Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos de Rebater: o Beach Tennis

 

31/07/2010

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender a história do novo esporte - Beach Tennis.

- Comparar a regra, os materiais e a quadra do Beach Tennis com o jogo Frescobol e o tênis tradicional.

- Praticar os principais fundamentos do Beach Tennis.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer as regras do desporto tênis de quadra. Ter uma vivência prática inicial com o desporto tênis.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, essa aula faz parte do plano de unidade, que pretende apresentar diferentes jogos de rebater. Na primeira aula (Jogos de Rebater: conhecendo os materiais), os alunos elaboraram uma grande lista com todos os jogos e esportes de rebater que conheciam e, posteriormente, selecionaram alguns jogos para a prática nas aulas de educação física. Nessa aula, o tema será um novo esporte chamado Beach Tennis.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18375     

Atividade 1:

Caro professor, inicie a aula com uma pergunta simples e direta: alguém aqui já ouviu falar no Beach Tennis? Alguém já viu um jogo ou praticou? Essas perguntas simples são necessárias, pois se trata de uma modalidade esportiva nova, criada em 1997, em Ravenna na Itália. Desde então ganhou adeptos em diversos países do mundo e já conta com competições internacionais. Comecemos pelo nome. Peça para os alunos traduzirem, com a ajuda de um dicionário se for necessário, o nome do novo jogo para o português. Chegaremos a algo como “Tênis de Praia”.   

Dica: Caro professor, os termos em inglês podem ser um bom mote para trabalhos interdisciplinares com a disciplina língua estrangeira. Pense no caso do futebol, que antes era football; o goleiro, goalkepper, o atacante, centre forward e assim por diante. Discuta com os alunos essas diferentes formas de apropriação do jogo, pelos diferentes povos e as traduções efetuadas para tornar o jogo mais próximo das pessoas. Esse é o caso do Beach Tennis. Por se tratar de um esporte novo, ainda apresenta o nome em inglês. Podemos especular que essa situação mude caso o jogo continue ganhando em popularidade. É o caso do vôlei de praia ou mesmo do futebol de areia.   

A primeira tarefa será uma pesquisa. Utilize a sala de informática da escola para pesquisar três pontos sobre o Beach Tennis: 1) a história da nova modalidade, 2) os materiais utilizados no jogo, 3) as principais regras. Divida a turma de forma que cada grupo fique responsável pela pesquisa de um ponto supracitado.

http://oglobo.globo.com/blogs/topspin/posts/2009/02/11/adao-chagas-o-nascimento-do-beach-tennis-no-brasil-160282.asp

http://beachtennisbrasil.com.br/

Ao final da pesquisa peça aos respectivos grupos para realizarem uma rápida apresentação para os colegas sobre os achados de suas pesquisas. O professor deverá mediar a apresentação e destacar semelhanças e diferenças entre o Beach Tennis e outras modalidades esportivas que eles já conhecem, como por exemplo, o tênis de quadra.   

Atividade 2: A segunda atividade também deverá ser realizada na sala de informática. Os alunos já traduziram o nome do novo esporte e descobriram que ele é praticado na praia. Peça aos alunos para imaginarem uma partida de Beach Tennis, com a dificuldade que, diferentemente do tênis de quadra, a areia não permite o quique da bola. A pergunta é: como o jogo se desenvolve? Anote as diferentes ideias e desenhos do jogo. Oriente os alunos indagando sobre: 1) a altura da rede, 2) o número de toques na bola de cada jogador, 3) as técnicas de rebatida mais utilizadas.

http://beachtennisbrasil.com.br/

Após as respostas, os alunos deverão assistir a dois vídeos com partidas e jogos sobre o Beach Tennis.

http://www.youtube.com/watch?v=fy5v6gyMobI    

http://www.youtube.com/watch?v=2oFatBq9Xds&feature=related  

Suas opiniões iniciais devem ser confrontadas com as imagens assistidas nas partidas gravadas: 1) com quais jogos e esportes conhecidos o beach tennis se assemelha? 2) quais as semelhanças com o tênis de quadra? 3) quais as semelhanças com o frescobol?   

Atividade 3: 

Na parte final da aula, os alunos serão desafiados a praticar o Beach Tennis. Caso não seja possível a prática na areia, utilize a quadra de esportes da escola. Os alunos, munidos da pesquisa que realizaram no primeiro momento da aula, deverão montar uma quadra com dimensões do campo e altura da rede semelhante as observadas no jogo de Beach Tennis. Estimule a prática com duplas mistas integrando meninos e meninas na mesma prática esportiva. A pontuação do jogo é a mesma utilizada no jogo de tênis de quadra.

Ao final da prática reúna os alunos para um debate sobre a experiência prática. A iniciação ao Beach Tennis é mais difícil, do ponto de vista da aprendizagem dos fundamentos, ou mais simples do que a vivenciada no Tênis? Por quê? A regra da bola não poder quicar no chão dificulta ou facilita a troca de bolas? Por quê? É possível adaptar algumas regras para torná-lo mais atraente para a turma como um todo? 

Recursos Complementares

Site oficial da Federação de Beach Tennis do Estado do Rio de Janeiro

http://beachtennisbrasil.com.br/    

Avaliação

Ao final da aula, os alunos deverão conhecer: as principais regras do desporto Beach Tennis, o local para a prática, e a trajetória do novo esporte até sua chegada no Brasil. Debata com os alunos a experiência prática durante o jogo e suas semelhanças com a prática do tênis de quadra e do frescobol.

Algumas perguntas:

1) descreva semelhanças e diferenças entre a quadra de Beach Tennis e a quadra de tênis tradicional (piso, tamanho, altura da rede, etc.)

2) descreva as semelhanças e diferenças entre o Beach Tennis, o tênis tradicional e o frescobol? O que há de comum em todas essas modalidades? (raquete como implemento para rebater, bola, fundamento do voleio, etc.)

3) comparando com a prática do tênis tradicional, quais foram as principais dificuldades vividas na prática do Beach Tennis?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.