Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Linguagem escrita através da produção de textos

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá:

  • planejar estratégias para resolução de situações-problema;
  • reconhecer que temos maneiras diferentes de pensar e de aprender;
  • expressar através da escrita diferentes canais sensoriais;
  • produzir texto coletivo trabalhando os aspectos gramaticais e ortográficos.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível alfabético da escrita, ou seja, o aluno atingiu a compreensão do sistema da representação da linguagem escrita. É importante também que o mesmo consiga expressar suas ideias através de texto escrito.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.  

Leitura da história Epaminondas Professor para a primeira atividade leia uma história que não tenha fim, ou seja, uma história que os alunos possam continuar e finalizar. Sugerimos a história “Epaminondas” da autora Lúcia Monteiro Casasanta. Faça a leitura prévia do texto e crie diferentes expressões para relatar as ações feitas pelo personagem. Antes de iniciar a leitura diga que você irá contar a história de um personagem que faz muitas coisas diferentes, que não consegue ordenar as ideias de forma adequada para resolver situações-problemas. Pergunte aos alunos o que eles pensam que podem ser estas situações, onde este personagem mora e se a história é de nosso tempo histórico, enfim, leia o texto e elabore questionamentos que condizem com sua realidade e a de sua turma. Finalize a leitura história criando expectativas quanto ao seu final, peça que pensem sobre o desfecho e que no dia seguinte iremos reportar a sua finalização. Logo após a leitura converse com os alunos sobre o nome do nosso dinheiro na época em que foi escrito a história: cruzeiro. Você poderá inclusive fazer uma pesquisa sobre este tema.

A história é a seguinte:

                EPAMINONDAS 

   Epaminondas era um menino tão bobo!

   Um dia, Epaminondas ganhou dez cruzeiros e os perdeu na rua.

   ___ Ora, meu filho! Você porque não guardou o dinheiro no bolso? Disse sua mãe.

  ___ Ah! Eu não sabia mamãe! disse Epaminondas. Agora já sei.

  Logo, Epaminondas saiu para comprar leite e disse:

  __ Vou por o leite no bolso, como mamãe falou.

  E pôs. O leite foi pingando pelo caminho.

  __ Epaminondas, meu filho! Porque você não pôs a vasilha de leite na cabeça? Perguntou a mãe.

  __Ah agora já sei! disse Epaminondas.

  No outro dia, Epaminondas foi comprar manteiga e pôs a manteiga na cabeça.

  A manteiga foi derretendo e escorreu pelo cabelo, pelo pescoço, pelo corpo inteiro.

  A mãe de Epaminondas disse:

  ___ Você devia ter trazido a manteiga na mão, meu filho!

  ___ Ah agora já sei! disse Epaminondas.

  Mas querem saber o que aconteceu no outro dia?

  Epaminondas ganhou um gato e foi levando o gato na mão.

  O gato arranhou Epaminondas e fugiu.

  ___ Ora, Epaminondas, você devia ter amarrado o gato e ter puxado o gato até aqui.

   ___ Ah! Agora, eu já sei! disse Epaminondas.

  E Epaminondas foi comprar carne e saiu puxando a carne até a casa.

  ___ Epaminondas, você porque não pôs a carne às costas, meu filho?

  ___ Ah! Agora já sei, mamãe!

  No outro dia, Epaminondas ganhou um potro, pôs o potro às costas e foi para casa.

  Uma menina viu Epaminondas daquele jeito e desandou a rir. Ria, ria, sem parar.

  O pai da menina, então, deu a Epaminondas uma bolsa cheiinha de dinheiro e disse:

  ___ Este dinheiro é seu, porque você conseguiu fazer minha filha rir.

  Epaminondas, então, estava rico.

  Como será que Epaminondas levou o potro e a bolsa de dinheiro até sua casa?

 Fonte: CASASANTA, Lúcia Monteiro. As mais belas histórias. Segundo livro. São Paulo: Editora do Brasil S/A, 1966.

   

Fonte das imagens: CASASANTA, Lúcia Monteiro. As mais belas histórias. Segundo livro. São Paulo: Editora do Brasil S/A, 1966, p.120-122

      VARIAÇÕES

Professor se você preferir faça a segunda atividade no mesmo dia da primeira. Poderá antes de ler a história elaborar frases para que os alunos completem, finalizando as frases, por exemplo:

a- O Luis foi passear pela rua e viu uma______________________________________.

b- Quando fui ao supermercado eu estava andando e____________________________.

c- Hoje, quando vinha para escola minha mamãe me chamou e disse______________.  

 d- Nossa! Aquele moço quase______________________________________________.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Levantamento de ideias para finalização da história Epaminondas.

