30/07/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Brincar com as letras do alfabeto identificando as situações apontadas pelo professor: vogais; a 1ª letra do seu nome;
Compreender e identificar letras que formem palavras.
Para essa aula faz-se necessário que os alunos já tenham iniciado o seu processo de alfabetização.
Caro professor, nesta aula faremos jogos com nossos alunos onde a identificação de letras e a formação de palavras simples serão a tônica das nossas atividades. Para isso, faz-se necessário que, junto ao professor de Português e Matemática do 1º ano do ensino fundamental (inicial) haja um debate sobre o processo de alfabetização das turmas que participarão desta aula.
Proponho que escreva em vários pedaços de papel A4 ou cartolina letras de tamanhos variados (pequenas, médias e grandes) para que possamos aplicar no desenvolvimneto das nossas atividades.
O objetivo principal da nossa aula é que os alunos identifiquem as vogais, a 1ª letra do seu nome e, em caso da turma estar mais adiantada nesse processo de alfabetização que eles apontem outras letras onde seja possível formar palavras.
ATIVIDADE 1 - QUADRA DE ESPORTES: "CAÇANDO AS LETRINHAS" - 10 minutos
Caro colega, organize, conforme pedido anteriormente, um grande número de letras, em tamanhos distintos e, até algumas sílabas, por exemplo: ba/ca/ma/ onde os alunos, durante a atividade percebam a oportunidade de formar palavras.
Assim sendo, espalhe pela quadra de esportes 5 "montinhos" de letras e divida os alunos em 5 grupos.
DICA 1 - Procure colocar as mesmas letras nos cinco montes, para que seja viável que os alunos atendam os seus pedidos.
A partir dos pedidos do professor os alunos deverão identificar as letras, por exemplo:
DICA 2 - Professor, procure utilizar do seu processo criativo, estimulando através de brincadeiras e interagindo,constantemente, com seus alunos.
Fonte: http://api.ning.com/files/Q6XWExGQ0-Y7VpwVbb-9VCvXGoixhtTihrSmuXzWDjw_/alpha_soup.jpg
DICA 3 - Professor, esta atividade poderá servir também como anamnese do nível de aprendizagem da turma, da quantidade de jogos e, do nível de complexidade de exigência nas atividades.
ATIVIDADE II - QUADRA DE ESPORTES - " FORMANDO PALAVRAS" - 20 minutos
A - Professor, nesta atividade mantenha a organização em 5 grupos e, através de pedidos feitos pelo professor os alunos deverão formar algumas sílabas, por exemplo:
"Pessoal, vamos juntar letras e formar algumas sílabas? Quero que tentem em duplas formar alguma sílaba com as letras que estão em cada grupo";
"Falem as sílabas que conseguiram formar";
"Quais são as sílabas que apareceram em algum grupo e não apareceram em nenhum outro grupo?"
Fonte: http://i.olhares.com/data/big/183/1836560.jpg
B - Nesta atividade os alunos deverão interagir com alunos de outros grupos, por exemplo:
"Pessoal, quero que vocês formem alguma palavra com as letras (vogais e consoantes), porém, vocês deverão fazer isso com colegas de outros grupos, ao meu sinal";
"Não se esqueçam de formar as palavras e deixá-las no chão para que possamos identificá-las, ok?!"
DICA 4 - Professor, faça variações desta parte da aula, pois, essa dinâmica permitirá que os alunos se integrem e identifiquem, junto aos demais colegas, através de formas diferentes de formação de palavras.
Fonte: http://adrianemasieropedagogia.files.wordpress.com/2009/07/imagem-0292.jpg
ATIVIDADE III - QUADRA DE ESPORTES - "FORMANDO NOMES E FRUTAS" - 15 MINUTOS
Caro colega, para esta atividade é de fundamental importância que, previamente, faça alguns recortes de alguns alimentos, por exemplo:
Fonte: Maça
Fonte: Abacate
Fonte: Banana.
E, que tenha alguns outros pedidos, do tipo:
A partir daí é importante voltar a formar os grupos iniciais e, aquele que conseguir formar o pedido do professor primeiro ganha 2 pontos; aqueles que conseguirem formar também ganham 1 ponto, por exemplo:
"Pessoal, ao meu pedido quero que formem o nome da fruta que é...banana". Aqueles que formarem devem se levantar, o professor deverá ir a cada grupo para avaliar se está corrreta a formação das palavras.
DICA 5 - Caro colega, nesta atividade procure ser bem criativo, porém, no início da aula, na nossa 1ª atividade foi possível fazer uma avaliação do nível da turma. Procure ser bem acessível no pedido das tarefas dos jogos.
FINALIZANDO A AULA - 5 minutos:
Professor, para o encerramento desta aula seria importante organizar um pequeno jogo que seria através da formação de sílabas dos nomes dos próprios alunos, por exemplo, PA(Paulo) + CA(Carlos), etc. Peça que os alunos sugiram uma outra atividade que seja possível formar palavras.
Assista aos vídeos:
"Jogos - um recurso para a alfabetização" - http://www.youtube.com/watch?v=bJJNQE7fs5o
"Alfabetização através de Jogos" - http://www.youtube.com/watch?v=UuB1vPlWPNQ&feature=related
A avaliação desta aula dar-se- á durante todo o processo de ensino aprendizagem das atividades propostas. Através dos jogos será possível realizar uma avaliação por observação assistemática, inclusive, sendo uma importante aula de avaliação para o professor de Português da turma, portanto, seria lucrativo para todos a possibilidade do professor de português da turma pudesse acompanhar essa aula. Nessa impossibilidade, o professor de educação física deve informar ao professor de português da turma de como foi a aula e a participação da turma.
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/07/2013
Cinco estrelasAlém de estar trabalhando com jogos que é um material que chama a atenção de crianças. Elas vão aprender de uma forma divertida e que vão memorizar com facilidade. Trabalhar com formação de palavras, silaba, formato das letras. Adorei esse plano de aula e com certeza irei utilizar.
25/07/2013
Quatro estrelasEssa aula é importante para as crianças todas as idades na educação infantil as series inicias para ter uma vida saúdavel através da aula sobre as frutas e o fazer a criança pensar.
13/04/2013
Cinco estrelasmaravilhosa as criança aprenderão brincando
24/03/2013
Cinco estrelasadorei fiz com meus alunos por isso estou avaliando foi muito lucrativo ficaram facinado pela aula foi muito devertido e trabalhamos as tres aulas de matematica e fisicas esplorando um pouco a mais bom mesmo.
19/05/2012
Cinco estrelasAula com muitas atividades variadas dando uma visão de como alfabetizar usando brincadeiras como sopa de letrinhas, nomes de frutas, nomes dos familiáres.Nota-se que qualquer espaço pode ser usado como por exemplo quadra de espotes,etc.Gostei muito também da sugestão de trabalhar com jogos por exemplo o bingo de letras, acho que atrai muito a criança que ama os jogos principalmente as pequenas.Acredito que se o professor for criativo poderá enriquecer mais suas aulas de alfabetização .Otima.
01/10/2011
Quatro estrelasÓtima idéia para o dia a dia, para sair da rotina...Esssa atividade pode ser realizada na sala mesmo, brincando é mais fácil de aprender...
04/08/2010
Cinco estrelasmuito aproveitoso sendo assim estimulam aos alunos a conhecer bem as letras