01/12/2010
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Identificar com uma situação espacial a representação da reta num plano;
Identificar as características fundamentais da projeção da reta objetiva quanto a sua posição;
Realizar a operação da representação gráfica no plano;
Resolver questões representadas na situação espacial.
Projeções de pontos.
Professor inicialmente apresente a representação da reta (noções gerais), utilizando a imagem animada da Noção de Plano Projetante:
Noção de Plano Projetante
Animação 1 – Noção de Plano Projetante
Link: http://www.andrehozumi.com.br/videos/animacao_01.avi
Professor na animação observa-se que a Projeção de uma reta r num plano é a interseção do plano projetante que passa pela reta com o plano de projeção.
No Sistema Cilíndrico Ortogonal, o plano projetante sempre será perpendicular ao plano de projeção.
Posições relativas de reta e plano de projeção:
Animação 2 – Posições relativas de reta – oblíqua
Link: http://www.andrehozumi.com.br/videos/animacao_02.avi
A reta oblíqua a plano possui o segmento AB < (A) (B)
Animação 3 – Posições relativas de reta – paralela a plano
Link: http://www.andrehozumi.com.br/videos/animacao_03.avi
A reta paralela a plano possui o segmento CD = (C) (D)
Animação 4 – Posições relativas de reta – perpendicular a plano
Link: http://www.andrehozumi.com.br/videos/animacao_04.avi
A reta perpendicular a plano é um ponto E=F
Com as apresentações das posições da reta no plano, peça a participação dos alunos para executarem um resumo escrito das observações:
RETA
· A projeção de uma reta num plano é em geral, outra__________
· Se a reta objetiva é paralela ao plano, projeta-se nele em __________
· Se a reta objetiva é perpendicular ao plano, sua projeção neste plano se reduz a um __________
Atividade 1:
Vamos trabalhar com os alunos em placas de E.V. A e palitos de churrasco.
A proposta seria os alunos idealizarem um painel de estudos para sala de aula com o resumo das posições relativas das retas e plano de projeção.
Atividade 2:
Sugere-se apresentação para os alunos as maquetes das posições relativas das retas no primeiro diedro e solicite aos alunos a representação em épura das imagens observadas no plano horizontal.
Exemplo:
Atividade 3:
Professor para finalizar este conteúdo, sugere-se ao aluno a representação em épura das projeções no plano vertical de projeção.
Exemplo:
Professor, sugerimos os recursos do software gratuito Geogebra.
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
O aluno soube identificar com uma situação espacial a representação da reta num plano?
O aluno soube identificar as características fundamentais da projeção da reta objetiva quanto a sua posição?
O aluno realizou a operação da representação gráfica da reta no plano?
O aluno soube resolver questões da reta representa na situação espacial?
Cinco estrelas 1 classificações
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16/06/2011
Cinco estrelasAchei a aula postada excelente é criativa , ensina o conteúdo com precisão, além de sugerir vários sites para pesquisa.Parabenizo a professora que postou esta aula.