Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Eu uso o esporte ou o esporte me usa?

 

19/08/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar a influência dos esportes na sociedade atual.

Duração das atividades
4 aulas (200 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aula (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19016) de autoria de Adriano de Paiva Reis, onde são trabalhados os motivos que levaram determinados esportes a serem criados; conceito de esporte; histórico do handebol, do basquetebol, do voleibol e do futebol; exclusão no esporte. 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Reunir os alunos e lançar algumas questões para iniciar uma discussão acerca dos esportes:

- Quais esportes vocês mais gostam?

- Quais as formas que podemos interagir com os esportes?

- Como o esporte pode influenciar nossas vidas?

O professor deve fazer com que os alunos identifiquem as várias dimensões do esporte na sociedade atual, como por exemplo o esporte enquanto espetáculo, mercadoria, etc. Ao término das discussões os alunos deverão criar um painel onde escreverão as várias dimensões do esporte levantadas por eles.

Atividade 2:

Ao término das discussões, dividir os alunos em 4 grupos, onde cada um terá um tema específico para pesquisar sobre o esporte:

Grupo 1: esporte e mídia (a pesquisa deve conter dados sobre os esportes que são transmitidos pelos meios de comunicação, o horário de transmissão destes, reportagens sobre escândalos com atletas ou campeonatos, etc.).  

http://img178.imageshack.us/img178/9922/esporteemidialogo.jpg  

Acesso em 23 de julho de 2010

Grupo 2: o fanatismo no esporte (os alunos deverão pesquisar vídeos, fotos, reportagens que mostrem até que ponto pode chegar o amor a um esporte, a uma equipe ou a um atleta).

   

http://1.bp.blogspot.com/_saNS1-zxWh4/Se_Ltbr2HZI/AAAAAAAADDc/gGUWYcvQBcM/s400/religiao_esporte001.jpg 

Acesso em 23 de julho de 2010.

Grupo 3: o consumismo provocado pelo esporte (aqui, devem ser levadas em conta as formas com que o esporte pode influenciar o consumo de produtos – preços de materiais esportivos, de ingressos, consumo de produtos que patrocinam as equipes desportivas, etc.).   

http://www.parrocchiasanpietro.it/wp-content/uploads/consumismo.jpg  

Acesso em 17 de julho de 2010.

Grupo 4: o esporte e o trabalho (a pesquisa deve conter dados a respeito de como o esporte pode ser um método de ascensão financeira, o número de pessoas que tiram seu sustento enquanto atletas, o nível de vida dos mais diversos atletas, etc.).

 

http://revistayoung.com.br/wp-content/uploads/2009/11/futebol1-1-300x202.jpg. Acesso dia 17 de julho de 2010.

O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos possam identificar dados da realidade a partir dos resultados das pesquisas dos grupos a fim de servir como ponto de partida para as discussões direcionadas pelo professor na Atividade 3.

DICA!!!!! Sugestão de sites:

http://www.esportefino.net/fanatismo-nao-e-privilegio-do-brasileiro/, 

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100430/not_imp545015,0.php  

http://www.efdeportes.com/efd119/patrocinio-no-esporte.htm  (Acessos em 17 de maio de 2010). 

Atividade 3:  

Cada um dos grupos deverá apresentar os dados das pesquisas em forma de seminário, com o professor direcionando algumas reflexões acerca dos temas:  

- Tema do Grupo 1: A mídia pode ser fator influenciador nos gostos esportivos, como também pode fazer um atleta ser idolatrado ou odiado por seus torcedores, etc.  

- Tema do Grupo 2:  Quais os motivos que fazem os esportes terem a capacidade de criar tantos fãs capazes de qualquer coisa pelo seu clube ou atleta favorito, relacionando, inclusive, com o tema do Grupo 1.  

- Tema do Grupo 3: Como o esporte pode ser uma forma de propaganda, altamente rentável, de produtos (sejam eles materiais esportivos, roupas, etc.) e o quanto determinadas marcas são hipervalorizadas por conta dos esportes.

- Tema do Grupo 4: A utopia criada em relação ao esporte de alto rendimento, pensando neste como uma forma de ascensão financeira e social.

Ao término de cada tema, os alunos deverão retomar o painel criado na Atividade 1 e colocar as reflexões feitas pela turma.

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=WUn_nPQCOSM 

(Acesso em 17 de maio de 2010).

Avaliação

A avaliação será feita a partir da análise do professor sobre as discussões dos alunos, bem como na elaboração do painel com as sínteses dos seminários e resumos das discussões realizadas em cada grupo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.