19/08/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Relacionar a influência dos esportes na sociedade atual.
Aula (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19016) de autoria de Adriano de Paiva Reis, onde são trabalhados os motivos que levaram determinados esportes a serem criados; conceito de esporte; histórico do handebol, do basquetebol, do voleibol e do futebol; exclusão no esporte.
Atividade 1:
Reunir os alunos e lançar algumas questões para iniciar uma discussão acerca dos esportes:
- Quais esportes vocês mais gostam?
- Quais as formas que podemos interagir com os esportes?
- Como o esporte pode influenciar nossas vidas?
O professor deve fazer com que os alunos identifiquem as várias dimensões do esporte na sociedade atual, como por exemplo o esporte enquanto espetáculo, mercadoria, etc. Ao término das discussões os alunos deverão criar um painel onde escreverão as várias dimensões do esporte levantadas por eles.
Atividade 2:
Ao término das discussões, dividir os alunos em 4 grupos, onde cada um terá um tema específico para pesquisar sobre o esporte:
Grupo 1: esporte e mídia (a pesquisa deve conter dados sobre os esportes que são transmitidos pelos meios de comunicação, o horário de transmissão destes, reportagens sobre escândalos com atletas ou campeonatos, etc.).
http://img178.imageshack.us/img178/9922/esporteemidialogo.jpg
Acesso em 23 de julho de 2010
Grupo 2: o fanatismo no esporte (os alunos deverão pesquisar vídeos, fotos, reportagens que mostrem até que ponto pode chegar o amor a um esporte, a uma equipe ou a um atleta).
Acesso em 23 de julho de 2010.
Grupo 3: o consumismo provocado pelo esporte (aqui, devem ser levadas em conta as formas com que o esporte pode influenciar o consumo de produtos – preços de materiais esportivos, de ingressos, consumo de produtos que patrocinam as equipes desportivas, etc.).
http://www.parrocchiasanpietro.it/wp-content/uploads/consumismo.jpg
Acesso em 17 de julho de 2010.
Grupo 4: o esporte e o trabalho (a pesquisa deve conter dados a respeito de como o esporte pode ser um método de ascensão financeira, o número de pessoas que tiram seu sustento enquanto atletas, o nível de vida dos mais diversos atletas, etc.).
O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos possam identificar dados da realidade a partir dos resultados das pesquisas dos grupos a fim de servir como ponto de partida para as discussões direcionadas pelo professor na Atividade 3.
DICA!!!!! Sugestão de sites:
http://www.esportefino.net/fanatismo-nao-e-privilegio-do-brasileiro/,
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100430/not_imp545015,0.php
http://www.efdeportes.com/efd119/patrocinio-no-esporte.htm (Acessos em 17 de maio de 2010).
Atividade 3:
Cada um dos grupos deverá apresentar os dados das pesquisas em forma de seminário, com o professor direcionando algumas reflexões acerca dos temas:
- Tema do Grupo 1: A mídia pode ser fator influenciador nos gostos esportivos, como também pode fazer um atleta ser idolatrado ou odiado por seus torcedores, etc.
- Tema do Grupo 2: Quais os motivos que fazem os esportes terem a capacidade de criar tantos fãs capazes de qualquer coisa pelo seu clube ou atleta favorito, relacionando, inclusive, com o tema do Grupo 1.
- Tema do Grupo 3: Como o esporte pode ser uma forma de propaganda, altamente rentável, de produtos (sejam eles materiais esportivos, roupas, etc.) e o quanto determinadas marcas são hipervalorizadas por conta dos esportes.
- Tema do Grupo 4: A utopia criada em relação ao esporte de alto rendimento, pensando neste como uma forma de ascensão financeira e social.
Ao término de cada tema, os alunos deverão retomar o painel criado na Atividade 1 e colocar as reflexões feitas pela turma.
http://www.youtube.com/watch?v=WUn_nPQCOSM
(Acesso em 17 de maio de 2010).
A avaliação será feita a partir da análise do professor sobre as discussões dos alunos, bem como na elaboração do painel com as sínteses dos seminários e resumos das discussões realizadas em cada grupo.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/04/2015
Cinco estrelaso site é excelente pois transmite conteúdos primordiais para a prática de um bom profissional de educação física
29/09/2013
Cinco estrelasMuito bom!