23/06/2009
Felipe Oliveira Jerez; Hosana Jéssica Batista; Prof.ª Dra. Raquel Gomes de Oliveira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Professor (a), nessa aula iremos trabalhar com os conceitos de simetria em figuras e palavras com o intuito de iniciar o estudo de números opostos (ou simétricos). Na primeira parte da aula será utilizado um software q desenvolve os conceitos de simetria através de textos explicativos e atividades. Em seguida trabalharemos um experimento que tem por objetivo reforçar os conceitos de oposto de um número inteiro e avaliar a compreensão dos alunos em relação a esse conteúdo.
PARTE I
Para iniciar o trabalho com os conceitos de Simetria o professor poderá utilizar o software “Simetria” que está acessível em:
objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3254
Inicialmente é proposta uma atividade onde os alunos devem encontrar sete erros de simetria nas figuras apresentadas.
No decorrer do software são apresentadas as definições de simetria, além de sua importância para a formação de objetos, de meios de transportes e até mesmo de seres vivos.
Nas demais atividades o aluno é convidado a trabalhar com recortes, dobraduras e até mesmo com o auxílio de espelhos.
DICA: Como o software apresenta a opção de pausar a apresentação, o professor pode estipular um tempo para que os alunos desenvolvam as atividades ou escolher apenas uma ou duas atividades para serem feitas, com o auxílio dos botões de avançar e voltar.
Após concluir a atividade o professor pode apresentar outros exemplos de objetos que possuem simetria, ou pedir aos próprios alunos que os citem.
DICA: Outros exemplos de simetria podem ser trabalhados utilizando as letras do alfabeto:
D O X V T
Ou mesmo palavras:
AMA IOIO OVO
E algarismos:
3 8 0
Nesse trabalho é importante pedir aos alunos que identifiquem se a simetria de cada exemplo é horizontal ou vertical.
Para concluir essa primeira parte da aula o professor poderá, através da reta numérica, questionar aos alunos qual a simetria existente entre os números inteiros, tomando como eixo de simetria o ponto de origem (0).
Espera-se que através dos conhecimentos adquiridos anteriormente, em relação aos conceitos de módulo e simetria, os alunos consigam perceber que: tomando um número inteiro qualquer, seu simétrico será o número de mesmo módulo e sinal oposto, ou seja, números simétricos são aqueles que tem a mesma distância em relação à origem, mas possuem sinais “contrários”.
Após levantar essa definição junto com a turma o professor poderá formalizar a definição de oposto.
PARTE II
Nessa segunda parte da aula o professor poderá desenvolver a atividade “Dominó dos Opostos”. Esse jogo é similar ao dominó comum, com a diferença de que ao invés de juntar peças com extremos iguais devem-se unir aquelas que tenham no extremo o oposto da peça em jogo. Nessa versão as peças não apresentam o zero (0) como extremidade.
Primeiramente a turma deverá ser dividida em grupos de acordo com a disponibilidade de material, em seguida o professor poderá explicar as regras:
I – Cada jogador recebe um número de peças;
II – Inicia o jogo quem tiver a peça com as extremidades 6 e -6;
III – O próximo jogador deve colocar a mesa uma peça que tenha na extremidade o oposto das extremidades em jogo, caso não possua essa peça o jogado deverá “comprar” uma peça da mesa ou passar a vez, quando não existirem mais peças extras.
IV – Vence aquele que colocar todas as peças em jogo primeiro.
Modelo de Peças:
DICA: As peças poderão ser confeccionadas em cartolina ou papel cartão e poderão ser feitas pelos próprios alunos.
DCA: Ao finalizar a atividade o professor poderá reforçar os conceitos desenvolvidos através de exemplos, não deixando de reforçar, questionando aos alunos através da atividade anterior, que a soma de dois opostos resulta no valor nulo (0).
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