome. Neste desenho você deve demonstrar: a roupa que ele usa, sua maquiagem, seus sapatos, cartolas, chapéu, etc..
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