 Professor retome a história do dia anterior através de questionamentos orais:

a- Qual era o nome da história que contei ontem?

b- Quais eram as tarefas que o personagem deveria fazer? Como ele resolveu cada situação vivenciada?

 c- Quem riu de Epaminondas? O que o pai dela fez?

d- Epaminondas era um garoto esperto? Por quê?

Agora, que já relembramos a história cada um irá escrever o desfecho da história. Lembrem-se de que o final deve combinar com o texto lido. Cada um tem a liberdade de expressar suas ideias.

VARIAÇÕES

 Professor se você preferir poderá fazer a produção de texto coletivo. Lembrando-se que o texto coletivo deve ser mediado por você, que deverá orientar a participação ativa dos alunos e coordenar as ideias que forem surgindo. É importante que o conteúdo e a forma sejam levados em consideração. Para isso, sempre que necessário, faça intervenções que garantam o encadeamento do texto. Lembre-se de que o acesso a bons modelos de textos ajudará os alunos na construção do texto coletivo.

 3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Leitura dos textos elaborados para a finalização da história Epaminondas

Professor quando os alunos terminarem de escrever a história, peça que troquem o caderno ou folha com um colega. Um fará a revisão do texto do outro e quando necessário poderão chamá-lo para que possa sanar alguma dúvida quanto aos aspectos gramaticais e ortográficos e também quanto à coerência textual. Você poderá sugerir que utilizem o dicionário para conferir palavras que estão em dúvida. Peça que verifiquem se o colega:

  • usou parágrafos;
  • separou corretamente as palavras em sílabas no final da linha;
  • usou letra maiúscula para escrever o nome das personagens;
  • usou letra maiúscula para iniciar os parágrafos e as frases;
  • cuidou da ortografia: mp, mb, r, rr, ç, x, ch, f, v, dentre outras;
  • usou a pontuação adequadamente: , : __ . ? ! ;
  • conseguiu resolver a situação-problema apresentada.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Reestruturação do texto e apresentação aos colegas. Professor após a contribuição dos colegas uns para com os outros dê um tempo para que cada um possa reelaborar seu próprio texto levando em consideração as sugestões. Quando terminarem a reescrita dos textos você poderá ler ou pedir que um aluno faça a leitura da parte inicial e todos farão em sua vez a leitura do final que elaborou. Dependendo do tempo que você disponibilizar para a conclusão do trabalho poderá pedir que alguns voluntários façam a leitura do final que elaboraram. Também poderá fazer um mural com os textos permitindo que outros alunos possam apreciar as várias ideias.

Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada

Recursos Complementares

Para informações sobre como fazer uma revisão de texto você poderá acessar o sitio http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/revisao-de-textos-426220.shtml  

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante a realização das diferentes etapas. Verifique a forma como os alunos tentaram resolver a situação-problema apresentada, como reagiram aos comentários feitos pelo colega e se demonstraram prazer ou desprazer em reestruturar seu texto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • reginaPAZ, IGREJA NOS LARES , Minas Gerais - disse:
    reginapazcantandoapalavra@outlook.com.br

    08/02/2014

    Cinco estrelas

    Que felicidade ter encontrado esta história. parabéns, excelente trabalho. Onde encontro o MAIS BELAS HISTÓRIAS? Este livro tem muitas outras histórias que devemos repassar. Gosto muito de ensinar os alunos aqui da igreja estas histórias fantásticas que são verdadeiros exemplos de vida. favor me dar retorno se possível. abraços, regina


  • ana lucia primo, escola municipal professor flavio sarrao. , Paraná - disse:
    ana199797@hotmail.com

    21/03/2013

    Cinco estrelas

    Amei, muito bem elaborada a aula, com certeza meu alunos vão adorar as aulas.


  • Angela Maria Gonçalves Felix, C.E.Mal.Souza Dantas , Rio de Janeiro - disse:
    amgfelix2@hotmail.com

    10/09/2012

    Cinco estrelas

    O material está excelente e prático


  • Tania, Alfa , Paraná - disse:
    taniamaria@hotmail.com

    08/02/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito das atividades e vou colocar algumas em prática. Muito obrigada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.